Já falamos aqui no nosso blog sobre a importância do email marketing para a sua ONG. Hoje nós vamos abordar ideias de conteúdo para emails automatizados que você pode produzir para contribuir com o engajamento da sua base de contatos.
A importância de enviar emails periódicos (recomendamos a frequência de 1 por semana) está em aumentar a lembrança da sua ONG e a eficácia da mensagem – cada email deve abordar apenas um assunto, de forma breve, direta e simples. Quanto mais clara a mensagem e maior a lembrança, maior a chance de doação.
A automação destes emails possibilita que a comunicação da sua ONG trabalhe sozinha, na sensibilização e educação do lead fazendo sua equipe ganhar tempo. A programação destes disparos automáticos de emails e SMS customizados é o que chamamos de régua de relacionamento, e tem o objetivo de fortalecer o relacionamento com os doadores.
É importante que cada conteúdo seja pensado para diferentes públicos e diferentes níveis de engajamento. Quanto mais personalizada for sua mensagem, maior o impacto que ela terá em cada pessoa que recebe seus emails. Por isso, listamos 3 ideias de réguas de relacionamento para você colocar em funcionamento. Confira!
Ideias de conteúdo para os emails automatizados
Novos Leads
São potenciais doadores, contatos captados pelo interesse a respeito da sua causa – eles ainda não doaram! Os leads podem ter origem das caixas de captação de email espalhadas pelo seu blog ou site, das petições, ou ainda, dos formulários de doação que, por algum motivo, não foram totalmente preenchidos, mas dependendo do seu CRM, é possível captar estes contatos mesmo que a doação não tenha sido finalizada.
Com os leads, o objetivo é sensibilizá-los para fazerem sua primeira doação. Para isso, você pode adotar esta série de emails:
- Email – Apresentação da ONG: fale como ela foi fundada, sobre sua missão e dê breves informações sobre o impacto positivo na comunidade que você atende.
- Email – Apresente dados sobre a causa, para sensibilizar e incentivar o engajamento.
- Email – Finalmente, envie o pedido de doação.
Se a pessoa não tiver se convertido em doador ao completar este fluxo, ela deve ser inserida na lista da newsletter, com assuntos recorrentes e notícias da ONG.
Novos Doadores
Para novos doadores, a régua de relacionamento terá a função de agradecimento e de retenção. Aumentando a sensibilização pela causa, maior a chance de o doador se envolver ainda mais com a organização.
- Email – Agradecimento pela doação.
- Email – Apresente uma história de sucesso de pessoas que sua ONG ajudou.
- Email – Faça com que o doador se envolva ainda mais com a causa. Qual o próximo passo que você quer que o doador tenha? Pode ser se voluntariar, tornar-se um doador recorrente ou engajar amigos próximos, por exemplo.
Se a sua ONG possui campanhas paralelas, segmente os contatos por campanha e mensalmente envie histórias e notícias do andamento de cada projeto para seus respectivos doadores.
Doadores Inativos
Para pessoas com engajamento pequeno ou inexistente, seja nas doações ou mesmo com a interatividade com emails, prepare uma mensagem para tentar trazê-lo de volta. Use chamadas criativas, como “Estamos com saudade de você” ou “Nossa causa ainda precisa de você”, apresentando formas com que a pessoa pode ajudar, que não necessariamente seja doação: pode ser compartilhando links nas redes sociais pessoais, enviando emails para pessoas próximas ou acompanhando a agenda da ONG, comparecendo aos eventos da organização.
Quer saber como ativar réguas de relacionamento para sua lista de contatos? Conheça nossa solução de email marketing e aumente a captação online da sua ONG.