Um dos aspectos que mais chama a atenção na página de doação atraente é a parte visual principalmente quando falamos de internet. Porém, é claro que não é o único fator levado em consideração, mas diversos componentes também influenciam nesta escolha. Dentre eles está o um argumento coerente com informações claras que sensibilizam o doador, algum apelo emocional e um formulário funcional.
Por isso, a página de doação precisa ser projetada para cada fim específico, seja para captar doação ou um voluntariado pois fará total diferença na hora de se comunicar.
Nesse artigo, trouxemos algumas dicas de como você pode criar páginas de doação atraentes para o seu público, ajudando a levar a pessoa para a decisão de doar. Boa leitura!
Índice
1. Visual
O visual da página é uma das coisas mais importantes, pois será o primeiro impacto que a pessoa terá ao entrar em contato com a sua página. Defina uma combinação de cores agradáveis e contrastantes, você pode observar algumas referências de paletas de cores nesse site.
É recomendável que você utilize imagens reais da organização para ilustrar a sua campanha. O ideal é que você mesmo fotografe os eventos e utilize para a sua página de doação, mostrando as ações que a sua OSC realiza. Porém, em último caso você pode optar por adicionar imagens da internet com licença para grátis. Existem específicos para esta finalidade com estoque de imagens totalmente grátis, como o Unplash e o Freepik, e os bancos de imagem pagos, como o Shutterstock.
Veja esse exemplo de página de doação atraente:
Perceba como as cores tem contraste entre si e a imagem possui relação com o texto, completando a compreensão.
2. Argumento
Após ter deixando a página em um visual bem estruturado e seguindo uma hierarquia das informações destacando os pontos certos. Escreva, em algumas linhas, um texto que sintetize a causa e como aquela doações poderá impactar pra transformação social.
Atenção à escrita, uma página quando não está bem escrita pode descredibilizar a imagem da sua organização, além disso a coesão e coerência ajudam seu texto a se estruturar e causar maior impacto.
Faça um exercício de títulos, escrevendo dez diferentes e selecionando aquele que mais chamar a sua atenção. Mostre eles aos colaboradores da sua OSC e ouça opiniões diferentes, buscando sempre selecionar o mais impactante.
Quanto ao texto, tente sintetizar sempre a mensagem. Você não precisa escrever algo muito longo, mas precisa transmitir emoção, por isso faça uma boa escolha de palavras. Uma dica é fazer o doador se sentir especial, dizendo como ele vai ajudar com a a doação que está prestes a fazer.
Observe como o texto é curto e chama para a ação, demonstrando como a pessoa irá ajudar com a doação e como isso irá transformá-la em alguém especial. Veja também que o texto está bem destacado. Além disso, observe que a cor do botão de ação é bastante atrativa, chamando a atenção da pessoa e demonstrando exatamente onde ela precisa clicar para realizar a doação.
3. Formulário
Um grande erro é adicionar muitos campos ao formulário de doação, se você não quiser que seu doador perca o interesse colete apenas o essencial. Lembre-se de que cada campo é um obstáculo a mais para efetivar a doação, portanto peça apenas informações realmente importantes para a sua organização. Facilite ao máximo esse processo, pois é o momento decisivo entre doar ou desistir.
- Enfatize a recompensa para a ação
- Deixe claro para qual finalidade você vai usar as informações
- Faça pedidos objetivos
Formulários grandes tem baixa taxa de conversão e geram uma experiência ruim.
4. Agradecimento
Agradeça os seus doadores, utilize todas as dicas acima para desenvolver a página de agradecimento de forma impactante, a fim de gerar real satisfação ao doador por ter ajudado a organização. Dessa forma, você entrega uma experiência incrível para ele e aumenta as chances de recorrencia.
É interessante que você envie também o agradecimento por e-mail aos novos doadores. Use a criatividade, você pode enviar um vídeo institucional de como a causa contribui para um mundo mais justo e como a pessoa pode continuar contribuindo. Sendo assim, você os mantém informados e aumenta a confiança na sua OSC, além de aproximá-los ainda mais. E-mails de boas vindas, aniversário e prestação de contas fazem com que o doador realmente se sinta parte da organização e tenha a sensação de responsabilidade ao doar.
Se quiser saber mais sobre e-mail, veja esse artigo sobre E-mail marketing. Além disso, você pode baixar as nossas réguas de relacionamento, assim, terá um fluxo de conteúdo prontinho para utilizar na sua OSC e compor suas estratégias.
Conclusão
Não existe fórmula secreta ou algum método infalível, mas o recomendado é sempre fazer de testes. Faça textos diferentes, as chamadas para ação e use imagens diferentes na página de doação, as cores dos botões e estipule um tempo para captação e então avalie qual se saiu melhor e obteve mais conversões.
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