O visual da página de doação é muito importante para a decisão de doar
Um dos aspectos que mais chama a atenção das pessoas é o visual daquilo que é apresentado a elas na internet. Este fator acaba sendo, muitas vezes, um dos que levam à decisão de doar do seu público. Claro que não é apenas o visual que conta num momento desses, mas diversos complementos que influenciam na decisão da pessoa. Dentre eles está o bom argumento e informações claras.
Por isso, a página de doação precisa ser pensada antecipadamente e voltada apenas para um projeto, seja pedindo a doação ou um voluntariado. Nesse artigo, nós trazemos algumas dicas de como você pode criar páginas de doação atraentes para o seu público, ajudando a levar a pessoa para a decisão de doar. Boa leitura!
Índice
1. Visual
O visual da página é uma das coisas mais importantes, pois será o primeiro impacto que a pessoa terá ao entrar em contato com a sua página. Defina uma combinação de cores que achar agradável, você pode observar algumas referências legais de cores nesse site e deixar a sua página de doação agradável visualmente.
É recomendável que você utilize imagens para ilustrar a sua campanha. O ideal é que você mesmo fotografe os eventos que realiza e utilize para a sua página de doação, mostrando as ações que a sua OSC realiza. Porém, você pode optar por adicionar imagens da internet. Existem sites onde fotógrafos publicam seu trabalho para uso gratuito, como o Unplash e o Freepik, assim como existem os bancos de imagem pagos, como o Shutterstock.
Veja esse exemplo de página de doação:

Essa página de doação pertence ao Greenpiece – Você pode ver por aqui
Perceba como as cores se combinam e a imagem é bastante atrativa, rendendo um ótimo visual para a página de doação. Além disso, observe que a cor do botão de ação é bastante atrativa, chamando a atenção da pessoa e demonstrando exatamente onde ela precisa clicar para realizar a doação.
2. Argumento
Após ter deixando a página em um visual bonito, é hora de adicionar o motivo dela existir. Escreva, em algumas linhas, um texto que ajude a convencer a pessoa que ela estará tomando a decisão correta ao doar. Tente não ser apelativo, mas demonstre a importância da ajuda da pessoa.
Faça um exercício de títulos, escrevendo dez diferentes e selecionando aquele que mais chamar a sua atenção. Se for o caso, mostre eles aos colaboradores da sua OSC. Dessa forma, você ouve opiniões diferentes, buscando sempre selecionar o mais impactante.
Quanto ao texto, tente sintetizar sempre a mensagem. Você precisa escrever algo que não seja muito longo, mas que passe uma emoção para a pessoa. Uma dica é fazer o doador se sentir especial, dizendo como ele vai ajudar com a a doação que está prestes a fazer. Veja outro exemplo:

Esta página de doação pertence ao Aldeias Infantis SOS – Você pode ver aqui.
Observe como o texto é curto e chama para a ação, demonstrando como a pessoa irá ajudar com a doação e como isso irá transformá-la em alguém especial. Veja também que o texto está bem destacado e chama a atenção.
3. Formulário
Um grande erro é adicionar muitos campos ao formulário de doação. Coloque apenas o essencial. Lembre-se de que cada campo é um obstáculo a mais para a pessoa efetivar a doação, portanto peça apenas informações realmente importantes para a sua organização. Facilite ao máximo esse processo, pois é o momento decisivo da pessoa em doar ou desistir.
4. Agradecimento
Agradeça os seus doadores. Utilize todas as dicas acima para desenvolver a página de agradecimento de uma forma ainda mais impactante, a fim de fazer o doador realmente se sentir bem em ter ajudado a organização. Dessa forma, você entrega uma experiência incrível para ele e aumenta as chances de ele continuar doando.
É interessante que você envie e-mails para os seus novos doadores também, agradecendo e, principalmente, validando os pagamentos. Isso os mantém informados e aumenta a confiança na sua OSC, além de aproximá-los ainda mais. E-mails de boas vindas, aniversário e prestação de contas fazem com que o doador realmente se sinta parte da organização e tenha a sensação de responsabilidade ao doar. Se quiser saber mais sobre e-mail, veja esse artigo sobre E-mail marketing.
Você pode baixar as nossas réguas de relacionamento. Assim, terá uma base de como funcionam os e-mails e poderá utilizá-los nas suas estratégias.
Conclusão
Não existe nenhuma fórmula secreta ou algum método que com certeza dará certo. Esse tipo de situação funciona com base de testes. Faça a sua página de doação ficar do jeito que você acreditar ter ficado atraente e faça testes. Crie duas páginas diferentes e analise qual delas tem mais conversões, troque as cores dos botões, faça títulos diferentes e teste coisas novas.
Caso queira tratar as imagens que você for adicionar na sua página de doação, recomendamos um site chamado Canva, que disponibiliza sua versão premium gratuitamente para organizações sem fins lucrativos Caso tenha interesse, você pode se registrar por aqui. Dessa forma, você consegue fazer imagens muito bonitas e adicionar os textos nelas de forma totalmente gratuita.
You might also like
Mais em Artigos
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados O Dia de Doar é …
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
[et_pb_section admin_label="section"] [et_pb_row admin_label="row"] [et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Text"] " A captação de recursos é sobre o doador, e não sobre a sua organização" A conversão …
O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
A análise de Cohort colabora para o bom funcionamento da sua ONG ao segmentar seus doadores com base em comportamentos …
Estratégia de evento: Casa do Povo cresce 2,5x a arrecadação
Para uma captação de recursos eficiente, a atração e aquisição de doadores é apenas o primeiro passo. Depois de conseguir …
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
O RFM é um indicador essencial para qualquer negócio que trabalhe com pagamentos recorrentes, e para o terceiro setor não …