É comum que uma organização tenha times envolvidos em vários projetos e, muitas vezes, fica difícil analisar o que pode ser melhorado para conseguir aumentar as doações e otimizar a arrecadação de recursos. Para te ajudar nessa, listamos quatro oportunidades de melhorias para sua ONG. Confira!
Oportunidades de melhoria para aumentar as doações da sua ONG
1. Botões de chamada para ação nas redes sociais
Boa parte do público que começa a se envolver com uma instituição a partir dos canais online são da chamada geração Millenials, que são as pessoas que nasceram após a década de 1990. Esse público ADORA se envolver, participar e explorar todos os recursos das redes sociais com que estão familiarizados.
Considerando isso e, dentro do objetivo de otimizar as doações, nós damos destaque aos botões de chamada para ação do Facebook.
Não deixe de colocar um botão na sua página, nos seus anúncios e ao final dos vídeos (caso não saiba como fazer isso, dá uma olhada nesse tutorial do Facebook), principalmente se o “Doar agora” está liberado para sua página. Se não está, tem muitos outros botões que dá para usar e orientar o público para sua página de doação, como o Assistir Mais e o Saiba Mais, por exemplo.
2. Use o email para pedir
Sua ONG já tem o processo de mandar emails para a lista de doadores regularizado? (Se não, comece a ter já). Quantos deles estão pedindo a doação, de fato?
As pesquisas mostram que muitas pessoas não doam simplesmente porque ninguém pediu.
Peça.
Inclua no seu email um botão visível e facilite o ato de doar.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos enviou um email com uma chamada para ação de simples entendimento e que facilita a ação de doar. O botão leva para a página de arrecadação. Existem plataformas de doação que facilitam a total personalização de modo fácil e rápido.
Há pesquisas que indicam que sim, algumas métricas de email têm decaído, mas as doações por email têm aumentado. Não fique atrás. A sua lista é poderosa. Saiba usar ela com carinho.
Aqui, nesse artigo, damos algumas dicas para você otimizar as campanhas de email e, nesse, listamos ideias de réguas de relacionamento.
3. Otimize a página de doação
Alguns detalhes da sua página de doação podem fazer diferença no montante total de arrecadação. Principalmente em relação à captação online, que está tão suscetível a ser deixada de lado em meio a tantas coisas querendo chamar atenção do nosso possível doador.
3.1. Design responsivo
Uma página com design responsivo é aquela que se adapta a qualquer tipo de dispositivo móvel: celular, tablet, smartphone. Segundo pesquisa da CDW, 18% de todas as doações online vêm desses aparelhos. Não queira perder parte dessa fatia no montante de doação porque o possível doador não conseguiu ler as informações corretas para poder doar ou porque não carregou a página direito. E tem mais: a pesquisa da DonorDrive demonstrou que as doações vindas de dispositivos móveis dobram se a página de doação tem design responsivo – seus canais de comunicação tem impacto direto na percepção que o público tem da sua instituição.
Doações em dispositivos móveis são duas vezes maiores quando a página tem design responsivo.
Fonte: DonorDrive via NPTechforGood.
3.2. Facilite todo o processo de pagamento
Tenha uma página que possibilite que as pessoas que ficaram comovidas com a sua causa possam doar imediatamente e em poucos cliques. Com uma página somente com informações para fazer um depósito, por exemplo, você pode estar perdendo muita doação para instituição. Nem sempre a pessoa pode doar na hora. E será que depois ela vai lembrar?
Se o processo de doação for facilitado e possível em poucos cliques, pode acreditar que sua arrecadação de recursos vai aumentar, sim.
4. Cadastre-se no Google Grants
Se sua ONG já está inscrita neste programa do Google, ótimo. Mas vamos reforçar para aquelas que não estão porque essa oportunidade não pode passar em branco. O Google tem um programa para instituições sem fins lucrativos em que ele oferece USD 10 mil – dez mil dólares (!) – em anúncios no Google Adwords, que é a pesquisa paga do buscador.
Você participa desse programa, configura sua campanha, as palavras-chaves que tem a ver com a sua causa, e o anúncio da sua ONG aparece nos primeiros resultados para as pessoas que estiverem buscando assuntos relacionados ao seu trabalho.
Essa é uma grande porta de entrada para doadores, voluntários e para mais pessoas que possam ter contato com o seu trabalho pela primeira vez. Para saber mais, explicamos tudo nesse artigo.
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