Mostre que a doação deles os torna parceiros da sua ONG. Isso ajuda a manter doadores
Antes de começar esse artigo, tenho uma pergunta para fazer a você. De todas as marcas que você gosta e lembra, quais delas são associadas a coisas boas e interessantes pelas quais você passou ao longo da sua vida? Pois é, ao que tudo indica, as suas marcas preferidas estavam presentes em algum momento feliz e bom, certo?
O que estou tentando dizer com essa pergunta é: para que você possa fazer com que as pessoas se lembrem da sua organização, você precisa estar presente na vida delas, entregando coisas boas e felizes. Dessa forma, elas associam a sua marca com momentos positivos, sabendo que você está lutando para o bem da sociedade.
Neste artigo de hoje daremos a você cinco dicas para fazer com que a sua organização seja lembrada pelas pessoas de forma positiva, levando assim à conquista de fãs e novos doadores. Porém, já deixo aqui a seguinte afirmação: trabalhe com amor e transmita carinho, pois o sentimento é um dos maiores auxiliares no momento da lembrança.
Índice
- Faça algo incrível para o doador
- Fale sobre ele, e não sobre você
- Eles não são doadores, mas sim parceiros
- Use uma linguagem amigável
- Torne pessoal
- O seu doador é importante
1. Faça algo incrível para o doador
Veja isso como uma oportunidade de pensar mais no seu doador e realizar trabalhos para eles. Faça um orçamento de caixa da sua organização e observe a disponibilidade de criar materiais promocionais aos seus doadores, como kits de boas vindas, prestação de contas, materiais de mala direta, produtos sociais personalizados e outras coisas que forem da realidade da sua ONG e condizem com o perfil dos seus doadores.
Caso não possa confeccionar nenhum tipo de presente, faça e-mails personalizados, mensagens de agradecimento e outras abordagens que julgar necessária. Dessa forma, você mantém seu doador informado sobre a sua organização e estará em constante presença na vida dele, assumindo papéis positivos no cotidiano desses indivíduos.
É válido dizer que você não deve encher a caixa de e-mails da pessoa, senão o resultado dessa estratégia será contrário. Envie mensagens mensais, desde que sejam relevantes. Escreva de forma pessoal e com abordagem amigável, utilizando de palavras usuais no cotidiano e sem muita arte, para que não fique parecido com um e-mail marketing.
2. Fale sobre ele, e não sobre você
O seu doador não quer saber o quão complicado ou trabalhoso é realizar as ações que a sua organização propõe, mas sim como ele está conseguindo ajudar a partir da quantia que investiu. Envie mensagens de agradecimento dizendo a ele quais os resultados que você obteve com a doação dele. Mostre números, gráficos e, se puder, imagens e vídeos do que você realizou e sempre demonstre que só foi possível graças a ele.
As pessoas doam por acreditarem em causas e na ajuda às pessoas, e sua recompensa é o sentimento de gratidão e utilidade. Por isso, mostre ao seu doador a importância dele e faça com que ele se sinta o verdadeiro herói que foi ao realizar a doação. Isso transmite uma experiência incrível à pessoa e a mantém como doadora.
3. Eles não são doadores, mas sim parceiros
Não os trate como doadores da sua organização, mas sim parceiros em defesa da causa em comum. Essa abordagem demonstra a importância dele para a sua organização. Você precisa envolver essas pessoas com o seu trabalho mostrando que eles são seus fiéis companheiros para entrar nessa missão de transformar o mundo.
Pense que os seus doadores são pessoas fantásticas por estarem realizando a ajuda e quando você fornece a eles abertura para que eles possam se integrar mais com a ONG, oferece a ele oportunidades de ajudar mais.
4. Use uma linguagem amigável
O uso de palavras complexas e muito rebuscadas torna a sua comunicação muito chata e passiva, além de dar um tom muito robótico para o que você fala, não passando a credibilidade que deseja para o público, fazendo com que eles simplesmente não dêem a devida atenção para a sua mensagem ou esqueçam.
Use um tom amigável para transmitir suas ideias para as pessoas, se tornando mais próximo delas e transmitindo sentimentos e sensações boas. Use perguntas, assuntos momentâneos e faça com que o seu público se interesse cada vez mais por você.
5. Torne pessoal
Converse de forma pessoal com seu público, como se estivesse falando com um grande amigo ou alguém que você goste muito. Escreva sua mensagem usando o nome da pessoa e direcionada a ela. Dessa forma, a pessoa vai considerar a sua organização como importante para ela.
Manter a comunicação pessoal é muito importante para que o seu público se sinta especial e observe a sua ONG como algo que faz bem para ela e seja muito interessante ajudar, para que se sinta parte dessa comunidade engajada e bem estruturada.
O seu doador é importante
A conclusão que podemos chegar com esses passos é que você precisa mostrar ao seu doador o quão importante ele é para você, a fim de mantê-lo ajudando a organização e seus projetos. Torne a sua comunicação real e próxima, dando abertura para que ele se sinta confortável de buscar você quando precisar e com a sensação de ter reais amigos dentro da organização para a qual ele doa.
Não é um trabalho difícil, basta que você pense no doador e não em si mesmo, fazendo tudo em prol dele e deixando claro isso. Agradeça a ele, seja transparente com o que você está fazendo com a ajuda que ele está dando e demonstre que a doação dele equivale à entrada para a sua ONG como um grande parceiro.
Assim, a sua organização estará em contato com o seu doador nos melhores momentos da vida dele, proporcionando lembranças positivas e sensações boas, o que faz com que a sua ONG seja lembrada por ele, o deixe orgulhoso de fazer parte da luta pela causa e transmita isso para o ciclo de amizade dele, trazendo cada vez mais novos doadores para a sua organização.
Use a presença digital para entrar em contato com seu público, pois é um dos meios mais importantes atualmente relacionado a essa prática.
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