Conheça 6 sites de ONGs para inspirar a captação de recursos online da sua organização, anote as referências e boas práticas.
A captação online é uma ferramenta poderosa para a sua organização se conectar com a comunidade e arrecadar fundos para importantes causas.
No entanto, se você decide se aventurar no meio digital sem ter em mãos uma boa estratégia para captar recursos, você não vai conseguir enfrentar os desafios mais comuns que naturalmente surgem no caminho.
Fazer com que a mensagem da sua causa não se perca no meio digital, engajar os doadores e possíveis doadores, oferecer segurança e praticidade nas páginas de doação, são alguns desafios que você deve superar.
Mas não precisa desanimar, certo? Existem organizações que estão trilhando esse caminho com muita maestria.
Pensando nesses cases de sucesso, nós selecionamos 6 sites de ONGs incríveis para você se inspirar. Elas conseguem envolver a comunidade com mensagens claras, inspirar ações significativas, transformar a vida daqueles que mais precisam e o ecossistema ao redor.
Quer saber como sua ONG pode conquistar resultados positivos com a captação online de recursos? Acompanhe este artigo até o final.
Quais elementos compõem uma estratégia de captação online
Uma boa estratégia de captação de recursos online é capaz de fortalecer a sua organização e impulsionar seus projetos.
Mas o que exatamente uma organização precisa ter para captar recursos online e alcançar mais apoiadores para a sua causa?
Para responder a essa pergunta, nós separamos os principais elementos que compõem uma estratégia de captação online para você aplicar sem complicação.
Plataforma online e ferramenta de captação
De acordo com o relatório Nonprofit Tech for Good de 2023, 93% das organizações sem fins lucrativos que realizam arrecadação de fundos online coletam doações por meio de seus sites e 70% usam uma ferramenta de arrecadação de fundos que envia recibos automáticos de doações por e-mail.
As plataformas de doações online estão equipadas com outros recursos essenciais, como páginas de doações personalizadas, opções de doações recorrentes, campanhas de arrecadação de fundos e muito mais.
Para que sua organização sem fins lucrativos exceda suas metas de arrecadação de fundos virtuais, você não precisa apenas de uma plataforma de captação online – você precisa encontrar a plataforma certa que atenda às necessidades exclusivas de sua organização.
Uma opção muito utilizada pelas organizações são os websites. Ao explorar essa alternativa, é crucial garantir que os potenciais doadores encontrem informações detalhadas sobre a missão da sua ONG, as causas defendidas, o impacto gerado na sociedade e, principalmente, como é possível contribuir.
Você também pode incluir no seu site páginas de doação personalizadas para os projetos da organização. Isso permite que a sua mensagem seja adaptada para cada causa, atingindo as pessoas certas e ajudando na conversão de potenciais doadores.
Importante lembrar que essas páginas precisam estar preparadas para receber esses potenciais doadores. Vamos a algumas boas práticas:
- Garanta a segurança e privacidade dos dados dos doadores
- Torne a página responsiva para diferentes tipos de telas
- Certifique-se de que a página seja acessível a pessoas com deficiências diversas
- Destaque o propósito do projeto por meio de um design envolvente e narrativas inspiradoras
- Apresente mensagens claras sobre o impacto de cada contribuição
- Comunique a meta de arrecadação da campanha
- Simplifique o formulário de doação, incluindo apenas perguntas essenciais e o botão “doar”
- Ofereça meios de pagamentos seguros
- Se possível, disponibilize valores flexíveis e incentive doações recorrentes
Embora as páginas de doação nos sites de ONGs sejam uma combinação perfeita, não se restrinja a isso!
Explore também outras formas de se conectar com a comunidade, como redes sociais, e-mail marketing, aplicativos móveis e muito mais.
Campanhas digitais
Campanhas digitais são outro elemento que compõe a estratégia de captação online.
No contexto das organizações sem fins lucrativos, ela se refere a um conjunto de planos e táticas desenvolvidos para promover uma causa social no ambiente online.
Na prática, a sua organização pode criar uma campanha digital para aumentar a conscientização sobre uma causa, mobilizar a comunidade e captar recursos.
Uma atividade bastante comum nessas campanhas é a produção de conteúdo relevante nos canais digitais, que tem o propósito de atrair pessoas alinhadas com a missão da organização.
Além de atrair o público, uma produção de conteúdo focada nas necessidades e desejos é uma estratégia poderosa para educá-lo e envolvê-lo nos problemas da sociedade.
Para planejar as campanhas ao longo do ano, é necessário conhecer a jornada do doador da sua organização. Com ela, será possível incluir em cada etapa e ponto de contato uma série de oportunidades para a ONG envolver os apoiadores na causa, seja como voluntários, doadores pontuais ou recorrentes.
6 exemplos para inspirar sua estratégia de captação online
Agora que você está familiarizado com os principais elementos de uma estratégia eficaz de captação online, vamos explorar 6 sites de ongs para inspirar sua captação online.
Em cada site, destacamos práticas valiosas que você já aprendeu neste artigo.
Aproveite esses exemplos como fonte de inspiração para aprimorar ainda mais a sua estratégia.
1. Gerando Falcões
O site da Gerando Falcões é destaque no quesito objetividade e navegabilidade.
Com uma única dobra, a organização destaca sua causa e indica um vídeo institucional com maiores informações, além de ressaltar explicações como por que doar?, impacto e resultados, programas, e, por fim doadores.
A Gerando Falcões conta também com uma área exclusiva para seus apoiadores, além de prestação de contas de fácil acesso.
Um dos destaques são os ‘planos’ sugeridos para as doações, que são divididos em 4: mano(a) do bem, parceiro da transformação, aliado de responsa e sócio de impacto, com valores que variam de R$20 a R$100 pontuais ou mensais e plano com valor personalizado pelo doador.
2. Pymp my carroça
O site da Pimp My Carroça oferece diversas seções para os visitantes explorarem, proporcionando uma experiência completa e informativa, desde linha do tempo da organização, formas de atuação, seção de transparência e prestação de contas, loja e contatos de imprensa.
A divulgação da missão na seção “Sobre nós”, permite que os visitantes conheçam o propósito e os objetivos da ONG. Isso cria transparência e confiança, pontos fundamentais para conquistar apoiadores.
Já ao destacar os valores, a organização comunica muito bem os seus princípios, e quem se identifica com eles pode se tornar um futuro parceiro, colaborador ou doador.
A inclusão de uma linha do tempo que ilustra visualmente todas as ações realizadas pela ONG é outro ponto positivo, pois essa estratégia não apenas oferece clareza sobre todo o trabalho realizado, mas também destaca o impacto tangível das atividades ao longo do tempo.
Ponto interessante é que na página de doação, é possível fazer um acompanhamento da progressão das doações em relação à meta.
3. Teto
Outro exemplo eficiente que conta com as informações em posições fáceis de serem encontrada é o site da Teto.
Logo no topo da página, encontramos informações sobre a causa, impacto e relatórios de transparência, além de informações sobre o voluntariado e como realizar doações. No canto superior direito, é possível acessar também o portal do doador.
A seção de blog do site da TETO é uma fonte rica de informações. Os conteúdos publicados oferecem uma visão aprofundada dos projetos realizados pela organização, destacando histórias reais.
4. Instituto Mano Down
O site do Instituto Mano Down é um dos mais completos em termos de informações disponíveis. Um dos seus diferenciais é o destaque dado para a oferta de serviços como apresentações culturais, hub de empreendedorismo, palestras e outros produtos.
Além disso, o botão de doar está localizado em local estratégico e de fácil localização.
A presença de relatórios de transparência no site do Instituto Mano Down representa um compromisso valioso com a governança e a prestação de contas.
Esses relatórios não apenas oferecem uma visão detalhada do impacto das ações da organização, mas também desempenham um papel crucial na construção de confiança com os doadores e potenciais contribuintes.
Para os doadores, esses relatórios fornecem uma compreensão do impacto de suas contribuições, mostrando como suas doações estão sendo efetivamente utilizadas para promover mudanças.
Além disso, essa é uma boa estratégia de retenção de doadores, pois aqueles que se sentem informados e confiantes nas práticas de gestão da ONG são mais propensos a continuar seu apoio ao longo do tempo.
5. SP Invisível
A página dedicada à campanha “Natal Invisível 2023” no site da ONG possui forte apelo emocional, envolvendo o público e incentivando doações de ceias de Natal para pessoas em situação de rua. Note que a mensagem é objetiva, a destinação da doação é clara e, principalmente, o botão de ‘doar’ está bem localizado.
Esse convite ganha ainda mais força com a praticidade da opção de contribuição via PIX, tornando o processo conveniente e seguro para aqueles que desejam apoiar a causa.
Além disso, a inclusão de uma seção de “perguntas frequentes” é extremamente positiva, pois oferece informações adicionais e soluciona possíveis dúvidas, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a organização e seus apoiadores.
6. Casas André Luiz
O site da Casas André Luiz apresenta números impressionantes, como os 195 mil atendimentos e 1.700 pacientes em ambulatório por ano. Essas informações proporcionam aos visitantes uma compreensão clara do impacto real da organização na sua causa.
Outro ponto de destaque são as páginas explicativas para cada especialidade da organização. Para quem busca assistência médica gratuita, estas páginas oferecem informações detalhadas sobre os serviços disponíveis. Já para os potenciais doadores, essa abordagem cria transparência sobre a destinação das doações.
Agora que você tem ótimas referências de sites de ONGs, que tal dar mais um passo e conhecer o checklist de aquisição de doadores para impulsionar o impacto da sua organização?