• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Marllon Nascimento
  • Trackmob
Dicas
2.7K

8 dicas para começar 2018 com o pé direito

Publicado em 11 de janeiro de 2018 Trackmob 0

  • Curtir
    0
  • Facebook
  • Twitter

O ano já começou e é necessário se preparar para que ele seja incrível

Sabemos que uma das grandes dificuldades das organizações é angariar fundos para uma constante melhoria e ampliação dos projetos que possibilitam defender suas causas. Essa situação está cada vez mais complexa devido a diversos fatores políticos, econômicos e sociais, que dificultam a sustentabilidade financeira no país.

A chegada de um ano trás um novo ciclo, junto da vontade de promover grandes transformações que motivam todos os membros de uma ONG. Esse sentimento leva ao crescimento, novas conquistas e mais impacto na defesa da causa.

Enfim chegamos nesse tempo, 2017 foi um bom ano e deu lugar a muitos feitos, gerando a expectativa de que 2018 pode ser ainda melhor. A partir disso, é necessário se preparar para atingir grandes conquistas, realizando ações que levam ao crescimento e um maior reconhecimento social.

Pensando nisso, nós trouxemos 8 dicas do que você pode fazer na sua organização para iniciar o ano de 2018 com o pé direito, podendo esperar grandes resultados e um crescimento elevado. Acomode-se e boa leitura!

Baixe o e-book mapa da empatia.

Índice

Esse artigo tem o intuito de ajudar você a se iniciar esse ano, gerando resultados satisfatórios para a sua organização, ampliando ainda mais o número de projetos e causando um bom impacto na causa que você defende. Sendo assim, as dicas a seguir podem ser utilizadas de acordo com as suas necessidades e realidade, mas não se esqueça de usar a criatividade para ir além.

Este índice é totalmente clicável, levando você automaticamente para o tema que mais o interessa.

1- Definição de metas

2- Aumentar o relacionamento

3- Utilizar o Marketing Digital

4- Utilizar o diálogo direto (Face to Face)

5- Buscar apoio de empresas

6- Facilitar processos

7- Realizar um cronograma de ações

8- Manter a integridade e a transparência

Conclusão

1- Definição de metas

Monte metas possíveis

Monte metas e busque resultados

Para começar bem o ano, é necessário saber bem o que se espera dele. A definição de metas ajuda a focar naquilo que você deseja e construir a conquista do final de ano, porém, para que isso seja funcional, é necessário estudar bem a atual situação da sua organização a fim de definir metas possíveis para o ano.

Você pode utilizar dinâmicas em grupo para estabelecer uma forma de arquivar essas metas e os períodos delas, por exemplo. É interessante que todas as pessoas que ajudam você com a organização fiquem cientes dessas missões, para que todos possam trabalhar em favor de alcançar os resultados esperados. Essa afirmação também diz respeito aos seus doadores, pois eles precisam saber o que a sua organização pretende fazer ao longo do ano. Isso pode ajudar na conquista de novos doadores, reter os atuais e, possivelmente, aumentar o os valores doados por essas pessoas.

O período das metas são estabelecidos por você. É possível criar missões semanais, mensais ou anuais, dependendo da forma que acreditar ser mais adequado ao seu modo de agir. Você também pode definir uma meta para o ano e subdividi-la em pequenas metas mensais, a fim de colher as informações de resultados. Assim fica mais fácil saber se será possível atingir a meta do ano.

2- Aumentar o relacionamento

Se relacione com a sociedade

Tenha um bom relacionamento social

A falta de um relacionamento próximo com os seus doadores é um erro muito comum, gerando resultados baixos de captação dos recursos. Essa situação não acontece devido a falta de vontade, mas sim pelo desconhecimento de formas de impactar essas pessoas. Mas, calma, isso pode ser facilmente resolvido melhorando a comunicação da sua ONG com as pessoas que se doam pela causa em que você acredita, sendo essa a primeira grande dica para iniciar 2018.

Para que essa prática seja feita de forma funcional, você precisa de ferramentas como o CRM (veja o nosso artigo sobre essa ferramenta e entenda melhor) para criar um banco de dados que centralize as informações dos seus doadores e possíveis doadores em um único sistema, que forneça histórico e controle dos contatos. Assim, a possibilidade de enviar informações relevantes a essas pessoas em momentos oportunos para a sua organização faz com que a credibilidade e o conhecimento da ONG por parte das pessoas se eleve.

Manter o contato com esses indivíduos é importante, pois deixa eles cientes do que a sua organização tem feito pela causa que ele defende e qual a importância dessas pessoas para a luta por essa causa. Assim, os doadores se sentem motivados a manter suas doações periodicamente e se tornam fãs da sua ONG, trazendo novos doadores devido à influência deles em seu ciclo de conhecidos.

Baixe o e-book mapa da empatia.

3- Utilizar o marketing digital

Tenha presença digital

A presença digital é importante

Ainda com a ideia de manter uma maior presença e proximidade com seus doadores, é interessante realizar o uso do marketing digital para melhorar a visibilidade da sua organização. Atualmente, poucas ONGs possuem uma forte presença digital no país, o que é triste, pois o meio é um dos mais acessados pelos brasileiros.

O Marketing Digital possui maior facilidade para trabalhar, é mais barato e entrega bons resultados, gerando uma grande presença de marca. Sendo assim, redes sociais como o Facebook podem ser recursos para melhorar o seu relacionamento com as pessoas e chegar em mais doadores.

A utilização do blog também é uma ótima recomendação por possibilitar um discurso mais concreto e longo, atraindo a atenção dos doadores por mais tempo e entregando um conteúdo relevante para eles. Através de canais como os blogs, você pode argumentar melhor com os doadores sobre a causa que a sua organização defende e ensinar a eles qual a importância dela para a sociedade.

Com o Marketing Digital, você consegue coletar ainda mais informações sobre os usuários, o que ajuda a entender melhor qual o público que ajuda a sua organização e um contato ainda maior com eles, obtendo os resultados esperados ou até melhores, além de fãs da sua organização, que realmente vestem a camisa e defendem a mesma causa que você.

4- Utilizar o diálogo direto (face to face)

Seja interpessoal

Crie vínculos pessoais

Por mais que a tecnologia seja algo muito utilizado atualmente, a abordagem pessoal continua como uma das melhores formas de se aproximar das pessoas. Sendo assim, invista em abordagens nas ruas, conversando diretamente com elas e dialogando de acordo o objetivo que você traçou, como mobilizar mais pessoas a se tornarem doadores, voluntários, apoiadores, entre outros.

Ainda que a relação interpessoal seja efetiva, para que tudo ocorra corretamente, é necessária organização e velocidade para conseguir coletar os dados das pessoas abordadas. Para isso o uso da tecnologia é recomendado também, como na utilização de um tablet para a coleta de forma mais efetiva e automática, criando um banco de dados organizado e abrangente, sem necessitar da realização de trabalho manual, você pode utilizar o aplicativo móvel F2F.

5- Buscar apoio de empresas

Procure por apoio

Procure apoio empresarial

Existem empresas que apoiam causas sociais e desejam auxiliar organizações a se manterem na luta, tanto pela ideologia defendida por esses empreendimentos quanto pelo valor social que agrega para a marca deles. Por isso, outra dica para esse ano é buscar empresas que aceitam ajudar a sua organização, realizando doações, sejam elas em dinheiro ou recursos.

Esse tipo de parceria pode ser positiva para a sua organização, pois recebe mais visibilidade por conta da empresa que apoia e também doações que condizem com o tamanho do empreendimento, elevando os recursos e ajudando na criação de novos projetos.

Baixe o e-book mapa da empatia.

6- Facilitar os processos

O ato de doar deve ser fácil

Doar precisa de facilidade

Muitas pessoas deixam de doar ou nem sequer realizam essa ação devido às dificuldades enfrentadas na hora de apoiar uma causa. Por isso, uma das dicas para esse ano é melhorar os processos de doação, a fim de atrair novos doadores e manter os atuais, pois muitas vezes a vontade de doar pode ser perdida ao enfrentar dificuldades.

Você pode utilizar ferramentas como o CRM para promover uma melhor organização dos dados de seus doadores e também, criar um processo de doação simples e fácil, através de websites, telefones ou mesmo visitas à organização. Além disso, a coleta de dados também precisa ser simples e eficaz e aproveitada em qualquer ocasião que envolva preenchimentos. Sempre que possível, pegue diferentes dados dos usuários para poder traçar um perfil mais correto do seu público.

7- Realizar um cronograma de ações

Planeje suas ações

Planeje seus projetos e ações

Crie um cronograma das ações que pretende realizar ao longo do ano, estruturando de forma mais detalhada cada etapa dos projetos propostos pela sua organização. Defina prazos para a realização das ações e adicione todas as informações necessárias, com o objetivo de tornar tudo mais fácil e funcional.

Sempre mantenha esses documentos de cronograma atualizados e compartilhados com os membros da sua equipe e revise com frequência para ajustar os prazos e entregas dos itens planejados.

8- Manter a integridade e a transparência

Preste contas

Mostre o que e como você faz

Por fim, mas não menos importante, preste conta de todas as ações que a sua organização faz para a sociedade. É importante ser transparente e mostrar onde o dinheiro recebido está sendo gasto e para qual motivo, intensificando a visualização dos trabalhos promovidos pela sua ONG.

Mostre à sociedade os relatórios de atividades, bem como os números e resultados dos trabalhos realizados. Isso ajuda a demonstrar o quão importantes são os doadores para manter a sua luta em defesa da causa social. Mostre para a população como a sua organização é engajada e disposta a agir para erradicar os problemas.

Conclusão

Conclusão

Ative suas ideias para 2018

Percebemos que, ao longo do tempo, com a ascensão de novas tecnologias e facilidades que elas oferecem, o mundo começa a se tornar mais rápido e automatizado. Sendo assim, as dicas estão todas relacionadas com a melhoria dos processos de doação e à preparação para um novo ano dentro da sua organização. Tenha em mente que a necessidade da facilidade e velocidade são altas atualmente.

Porém, também não podemos esquecer de relacionamentos, sejam eles virtuais ou pessoais e que a sociedade é formada por pessoas, onde a comunicação é precisa ser próxima e humanizada.

Desenvolvemos soluções digitais de CRM para o terceiro setor, para ajudar as organizações como a sua a fornecerem aos seus doadores uma experiência incrível de doação, a fim de transformar a cultura no país e melhorar a luta em defesa das diversas causas sociais que são tão importantes para nós. Desejamos um ótimo ano a você e sua organização, que o sucesso venha à tona na sua caminhada com a causa. Vamos juntos transformar o mundo.

Baixe o e-book mapa da empatia.

Comentários
Post Views: 2.695

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!

#2018#ano#ano novo#começar#começo#conquista#dicas#novidade#novo#sucesso


You might also like

3.9K
Artigos

Como começar a captar?
13 de julho de 2018
5.1K
Artigos Dicas

5 dicas para manter doadores
29 de março de 2018

Mais em Dicas

1.5K
Ações de baixo custo para arrecadar mais gastando menos
Publicado em 7 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma ONG precisa de recursos para realizar seus projetos. Porém, para angariar doações, também é necessário investir recursos em campanhas …

970
Como criar o e-mail perfeito para o Dia de Doar
Publicado em 12 de novembro de 2021 Trackmob 0

Você já preparou e-mails para enviar aos doadores no Dia de Doar? Já estamos no mês de Novembro: faltam menos …

1.5K
Otimize sua página de doação e converta mais doadores neste fim de ano
Publicado em 27 de outubro de 2021 Trackmob 0

Você já criou sua página de doação para o fim do ano? Essa é uma ótima época para atrair e …

Escolhas do editor

O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
23 de junho de 2022 0
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
24 de maio de 2022 0
Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
24 de maio de 2022 0
LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
9 de maio de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
      23 de junho de 2022
    • Relatório de RFM: o que é e como usar na captação...
      24 de maio de 2022
    • Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
      24 de maio de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest