Saiba como aumentar o engajamento dos doadores com e-mail com essas 3 dicas!
Estabelecer uma comunicação por e-mail pode levar suas campanhas, upgrades de doação e relacionamento com os doadores a um novo patamar, mas você precisa enviar mensagens que realmente façam com que essas pessoas queiram abrir, clicar e se envolver.
Quer você esteja começando sua comunicação via e-mail ou já seja experiente otimizando suas estratégias, existem alguns experimentos criativos e importantes que você pode realizar para ajudar a aumentar o envolvimento dos doadores.
Neste artigo, trazemos três sugestões sobre como uma organização pode aumentar o engajamento dos doadores com e-mails.
Entretanto, antes de adentrarmos nas estratégias de comunicação via e-mail, é extremamente importante analisarmos o panorama geral e o impacto desse canal de comunicação, aquisição e relacionamento com os doadores.
O e-mail supera as redes sociais em alguns pontos
Muitas organizações costumam priorizar as redes sociais em suas estratégias de comunicação. Isso faz sentido quando nos atentamos ao fato de que existem mais de 2.46 milhões de usuários diários nessas plataformas.
Porém, quantidade nem sempre significa que o envolvimento dos doadores com a mensagem que se deseja comunicar foi significativo.
De acordo com o levantamento ‘Email Statistics Report, 2021-2025’, cerca de metade da população mundial usa o e-mail como canal de comunicação.
Isso significa que são cerca de 4,26 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo.
Sem contar que esse número tende a aumentar: são mais de 100 milhões de novos usuários todos os anos.
Alguns outros dados relevantes que corroboram com a tese da relevância do e-mail são:
- Mais de 3,13 milhões de emails são enviados a cada segundo. (Fonte: Internet Live Stats)
- O usuário médio possui cerca de 1,86 contas de email. (Fonte: Wireless)
- Existem mais de 7,9 bilhões de contas de email. (Fonte: Wireless)
- 96% dos usuários da internet verificam o email todos os dias. (Fonte: Email is not Dead)
- 58% dos usuários verificam a caixa de spam diariamente. (Fonte: OptinMonster)
Número de usuários por plataforma
Quando comparamos o volume de usuários por plataforma de comunicação, vemos que o email é um dos canais mais utilizados, com cerca de 1.3B a frente da maior rede social do mundo.
(Fonte: The Radicati Group, Meltwater e We Are Social)
O valor da atenção
Estamos constantemente rodeados de informações e de ofertas, sobretudo, na caixa de entrada. Pensando nisso, é essencial que o conteúdo do seu e-mail chame a atenção e seja relevante para a sua audiência.
O Consumer Email Tracker realizou uma pesquisa e trouxe as principais razões que fazem com que as pessoas gostem de receber e-mails.
Porém, não estamos sugerindo que, a partir desses dados, você abandone as redes sociais, mas sim, que é preciso pensar de forma assertiva as estratégias de comunicação para que você seja capaz de utilizar os recursos da sua organização de forma inteligente.
Ao ler as dicas para aumentar o engajamento dos seus doadores com o e-mail, lembre-se de algumas regras gerais que um bom e-mail precisa conter:
- Contar uma boa história: ter coerência e objetividade na mensagem que deseja transmitir.
- Oferecer opções para alterar preferências e cancelar a assinatura.
- Possui um fluxo recorrente de comunicação
Vamos às 3 dicas para melhorar o relacionamento com os doadores.
1. Eduque e atraia seu público através do e-mail
Ao contrário das redes sociais, onde as pessoas podem simplesmente seguir o perfil da sua organização sem saber muito sobre ela, alguém que se inscreve na sua lista de e-mail escolheu ativamente receber seu conteúdo. Isso significa que reconhecem a importância do trabalho que você realiza.
É importante que você envie solicitações de doações para a sua base de contatos, mas você também precisa despertar interesse e empatia pela sua causa.
Utilize suas comunicações via e-mail para educar seu público a respeito do impacto positivo que a sua organização promove. E, em todas as mensagens, lembre-se sempre de incluir botões para que os leitores realizem doações.
2. Faça campanhas de recuperação de contatos adormecidos
Embora seja importante aumentar a sua base de contatos por e-mail, é igualmente importante garantir que você tenha uma lista saudável, ou seja, com pessoas que desejam receber seu conteúdo e se relacionar com ele. Suas métricas podem ficar distorcidas se você enviar e-mails para uma lista enorme e que gera uma taxa mínima de engajamento.
É por isso que você precisa enviar uma mensagem para sua lista de leitores desengajados e dar a eles opções de continuar recebendo as comunicações ou cancelar a assinatura.
Você também pode dar às pessoas a oportunidade de alterar suas configurações. Por exemplo, talvez eles queiram receber apenas a sua newsletter, e-mails importantes a respeito de transações financeiras ou mensagens sobre campanhas específicas (natal, fim de ano, dia de doar, etc).
3. Trabalhe com assuntos que despertem interesse
A linha de assunto é o primeiro contato do leitor com seu e-mail. Isso torna essa tarefa um tanto complicada, uma vez que você precisa equilibrar criatividade e informação.
Uma linha de assunto errada pode impedir as pessoas de clicarem em seu conteúdo e, assim, perderem totalmente a mensagem importante. Ao mesmo tempo, você não pode ter medo de experimentar algo novo que possa disparar suas taxas de abertura.
Ao experimentar novas linhas de assunto, realizar testes A/B é uma forma de saber com certeza quais assuntos ressoam melhor com a sua audiência e quais não.
Isso o ajudará a definir melhor quem é seu público e o que ele gosta de ler. Depois de entender isso, você pode começar a ultrapassar os limites com humor e criatividade.
Conclusão
Encontrar a combinação certa desses 3 fatores para impulsionar suas réguas de comunicação pode ser um desafio. À medida que você avança em sua jornada, não tenha medo de construir conteúdo mais aprofundado, mantenha-o alegre, interessante e sempre alinhado com as expectativas da sua comunidade.
Se você precisa de mais ajuda em sua estratégia de comunicação, preparamos um guia completo de réguas de relacionamento para te auxiliar e, com ele, você também tem acesso a modelos de e-mail gratuitos que poderá usar ao longo do ano para desenvolver o relacionamento com seus doadores.