Conheça a plataforma que ajuda as organizações a conhecerem seus pontos fortes e utilizá-los na Captação de Recursos
O campo social vive uma efusiva transformação, onde novos modelos de financiamento e de operação para programas e projetos estão sendo descobertos e colocados em prática. Nos sentimos provocados por este momento e, por isso, nos unimos à Mobiliza – empresa que também tem como objetivo apoiar a sustentabilidade financeira das OSCs, para criar um novo serviço: a plataforma Avaliação de ONGs, já disponível em ambiente de testes.
Com esta iniciativa, propomos a seguinte pergunta: sua organização está preparada para captar recursos? Queremos pensar além de planos pontuais para financiamento de projetos: nossa ideia é ajudar as organizações a planejarem estratégias autênticas de sustentabilidade financeira, que estejam conectadas com o propósito da instituição.
Toda organização sustentável deve ser capaz de atrair, gerir e aplicar seus recursos de forma adequada para criar impacto social, que precisa ser comunicado de forma transparente, construindo um ciclo de confiança. Quando isso acontece, a ONG cresce e prospera. Mas se algum desses aspectos não vai bem, esse processo fica estagnado. E é justamente para saber como está o ciclo de sustentabilidade das organizações que criamos esta plataforma de avaliação.
Como vai funcionar a Avaliação de ONGS
A metodologia foi desenvolvida pela Mobiliza e disponibilizada através deste sistema pela Trackmob. Trata-se de um método simples e exclusivo, totalmente digital e confidencial. Seus parâmetros foram criados com base em referências nacionais e internacionais dos melhores padrões de gestão, governança e mobilização de recursos.
A Avaliação de ONGs leva em conta 4 aspectos fundamentais da sustentabilidade de qualquer organização: Gestão & Governança, Identidade & Inovação, Comunicação & Transparência e Modelo de Financiamento. Conheça melhor os parâmetros avaliados:
Identidade & Inovação – Sua organização valoriza sua história? Esse é o primeiro pilar da sustentabilidade que iremos avaliar na sua ONG. Nessa etapa, checamos se há clareza da sua missão e dos seus valores entre todos os colaboradores e se sua organização está buscando constantes atualizações.
Gestão & Governança – Seus colaboradores participam ativamente do planejamento anual das ações da ONG? Todos estão a par dos recursos humanos e materiais necessários para que seus objetivos sejam cumpridos? Sua gestão financeira é estruturada? São perguntas como essa que iremos analisar nessa etapa da Avaliação de ONGs, compilando seus dados e comparando-os com os de outras organizações.
Comunicação & Transparência – Mesmo que sua identidade esteja bem estruturada e a gestão de sua ONG seja impecável, o ciclo da sustentabilidade não se completa se a sua comunicação não estiver clara para o seu público. Por isso, a Avaliação de ONGs tem uma etapa para verificar sua presença digital e também a transparência com relatórios de atividades e balanço anual da sua organização!
Modelo de Financiamento – Saiba como está a sustentabilidade financeira da sua organização, avaliando a diversidade de fontes de renda, estrutura, planejamento e execução das ações de captação de recursos.
A partir das respostas da organização, é gerado um índice de cada um destes aspectos em comparação com outras ONGs e, a partir daí, é possível identificar pontos de desenvolvimento.
Evento de lançamento
O lançamento oficial da plataforma acontecerá no dia 7 de novembro, em São Paulo, em uma roda de conversa com o tema “Modelo de Financiamento Autêntico” para organizações da sociedade civil. O evento irá contar com a presença de diversos especialistas, como Celia Cruz, diretora-executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE); Fábio Deboni, gerente-executivo do Instituto Sabin; Val Rocha, coordenadora de relacionamento do Instituto Elos; entre outros.
As organizações que quiserem participar da etapa de testes já podem se cadastrar na plataforma e deverão preencher seus dados de contato. Após o evento, as organizações inscritas serão contatadas por e-mail e receberão orientações de participação.
As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita até o dia 6 de novembro via formulário online.