Saiba por que fazer uma campanha de fim de ano e confira 5 exemplos para se inspirar!
Dezembro, não traz apenas momentos de festividade, mas também gera uma onda de generosidade e solidariedade em todos nós.
Para a sua organização, essa temporada é uma grande oportunidade de chamar a atenção da comunidade através das iniciativas de captação de recursos.
E é nesse cenário que a campanha de final de ano ganha destaque.
Para te ajudar a extrair o máximo potencial dessa ação, selecionamos cinco exemplos incríveis que foram além do convencional. Nosso objetivo é te mostrar o que faz uma campanha de final de ano ser um grande sucesso e como você pode aplicar na sua organização.
Por que campanhas de fim de ano são tão importantes?
De acordo com a pesquisa “Online Giving Statistics”, quase 30% das doações anuais ocorrem em dezembro. Como mostram estatísticas como esta, a temporada de final de ano oferece uma janela incomparável de captação de recursos para organizações de impacto social. A única questão é se a sua organização está aproveitando ao máximo esta oportunidade.
Pense que a campanha não é apenas um evento sazonal, mas uma peça fundamental no quebra-cabeça estratégico da sua organização.
Nessa temporada, as pessoas ficam mais inclinadas a se envolver em ações altruístas. Esse espírito solidário resulta em um aumento significativo de doações que podem impulsionar os projetos da sua organização.
Assim, a campanha de final de ano tem o poder de aumentar a visibilidade das causas que você defende, fortalecer a relação com os doadores, e garantir aos projetos sustentabilidade a longo prazo.
Por que as pessoas doam no final do ano?
Entender porque muitas pessoas esperam até o final do ano para realizar doações é essencial para otimizar a campanha de fim de ano. Com base em pesquisas realizadas pela Classy, os principais motivos que levam as pessoas a doar são:
- Para mostrar apoio e gratidão às ONGs: a maioria dos doadores acompanham ao longo do ano as organizações que mais compartilham seus valores. Essas organizações tendem a se destacar na mente desses apoiadores quando é chegado o ‘momento de doações do ano’.
- Ser parte de algo maior: os doadores querem ter a certeza de que suas contribuições fizeram a diferença no mundo de alguma forma. Quando as organizações fazem um excelente trabalho em comunicar o destino das doações e mostrar o impacto, os apoiadores podem ter clareza da relevância das contribuições.
- Para apoiar outras pessoas em momentos de necessidade: as pessoas são motivadas a doar sempre que há uma necessidade clara para direcionar a contribuição. Muitas vezes, os doadores são inspirados pelo senso de urgência em determinadas situações.
- Para direcionar valores extras do final do ano: os doadores têm uma melhor compreensão do seu orçamento restante no final do ano. Depois de fazerem grandes compras e planejarem as despesas de festas, eles sabem quanto ainda têm para doar.
Passo a passo para construir a sua campanha de final de ano
Listamos aqui 6 passos simples para executar uma campanha de fim de ano bem planejada, com uma divulgação proativa, visão estratégica e comunicações relevantes para os doadores.
Lembrando que, o ponto de partida é sempre entender como está a situação financeira da sua organização. Este passo é fundamental para que você possa ter uma visão clara dos recursos disponíveis para investimento e, assim, calcular o ROI (retorno sobre investimento) da sua campanha.
Passo 1: Estabeleça metas realistas baseadas em dados
Estruture sua campanha de fim de ano utilizando metas SMART para a captação. O importante é ter em mente 1. qual a expectativa de arrecadação; 2. quais são os marcos dessa campanha; e, por fim, 3. quais datas você precisará definir para garantir que sua meta seja alcançada.
Embora possa parecer otimista definir um número extraordinariamente alto, recomendamos usar os números das doações do último final de ano para ajudar a projetar a meta deste ano. Mas não se esqueça de considerar o contexto da situação do ano passado.
Se esta for a primeira campanha de doações de final de ano da sua organização, defina uma meta ampliada com base nos dados que você possui no momento. No próximo ano, você terá os dados necessários para definir metas de arrecadação, então faça o seu melhor por enquanto.
Para ajudar você, segue um breve resumo da metodologia das metas SMART.
Passo 2: Organize sua equipe
Organize sua equipe de captação de recursos para a campanha de fim de ano meses antes de dar início a ela. Voluntários podem ser muito bem vindos neste momento.
Lembre-se que há muito potencial nessa época do ano. Por isso, encontre designers e redatores para auxiliar na produção e execução da campanha, desde o dia de doar até a campanha de natal.
Além disso, dê tempo para que sua equipe possa ser criativa. Para isso, reserve espaço nos meses que antecedem sua campanha para levantamento de referências e ideais de ações de impacto.
Passo 3: Planejamento da campanha de fim de ano
É hora de se aprofundar nas estratégias e táticas. Isso ajudará sua campanha a se destacar na multidão e incentivará os apoiadores a doarem para sua causa.
- Storytelling: encontre o principal ponto de contato entre a sua organização e os doadores. Quem são as pessoas impactadas pela causa? Quais são as suas histórias? Por que as pessoas devem se preocupar?
- Mensagens: defina temáticas centrais para criar as suas comunicações. Em publicidade e propaganda, chamamos isso de ‘mote’ ou ‘slogan’.
- Canais: identifique quais são os canais mais eficazes para atingir sua audiência. Isso pode incluir: redes sociais, e-mails, eventos locais, mala direta, chamadas por telefone, TikTok, Facebook, anúncios online, entre outros.
- Programação: planeje quando você enviará suas mensagens para ter o máximo impacto. Isso ajuda a evitar sobrecarregar as caixas de entrada dos destinatários. Por exemplo, você pode enviar um e-mail na segunda-feira, uma mensagem de texto na quarta e uma postagem no LinkedIn na sexta-feira.
Passo 4: Diversifique as formas de doar
Todos os doadores são únicos. Alguns preferem realizar suas doações apenas com o que conhece da ONG, através das páginas de doação. Outros, desejam conhecer a equipe responsável pela organização, se aproximar da causa e compreender de forma profunda seu impacto..
Por esse motivo, contar com diferentes comunicações e fornecer formas diversificadas de doar garante que você possa oferecer uma boa experiência para todos os casos.
Permita que os doadores cliquem em um botão, sincronizem suas informações de login de pagamento e continuem o dia. Afinal, quanto mais etapas você introduzir no processo, menor será a probabilidade de seu doador concluir o processo de doação – e você não quer deixar dinheiro valioso na mesa.
Aqui estão alguns métodos de pagamento que são importantes:
- PIX e pix recorrente
- Débito em conta
- Cartão de crédito e débito
- Boleto
- Transferência bancária
Passo 5: Utilize as últimas tecnologias para a captação de recursos
As soluções Trackmob foram desenvolvidas especialmente para as organizações do terceiro setor para que todo o processo de captação, da aquisição ao gerenciamento de pagamentos, integrações com CRM e inteligência de dados possam funcionar de forma simples e eficiente no dia a dia.
Aqui estão algumas formas de utilizar as nossas soluções para impulsionar sua campanha de fim de ano:
- Crie uma página de doação personalizada;
- Forneça maneiras diversificadas de doar com ferramentas integradas de processamento de pagamentos de doações;
- Organize eventos de captação de recursos presenciais, virtuais e híbridos
- Aproveite o software do Portal do Doador para incentivar a participação dos apoiadores na campanha;
- Capacite seus apoiadores a doarem sem esforço ao longo do tempo com opções de doações recorrentes.
Passo 6: Aproveite o impulso das campanhas do dia de doar
O dia de doar é uma data importante para a captação. Aproveite a data para um lançamento massivo e impulsionar sua última campanha do ano, unindo os dois esforços.
Alguns pontos que podem ajudar nessa união de forças são:
- Alinhe sua marca: use recursos visuais, mensagens e nomes de campanha complementares;
- Comunique a relevância: mostre aos doadores como o Dia de Doar é importante para atingir suas metas de doações de final de ano e como a generosidade sustentada após o evento pode mobilizar um impacto maior;
- Aproveite os mesmos canais: pense nas mensagens de final de ano como uma continuação da conversa, em vez de iniciar um novo tópico.
5 exemplos incríveis para inspirar sua campanha de fim de ano
Selecionamos alguns exemplos de organizações brasileiras que estão realizando um trabalho incrível. Anote as referências e se inspire a criar outras campanhas também.
SP Invisível
O Natal Invisível é uma campanha de final de ano promovida pela SP Invisível que busca resgatar o verdadeiro espírito natalino para aqueles que enfrentam a difícil realidade das ruas.
Neste ano, a campanha pretende alimentar 5 mil pessoas e criar uma noite memorável para quem está em situação de extrema vulnerabilidade.
A divulgação da campanha acontece principalmente no Instagram através de diversos formatos de conteúdo, incluindo depoimentos tocantes de pessoas em situação de rua, que compartilham suas histórias e desafios.
Essa abordagem humanizada tem o intuito de conectar os doadores à realidade da população vulnerável, tornando a causa mais próxima e pessoal.
Além disso, os depoimentos são acompanhados de apelos diretos para doações, incentivando a comunidade a contribuir para a construção de um Natal mais digno.
Gerando Falcões
A Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social, destaca na campanha de final de ano a realidade das famílias em extrema pobreza, desafiando a visão comum apresentada nos comerciais.
A luta da organização contra a pobreza é constante, e cada doação é direcionada aos projetos que visam construir um futuro melhor nas favelas.
A divulgação desta iniciativa está acontecendo nas redes sociais, conectando ainda mais pessoas a essa causa nobre.
Teto
A TETO busca construir moradias dignas para famílias em vulnerabilidade. Com doações mensais a partir de R$55,00 ou pontuais a partir de R$75,00, o doador faz parte dessa grande transformação e ainda recebe uma camiseta exclusiva da organização.
Para divulgar a campanha, a TETO usa o poder do digital de forma criativa e impactante. Seus conteúdos mostram o dia a dia dos voluntários construindo moradias, histórias reais de pessoas impactadas, além de aproveitarem de memes e músicas populares para gerar visibilidade e engajamento para a causa.
Hospital Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe promove uma campanha de final de ano especial em parceria com o Park Shopping Barigüi, em Curitiba.
Um espaço do shopping foi transformado com uma árvore de Natal repleta de cartas, cada uma representando uma oportunidade de impactar positivamente a vida das crianças atendidas pelo hospital. Ao escolher uma carta, as pessoas têm a chance de contribuir e tornar o Natal dessas crianças ainda mais especial.
A organização divulgou um vídeo criativo para essa campanha nas redes sociais, e essa fusão inteligente de experiências offline e online não apenas ampliou o alcance da organização, mas também proporcionou uma conexão mais profunda entre a comunidade e a causa.
Pymp my carroça
O “Pimp Estoque”, campanha de final de ano da organização Pimp my Carroça em parceria com a Larga Galeria, busca dar nova vida a objetos descartados.
Os catadores recolhem as peças descartadas e conduz ao galpão da organização. Lá, em colaboração com artistas e marceneiros, aprimoram suas habilidades para transformar esses itens descartados em peças únicas e reimaginadas.
Aqueles que adquirem as peças restauradas contribui diretamente para o trabalho do catador, fortalecendo essa atividade e promovendo a economia circular.
A campanha ganha visibilidade por meio de conteúdos nas redes sociais, aproveitando a força online.
Além disso, a organização promove uma experiência mais tangível ao criar uma feira, proporcionando às pessoas a oportunidade não só de contribuir, mas também de acompanhar de perto essa iniciativa incrível de forma presencial.
Agora que você está preparado para construir uma campanha de final de ano transformadora, aproveite o nosso guia completo de réguas de comunicação e crie mensagens poderosas para disseminar a sua causa.