Preparar a equipe de captação melhora seus resultados e cativa os doadores
É um erro acreditar que para conseguir doadores nas ruas basta sair pedindo por aí. Há toda uma preparação da equipe de captação por trás dessa tarefa que visa conquistar levar uma pessoa abordada a realizar uma doação para um projeto da sua organização. O antigo anterior a esse que você está lendo também faz parte da série de captação F2F e diz respeito a como começar a captar.
Uma das etapas desse planejamento está relacionado à criação e desenvolvimento de uma equipe que ajude você a captar. Diferente do que você pode pensar, a equipe não precisa ser muito grande, na verdade, quando se está começando, um número grande de pessoas pode atrapalhar.
É importante saber que qualquer colaborador pode e deve ser um captador, mas nem todos estão preparados para isso. Dessa forma, uma das dicas para iniciar a prática do F2F na sua ONG é definir corretamente como a sua organização deve se portar na abordagem, para que todos estejam alinhados e trabalhando da mesma forma.
Índice
Este índice foi feito para que você possa consumir o nosso conteúdo da melhor maneira possível. Com ele, você é direcionado apenas para o tema em que está interessado ou pode continuar sua leitura mais tarde. Sente-se em um local confortável e bons estudos!
Preparando a equipe de captação
Antes de qualquer coisa, você precisa saber se as pessoas que estão compondo a sua equipe de captação realmente desejam realizar esse trabalho. É importante que a vontade e perseverança estejam alinhadas nos captadores, pois o dia a dia nas ruas não é tão fácil como parece e pode desmotivar alguns deles.
Um tratamento emocional feito através de um discurso motivacional pode ser um grande aliado. Sendo assim, pesquise e crie um ritual antes de cada dia de trabalho, como uma conversa, alinhamento de propósito e reforço de objetivo. A equipe precisa estar determinada a enfrentar diversas complicações ao longo do dia, como pessoas que as ignoram, chuva, frio, calor, e muitos nãos pela frente. Fato é que essas pessoas devem saber desses desafios e mesmo assim estarem dispostas a realizar esta tarefa.
A partir disso, observando as pessoas que trabalham na organização e desejam captar ou se for contratar novos colaboradores para ajudar nesse trabalho, você precisa definir alguns tópicos para unir a melhor equipe de captação a fim de melhorar consideravelmente o seu resultado. Veja quais são esses tópicos:
Perfil do captador
Antes de conversar com as pessoas para criar a sua equipe, é necessário determinar qual o perfil ideal dos captadores da sua organização. Esse é um trabalho que necessita de empatia para gerar resultados, por isso, o captador precisa ter carisma, persistência, ser claro e objetivo, ter firmeza na fala e estar preparado para poder responder a perguntas diversas que as pessoas podem fazer.
O captador não pode ter timidez para poder abordar as pessoas e informá-las da melhor forma possível sobre o projeto. Caso você perceba que uma pessoa se enquadra nesse perfil, mas é tímida para conversar com desconhecidos, ajude ela a enfrentar esse problema e poder trabalhar tranquila.
O captador também precisa ter postura e passar integridade, já que é através dele que a pessoa vai ser impactada pela sua organização.
Oratória
Abordar pessoas nas ruas precisa de velocidade e objetividade unida ao carisma e empatia. O captador tem que manter um tom de voz mediano, sem impor nenhuma afirmação, porém passar firmeza em tudo o que falar.
Outro fator que agrega valor numa apresentação é a gesticulação. Falar enquanto move os braços e passa intensidade através das expressões faciais prende a atenção das pessoas e toma espaço, não deixando que o possível doador se disperse e fazendo com que ele realmente confie em questão de segundos no captador. Essa técnica também pode atrair outras pessoas que acabam ficando curiosas com a cena.
O roteiro de fala que você produzir precisa ser o mais natural possível. Um diálogo decorado passa desconfiança e nenhuma firmeza, além de provocar esquecimento de dados importantes. É difícil prender uma pessoa na rua com falas programadas e muito rebuscadas. O captador deve utilizar o palavreado usual que se adeque ao perfil do doador impactado.
Liderança
O líder da equipe de captadores precisa ser extremamente organizado e ter boas histórias motivacionais voltados a esse trabalho para compartilhar com o restante do time. Ele deve ser aquele que move os captadores a continuar tentando angariar doadores e também coloca a mão na massa indo para as ruas junto com o time e auxiliando quando um captador quando precisar.
Essa pessoa é a que mais tem que estar preparada para responder qualquer dúvida de um possível doador, para que possa prestar a ajuda necessária aos colegas e ser o exemplo, passando mais confiança ao restante do time.
O captador face to face
A captação F2F é a que mais gera proximidade com as pessoas e mostra que a sua organização está realmente trabalhando pela causa. Veja esse artigo sobre o que é e para que serve a captação F2F para entender melhor sobre isso.
Por esse motivo, o captador precisa ser transparente, dedicado, organizado e sempre ter um sorriso no rosto. A abordagem é feita sumariamente devido à empatia. Se a pessoa que estiver passando na rua não sentir confiança em conversar com o captador, vai simplesmente ignorar e apertar o passo.
O olhar e a expressão são as primeiras coisas que a pessoa a ser abordada observa no captador, se houver a conexão empática, as chances de a pessoa parar são muito altas. Mesmo que não haja a doação, você consegue adicionar os dados dessa pessoa e receber ela como um lead, mantendo o contato para que se torne doador posteriormente.