O Instituto Vini Júnior é uma organização sem fins lucrativos idealizada pelo jogador do Real Madrid Vinícius Júnior, sua família e amigos. Desde que o jogador assinou o primeiro contrato profissional, a família começou a ajudar algumas pessoas e instituições em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde o Vini nasceu e foi criado. O instituto foi criado em julho de 2021 e o objetivo era começar um trabalho para transformar a longo prazo a vida dos jovens da região.
O Instituto Vini. Jr está apoiado em três pilares: educação, tecnologia e o esporte.
Educação como base
Para a OSC, a educação pode ser um agente poderoso de mudança, mas que só pode ser alcançada por uma via de mão dupla, em que os interesses e repertórios dos alunos são tão importantes quanto as disciplinas escolares. Ao mesmo tempo acreditam que é necessário incentivar a capacidade dos educandos se reconhecerem como indivíduos autônomos e responsáveis, capazes de interagir com o mundo e promover seu próprio desenvolvimento. A ONG também acredita na prática pedagógica que valoriza as experiências e histórias de cada criança, respeitando suas individualidades e visões de mundo.
Tecnologia como ferramenta
Para o instituto, as crianças e adolescentes são os principais protagonistas de uma nova Cultura Digital. A tecnologia é vista como uma ferramenta para apoiar a autonomia no estudante.
Esporte como linguagem
No contexto educacional, o esporte não é visto apenas como uma prática, mas uma linguagem universal e atemporal, capaz de atrair e conduzir os estudantes em processos de ensino e aprendizagem. O tema esporte é tema para estudantes se conectarem com o aprendizado por meio de jogos digitais desenvolvidos para aprendizagem e a “gamificação” que tem o poder de facilitar e estimular o aprendizado.
No ataque: campanha de captação de aniversário do Instituto Vini Jr
A campanha ocorreu no mês de junho de 2022 e consistia em uma rifa da camisa do Real Madrid autografada pelo craque. A divulgação incluiu um grande nome da cena popular e do futebol jornalístico atual: Casimiro Miguel. Ele fez o anúncio durante uma live no dia 12 de junho. O canal do jornalista no YouTube foi o único não tradicional autorizado a transmitir os jogos da copa, tamanha sua influência.
Entre os fatores cruciais para o sucesso da campanha estão: a presença de uma recompensa direta para o doador, a divulgação por personalidades importantes e uma estrutura adequada para captação online.
Outro ponto importante foi o período de realização da campanha: a rifa foi idealizada logo depois do Vini Júnior marcar o gol da vitória e levantar a taça da Champions League junto ao Real em maio. Com isso ele obteve maior visibilidade e se destacou ganhando o prêmio de melhor jogador jovem da Champions League pelo quadro de Observadores Técnicos da Uefa.
Ademais, a entrega da camisa foi realizada durante o jantar beneficente de comemoração de um ano do Instituto Vini Jr o evento também incluiu um leilão, e entre as peças havia chuteiras e camisas autografadas por vários craques, entre eles Ronaldinho Gaúcho. Assista aqui o relato bem humorado do Casimiro sobre o evento.
O sorteio foi feito ao vivo no Instagram do Instituto Vini Jr e o resultado foi anunciado nas suas redes sociais.
As transações para o instituto foram realizadas pela Trackmob que se preparou junto ao time de captação do Instituto para receber grandes volumes de doações. A equipe da Track fez uma última review e testes da plataforma backoffice. Ao todo, mais de 400 pessoas participaram do sorteio.
Página de doação
Analisando a página de doação do Instituto podemos perceber boas práticas que aproximam o doador da causa e geram uma boa experiência de doação.
O Instituto estimula a recorrência por meio da caixa de seleção com pré-selecionada na opção de doação “mensal” como padrão. A página dispõe de vários valores para doação. A imagem em destaque está em boa qualidade e mostra crianças reais ajudadas pelo instituto.
Além disso, na barra lateral é possível ter mais informações sobre o trabalho sem sair da página. Os passos são simples e o formulário não é muito longo.
Na base: a estrutura da campanha recorrente
Além da campanha, o Instituto Vini Jr continua mandando bem e usando estratégias de marketing para captação. Atualmente ele possui uma série de “planos” de doação, cada um oferece uma série de benefícios diferentes para o doador. A estratégia empregada chama-se gamificação e utiliza as técnicas de jogos para tornar uma tarefa mais prazerosa.
Observação foto em destaque retirada do site do Instituto Vini Jr*
Utilize as dicas para criar a sua própria campanha com as soluções da Trackmob.