A captação de recursos gera melhores resultados com a realização de um bom gerenciamento
Gerenciar corretamente a organização é uma das coisas mais importantes a se fazer quando tem a ideia de realizar um bom trabalho na captação com pessoa física. A grande questão é que muitas OSCs não sabem ao certo como fazer isso e tentam realizar tarefas que acabam por não ter uma eficiência muito alta nesse quesito.
Muitas pessoas acham que é um tanto quanto complexo realizar esse trabalho, porém se engana quem pensa isso, já que atualmente existem ferramentas que facilitam muito a gestão e possibilitam uma visualização muito mais ampla e precisa das estratégias que devem ser adotadas pela OSC para melhorar o trabalho.
Veja a seguir como uma ferramenta como um CRM pode ser muito eficiente no seu dia a dia, não só na questão de gerenciar melhor a sua OSC, mas também como melhorar a proximidade dela com o público.
Como gerenciar uma organização?

A gestão da OSC não é tão difícil quanto parece. É basicamente você ter uma visibilidade ampla de tudo o que acontece na organização e como pode ser melhorada alguma tarefa para que consiga captar cada vez mais recursos e impactar de forma incrível na causa em que atua.
Existem alguns tópicos muito importantes de serem analisados nesse momento de gestão, vamos apresentar eles logo abaixo para que você entenda melhor como essa visibilidade pode ser essencial para o crescimento da OSC:
- Quantidade de doadores ativos
O número de doadores ativos na sua organização mostra se eles estão satisfeitos e acompanhando o seu trabalho regularmente. Você pode trabalhar para manter essas pessoas ajudando mensalmente sempre e ainda realizar um exercício de incentivar que elas compartilhem ser doadores para que atraia novos públicos para você.
Observar esse número mês a mês é importante para que você entenda se os doadores costumam continuar doando sempre ou se há algo de errado para que alguns desistam de ajudar. A partir disso, você consegue entrar em contato com os seus doadores e entender o motivo de não realizarem mais a doação, sendo que, em alguns casos, consegue até reverter a situação e manter a ajuda mensal dessas pessoas.

- Quantidade de doações recebidas mensalmente
É importante saber os valores recebidos mensalmente para que você possa administrar para a quantidade possível de investimento em projetos e manutenção da sua organização. Sem esse número correto, as chances de acabar errando o planejamento financeiro é alta, o que pode acarretar em dívidas e outras situações ruins.
Essa informação é utilizada até mesmo para realizar a transparência com seus doadores, mostrando o que a sua OSC está fazendo com as doações e como estão impactando o mundo, gerando mais orgulho e confiança no seu público e conquistando outras pessoas interessadas em ajudar você.
- Quantidade de doadores únicos mensais
Assim como você precisa saber quantos doadores ativos você tem na sua base, também necessita entender quantos doadores únicos aparecem mensalmente. Esse dado ajuda você a gerenciar melhor suas doações únicas e pensar se realmente vale a pena trabalhar com elas, se dão resultado ou são apenas uma tarefa que demanda tempo e investimento.
Sabendo os valores em doação única que você recebe mensalmente, pode ter uma ideia se o número de doadores se mantém próximo, aumenta ou diminui ao longo do tempo e, além disso, descobrir pessoas que têm a possibilidade de se tornar doadores recorrentes. Assim, você consegue entrar em contato com esses doadores e convertê-los a ajudar a OSC mensalmente.

- Campanhas de maior sucesso
Analisando os resultados de cada campanha, você consegue entender qual modelo de apelo funciona melhor com o seu público, que tipo de mensagem essas pessoas gostam de consumir, quais os dispositivos que elas mais usam para entrar em contato com a sua organização e para que formato de projeto gostam mais de doar.
Com essas informações, você consegue melhorar sempre a sua captação, visto que vai moldando as campanhas de acordo com os resultados obtidos das anteriores.
- Campanhas de menor sucesso
Assim como é muito importante saber quais as campanhas de maior sucesso da OSC, também é necessário entender as que não conquistaram bons resultados. Você pode aprender muito com essas campanhas e analisar o que exatamente deu errado para que você não utilize mais da estratégia.
Dessa forma, você vai deixando suas campanhas cada vez melhores e funcionais, atingindo seu público da forma correta e resultando em novos doadores sempre, podendo trabalhar na retenção dessas pessoas e nos projetos que visam transformar o mundo.
CRM – A ferramenta de gestão

A utilização de um CRM na sua organização possibilita que todos aqueles dados sejam analisados com muita facilidade e de forma automática. Se você coleta essas informações manualmente, através de planilhas ou papéis, a tarefa de gestão fica mais complexa e demanda um maior tempo que poderia ser gasto em prol da causa social.
Veja aqui o artigo de motivos para a sua OSC usar um CRM
O CRM fornece uma grande facilidade para pegar essas informações automaticamente, onde você só precisa configurar a ferramenta uma vez e conseguirá gerar relatórios importantes e precisos quando quiser.
Além disso, essa solução ainda oferece opções de envio de SMS e e-mail, o que favorece ainda a comunicação da sua OSC com os doadores, possibilitando estratégias mais eficientes de atração e retenção de doadores.
Nós, da Trackmob, trabalhamos com o Guará CRM, uma ferramenta voltada exclusivamente para o terceiro setor. Veja aqui mais sobre a solução que oferecemos e entenda como podemos ajudar no gerenciamento da sua OSC.
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