Forneça uma experiência incrível e conquiste novos doadores
Abrir uma organização exige muito mais do que a vontade de mudar o mundo, mas resiliência e determinação. É como abrir uma empresa, porém com um propósito valoroso em prol da sociedade e da vida. Ao iniciar um projeto desses, você precisa estar consciente de que irá necessitar trilhar um caminho que pode ser estratégico, sem perder a força de vontade e disciplina.
Captar recursos parece a situação mais simples de uma organização nas ideias iniciais, porém, ao longo do trabalho você percebe que na verdade é uma das mais difíceis tarefas. Difíceis? Não é bem assim, a captação só fica complicada se não for feita com estratégia e resiliência.
O maior desafio, nesse caso, é saber como iniciar na vida de captador. Existe pouco conteúdo no que diz respeito a como começar esse trabalho, fazendo com que muitas pessoas que criam suas organizações não saibam como agir, testando formatos que, muitas vezes, podem dar certo, mas não com o resultado necessário. E isso gera o pensamento de que essa tarefa é muito complexa, levando alguns até mesmo de desistirem da OSC.
Por esse motivo, trouxemos para você esse artigo, a fim de ajudar no início da captação para a sua organização e dar para você um norte de como começar esse trabalho. Fique de forma confortável e uma ótima leitura.
Índice
- Comece pelos seus amigos
- Desenvolva o Pitch
- Chegue em mais doadores
- Gerando uma experiência incrível
- Considerações
Comece pelos seus amigos
A decisão de mudar o mundo ativamente não precisa ser apenas sua. É possível que apenas você num grupo de amizade tenha esse espírito ativo que leva a execução das ações, porém seus amigos estão voltados a ajudar você nessa jornada, mas precisam saber qual a sua necessidade. As pessoas mais próximas de você são as mais capacitadas a se tornarem os primeiros doadores, pois conhecem a sua caminhada e entendem qual o trabalho que você está tentando executar.
Utilize uma planilha em seu computador e anote todos os indivíduos que você acredita que irão ajudar. Marque os dados de contato dessas pessoas e desenvolva qual a melhor abordagem para chegar nelas, sendo por telefone, e-mail ou pessoalmente.
Selecione primeiramente as pessoas que são mais próximas a você e desenvolva o que denominados de Pitch, que é basicamente a forma de abordagem dessas pessoas através da fala. Você precisa envolver o possível doador com a sua fala e então realizar o pedido, demonstrando que você realmente precisa daquela ajuda e que ela é essencial para que você possa continuar o trabalho.
Desenvolva o Pitch
Existem algumas práticas bem interessantes para desenvolver o Pitch. Uma delas é o uso dos chamados Gatilhos Mentais, que são expressões que geram um sentimento no receptor da mensagem. Existem muitos gatilhos, por isso vamos trazer para você aqueles que julgamos mais importantes.
É importante que você saiba que esses gatilhos precisam ser utilizados com cautela e sinceridade sempre. Você deve usar sempre informações verdadeiras para as pessoas, pois assim você irá obter resultados e fazer com que seus novos doadores se mantenham ajudando, e não se frustrem posteriormente ao ver que o que você havia dito não era o que ele esperava. Seja claro e objetivo.
Escassez
Necessidade de escassez para que o seu doador saiba que é uma oportunidade e que deverá acabar logo.
Exemplo: recompensas para cada nível de doação, jantares, ingressos, produtos sociais, kits, apadrinhamentos, entre outros.
Antecipação
Faça o seu doador se sentir privilegiado ao receber um convite antes de todas as pessoas e ofereça diferenciais para estes contatos mais próximos.
Exemplo: diga que você pensou na pessoa porque você sente que ela é especial e tem a certeza de que poderá ajudar, e que ela foi uma das primeiras com quem você conversou.
Urgência
Crie uma necessidade de urgência para que o seu doador sinta-se importante e que o seu papel é fundamental para o projeto acontecer.
Exemplo: já conseguimos 45 doadores para comprarmos a máquina de criar óculos, só precisamos de mais 5 doadores para atingir a nossa meta que precisamos atingir até a próxima semana.
Autoridade
Apresente sua causa ao doador e demonstre quais são as ações que a sua organização está fazendo para reduzir o índice do problema. Mostre profissionalismo e passe segurança ao doador.
Exemplo: mostre para a pessoa como o seu trabalho está sendo efetivo e o tanto de experiência que você já adquiriu lutando pela causa.
Prova social
Traga um exemplo do reflexo do seu trabalho e demonstre que o que você faz resolve o problema de seu doador.
Exemplo: fale para a pessoa sobre um caso de superação da sua causa, de alguém que se beneficiou por conta do trabalho que você faz.
Reciprocidade
Ofereça algo a seu doador em troca da doação e crie neles o sentimento de gratidão e devolução, promovendo a troca.
Exemplo: ofereça um brinde para a pessoa, se ela doar você dá a ela algo para se lembrar dessa benfeitoria. Ou ajude a pessoa em um momento em que ela precisa e peça uma doação em troca.
Afinidade
Apresente um problema que o seu doador se identifique e traga uma solução que faça muito sentido para ele, mostrando que você entende o que ele está passando.
Exemplo: fale como é difícil para você poder realizar uma doação para uma organização também, mas que mesmo assim luta para poder ajudar e não se arrepende.
Outra forma de melhorar o seu pitch é utilizando o Golden Circle, que faz o seu argumento se tornar mais encantador. Se quiser saber sobre isso, baixe o nosso e-book gratuito e comece a utilizar agora mesmo.
Chegue em mais doadores
Ao conquistar os seus doadores iniciais, utilize eles como estratégia para conquistar novos. Ofereça uma experiência boa para essa pessoa que está doando e incentive que ela diga aos conhecidos sobre a sua organização e como é o ato de doar. Assim, essas pessoas atraem os amigos para ajudar a sua OSC também, se tornando influenciadores.
Para isso, é interessante que você esteja nos canais que seu público utiliza. Veja os nossos artigos sobre Presença Digital, site e blog, e-mail Marketing, Redes Sociais, e mídia patrocinada, que você entenderá um pouco mais sobre a importância de realizar trabalhos relevantes nesses canais tão importantes para a comunicação atualmente.
Essa prática funciona como um efeito dominó. Se você gerar uma experiência incrível de doação para essas pessoas, elas irão atrair cada vez mais doadores para você. Porém, para que você tenha resultados cada vez mais satisfatórios, é interessante utilizar ferramentas de gestão de doação e captação.
Gerando uma experiência incrível
Como já dissemos nesse artigo, a base do sucesso de captação da sua organização está no momento em que você fornecer uma experiência incrível ao doador. Fazer isso não é nada difícil, basta conhecer o perfil do seu doador e da sua própria organização. Você pode entender melhor sobre isso baixando os e-books Donor Persona e Brand Persona, totalmente gratuitos.
Entendendo quem é o seu público, você pode começar a fazer suas campanhas e estratégias de captação utilizando o canal que eles utilizam, com o tom de voz propício para essas pessoas, ou seja, utilizando uma linguagem adequada e que os façam entender o quão importante é a doação deles.
É interessante que você utilize soluções como as que oferecemos: o CRM, aplicativo F2F e página de doação. Com a página de doação, você pode captar recursos de uma forma rápida, fácil e agradável para o doador dentro do próprio site da sua OSC. Além disso, você pode utilizar o Google Adgrants e as redes sociais para compartilhar a sua campanha. Saiba mais sobre a página de doação.
O aplicativo F2F facilita o trabalho de captação nas ruas, uma prática muito interessante e funcional. Através de qualquer smartphone ou tablet, você consegue cadastrar as pessoas abordadas na rua e receber a doação no exato momento, com o uso do cartão. Isso facilita, visto que muitas organizações faziam esse trabalho manualmente, gerando uma certa falha na produtividade e falta de foco na causa. Saiba mais sobre o F2F
O CRM permite que você crie um vínculo com seus doadores e seu público, automatizando o envio de e-mails e criando réguas de relacionamento, ou seja, um fluxo de mensagens que você envia para as pessoas lembrando o quanto elas são importantes para a causa e como estão ajudando. Dessa forma, você pode manter seus doadores informados sobre a causa e suas doações, se estão sendo efetivadas, por exemplo. Saiba mais sobre o CRM.
Todas essas ferramentas podem ser interligadas, gerando uma experiência de doação incrível para seus doadores. Assim você consegue manter as pessoas que estão ajudando e trazer cada vez mais novos.
Mantenha contato com seus doadores, envie mensagens para eles dizendo o quanto são importantes. Avise sobre problemas com o cartão ou doações efetivadas e mantenha sempre a transparência sobre o seu trabalho. Lembre-se também que a sua organização é um meio para que o doador possa ajudar a causa que ele se preocupa. Portanto, quando a pessoa doa, não é para a sua OSC, mas sim para a causa. Lembre-se disso.
Considerações
A cultura de doação do Brasil está atrelada ao nosso sistema governamental. As pessoas têm medo de serem surpreendidas por instituições que levam seu dinheiro as deixando no prejuízo, ou seja, têm medo de serem enganadas. Isso sugere que você precisa ser extremamente transparente e demonstrar que o seu trabalho realmente está sendo relevante para a causa que defende.
Esse fato junto do grande crescimento digital demonstra que as organizações estão precisando se atualizar e se inserir na internet. Ter uma rede social, um site institucional e enviar mensagens com frequência são essenciais para uma boa experiência e para ser visto no meio de tantas outras motivações.
Vá atrás dos seus doadores e forneça a eles uma experiência incrível, para que ele se sinta bem realizando a doação e deseje sempre melhorar as formas de ajudar você. Além disso, incentive outras formas de doação, como notas fiscais (nos casos de São Paulo e Paraná).