Quem trabalha no terceiro setor sabe que conseguir doações é um dos principais desafios enfrentados pelas organizações.
Afinal, como convencer alguém a doar para a sua causa?
Primeiro, é importante lembrar da importância de se criar uma estratégia de comunicação que leve o público a se tornar um doador e que leve aquela pessoa que já doou a continuar ajudando.
Ou seja, tudo depende de como você se comunica com quem entra em contato com a sua organização.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como utilizar estratégias de comunicação para conquistar as pessoas e transformá-las em doadoras. Então, se esse é um desafio que você enfrenta no seu trabalho, continue lendo!
Não se trata de convencer
Na verdade, você não deve ter como foco convencer as pessoas a se importarem com a sua causa.
O seu objetivo é atingir quem já tem uma predisposição e vontade de ajudar, mas não conhecem a sua organização.
Existem muitas pessoas que se encaixam perfeitamente no perfil de doador e se preocupam bastante com a causa social que você defende. Acontece que elas não conhecem a sua organização ainda!
Pensando nisso, você precisa criar uma estratégia que visa facilitar o contato com a sua OSC e que gere um interesse no trabalho dessa organização.
Nesse sentido, você precisa entregar as informações necessárias para que as pessoas conheçam a sua OSC e se sintam cada vez mais próximas de você.
O doador precisa confiar na sua OSC
Além de acreditar muito na sua causa, o doador ou a doadora precisa também ter confiança na sua OSC.
Um grande problema enfrentado pelas instituições é a falta de confiança por parte do público.
Segundo a pesquisa “Digital for Good: estudo global sobre modelos emergentes de doação”, desenvolvida pela Universidade de Indiana em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o brasileiro tende a ser cético com relação ao uso do seu dinheiro.
Para que a pessoa se torne uma doadora, então, ela precisa entender muito bem qual será o impacto da sua doação. Por isso, é importante que a sua OSC seja muito transparente e tenha uma comunicação efetiva com os doadores.
A transparência é essencial para construir essa relação de confiança com o doador ou a doadora em potencial.
Segundo a pesquisa Doação Brasil, realizada em 2020, 43% dos entrevistados doariam se soubessem com certeza como o dinheiro é gasto e 32% se soubessem mais sobre as ONGs e suas atividades.
Então deu para perceber que a comunicação é essencial para construir essa relação de confiança, né?
Tanto antes quanto depois da doação, é importante manter esse canal aberto com os doadores e as doadoras para mostrá-los como os recursos estão sendo utilizados, como a OSC atua e quais são os resultados das suas ações.
Além de fortalecer a transparência e se comunicar ativamente com doadores, você pode seguir algumas estratégias para atingi-los e convencê-los a doar.
A importância da criação de conteúdo
A principal forma de chamar a atenção do seu público e levar a sua OSC ao conhecimento das pessoas é através da criação de conteúdo.
Um conteúdo interessante bem feito e que traga informações importantes para as pessoas é essencial não apenas para tornar a sua OSC mais conhecida, mas também para transformar uma pessoa que já se interessa pela causa em doadora.
Assim, o ideal é utilizar diversos tipos de mídia e disseminar seu conteúdo em diferentes plataformas.
Alguns dos canais mais importantes para uma OSC são:
Essas mídias também devem ser utilizadas para promover a transparência, afinal, através delas você pode falar sobre a atuação da sua OSC e mostrar o impacto das suas ações.
Ou seja, ter uma presença digital não é importante apenas para chegar em mais pessoas que podem vir a se tornar doadoras, mas também para compartilhar informações relevantes sobre as ações da OSC para aquelas que já doaram.
Não podemos esquecer que a internet se tornou uma ferramenta essencial para as organizações do terceiro setor, afinal ela pode ser utilizada para promover sua atuação e aumentar a captação de recursos.
Produzir conteúdo para a sua OSC pode ser muito desafiador, mas não se preocupe! Existem algumas ferramentas como a jornada do doador e o mapa da empatia podem te auxiliar nesse processo.
Afinal, através delas você consegue entender melhor o fluxo de doação, ou seja, como a pessoa se torna doadora, e compreender a fundo quem é o público que a organização quer atingir.
Para entender mais sobre essas ferramentas, leia os ebooks gratuitos Jornada do doador e Mapa da Empatia.
Facilitando a doação
Um outro fator importante para aumentar o número de doações da sua organização é facilitar o processo.
Sabe quando você entra em um site e se interessa por um produto, mas tem muita dificuldade em encontrar as informações necessárias para realizar a compra? Nesses casos, é muito comum desistir de gastar o seu dinheiro por ficar com preguiça de clicar em muitos lugares ou preencher informações.
Com doações, acontece a mesma coisa!
Se a sua organização tem um site que não apresenta informações claras sobre como realizar uma doação ou que possui um sistema muito burocrático, as pessoas acabam desistindo.
Por isso mesmo, a Trackmob oferece soluções tecnológicas desenvolvidas para o terceiro setor que servem para facilitar esse processo! Nós disponibilizamos quatro produtos: um CRM, uma página de doação online, o Portal do Colaborador e o Aplicativo Móvel F2F, que converte uma pessoa interessada em uma nova doadora no local onde ela estiver.
Tudo isso torna o ato de doar mais prático e serve para facilitar a vida daquela pessoa que está interessada na OSC, foi conquistada pelos conteúdos e agora está pronta para fazer a sua contribuição!
Doar nos faz pessoas melhores
Uma outra forma de convencer as pessoas a doarem para a sua causa é mostrando que a doação também faz bem para ela!
Ao contribuir com uma causa importante, o doador ou a doadora se sente realizado e, por isso, muitas vezes fica mais feliz.
Para entender mais sobre o assunto, confira nosso artigo Doar nos faz pessoas melhores.
Conclusão
Isso tudo parece ser bem complicado de ser realizado, mas podemos te garantir que não é. Um trabalho como esses é essencial no dia a dia de uma OSC atualmente e existem ferramentas no mercado que facilitam todo esse processo, além de automatizar grande parte do trabalho, como as soluções que nós da Trackmob oferecemos.
Um trabalho como esses é essencial no dia a dia de uma OSC atualmente e existem ferramentas no mercado que facilitam todo esse processo, além de automatizar grande parte do trabalho, como as soluções que nós da Trackmob oferecemos.
Se você não sabe muito bem como começar a captar, não se desespere, isso é natural. Estamos entregando esse tipo de conteúdo para justamente ajudar você com esse trabalho e alavancar a captação daqueles que já o realizam.
É importante que você entenda que não é necessário convencer ninguém a doar, pois existem inúmeras pessoas que estão interessadas em ajudar a causa social que você defende, só precisam saber como encontrar a sua OSC.
Acompanhe o nosso blog sempre, pois postamos materiais exclusivos para o terceiro setor, a fim de melhorar a captação no nosso país e promover a cultura de doação no Brasil. Vamos juntos fazer a diferença e mudar o mundo.