Aprenda como criar um e-mail e aborde o seu doador falando da causa
Escrever um e-mail é algo relativamente simples. Você precisa passar uma informação importante ao seu doador ou realizar o pedido de doação para o público. Porém, na hora que você se depara com um computador e a linha do e-mail fica piscando, parece que a dificuldade aparece. Muita gente acaba desistindo de fazer o e-mail ou deixando ele pouco atrativo por conta de não saber o que escrever no corpo.
O que você precisa saber antes de começar a escrever um e-mail é o propósito dele. A partir disso, você tem que ter a mentalidade de quem irá receber a mensagem e como ela gostaria de ser abordada a respeito do assunto, ou seja, qual tipo de informação iria agradar e manter essa pessoa lendo o texto.
Por isso fizemos esse artigo especial, a fim de ajudar você a melhorar os e-mails da sua organização e conquistar mais doadores, além de mantê-los de forma recorrente. Fique de uma forma confortável e tenha uma ótima leitura.
Índice
A importância de um e-mail
Muita gente acredita que o e-mail morreu ou não tem mais relevância dentro de estratégias de marketing, mas não pensa que, na verdade, esse é um dos canais mais utilizados pela população ao longo do dia a dia. Ao chegar no trabalho, as pessoas abrem o e-mail, este que fica aberto por toda a jornada dele até o momento de ir embora. Além disso, com a atualização do canal dentro dos celulares, a caixa eletrônica está agora mais simples e usual de acessar em qualquer lugar.
O e-mail também é visto pelas pessoas como um espaço para receber mensagens importantes. Quando você está esperando o e-mail de um colega de trabalho ou mesmo de um amigo, geralmente é relacionado a algo importante e relevante no seu dia a dia, tornando o espaço um dos mais importantes para a pessoa.
Sendo assim, o e-mail é o modo de você se aproximar ainda mais do seu público e enviar a eles informações importantes, como os trabalhos que a sua organização realiza, a situação em que se encontra a causa que você defende e a importância da doação dessas pessoas. Porém, os e-mails também precisam ser enviados aos já doadores, a fim de mantê-los doando. Mandar aprovação de doação, aceitação de cartão e boleto gerado, por exemplo.
Atualmente muitas empresas utilizam o meio para enviar mensagens ao público, o que acaba fazendo com que a caixa de entrada fique um pouco cheia de vez em quando, levando a pessoa a descartar diversos e-mails. Porém, antes de fazer isso, ela vai ver cada um dos assuntos da mensagem e definir se pode ser interessante ou realmente deve ir para a lixeira, e é nesse momento que você pode se destacar. Assim, chegamos ao nosso primeiro tópico.
Assunto
O assunto do e-mail é a última coisa que você deve fazer. Isso acontece porque essa é uma das coisas mais importantes da sua mensagem, pois é ele quem vai definir se a pessoa vai abrir ou não o e-mail. Essa chamada precisa convencer o público de que a mensagem é relevante para ele, mas também não pode aumentar nada ou dizer alguma mentira a respeito do corpo da mensagem, ou seja, o que for prometido no assunto precisa ser entregue dentro do e-mail.
Por isso, é importante que você tenha a mensagem toda já criada, para que o seu assunto seja mais assertivo e prometa algo que você entrega na mensagem. É interessante que você pense em uma frase impactante em poucas palavras (um assunto bom, em relação a tamanho, contém entre 60 e 75 caracteres).
Uma prática importante para se adotar no assunto do e-mail é aproximar o doador de você, ou seja, focar no doador. Existem alguns gatilhos mentais que você pode adicionar nesse momento (veja o nosso artigo sobre como começar a captar, onde falamos um pouco sobre isso), como realizar perguntas que provoquem uma sensação na pessoa, adicionar variáveis com o primeiro nome.
Por exemplo, se uma organização está trabalhando com os direitos da criança e irá enviar um e-mail pedindo doação, ele poderia criar um assunto como: João, seja o herói de uma criança! Pronto, esse assunto chamou a atenção da pessoa. Agora, o nosso próximo ítem é quem vai convencer ele a continuar lendo a mensagem.
Título
O título de um e-mail é a primeira argumentação que o público se depara ao decidir abrir a mensagem. Por esse motivo, ela precisa reforçar o assunto e chamar ainda mais a atenção da pessoa para continuar lendo. Você pode optar a adicionar esse título antes de iniciar a mensagem ou partir direto para o corpo em si, depende do quão importante você julgue adicionar o título no momento.
Com o título, você precisa deixar claro ao doador que focará na causa que você defende dentro da mensagem, e que trará informações importantes e relevantes para ele a respeito desse tema. O intuito do título é apenas despertar ainda mais curiosidade e interesse no leitor.
Continuando o mesmo exemplo anterior, um título possível seria: Milhares crianças passam fome nesse momento, e você pode salvar uma delas! Perceba que nesse momento a pessoa já está interessada em se tornar um herói e essa ideia é reforçada no título, demonstrando que há uma forma real de isso acontecer e despertando ainda mais atenção do leitor para descobrir como ele pode fazer para salvar a criança.
Corpo
É no corpo do e-mail que você coloca o seu argumento e discorre sobre a causa e seu trabalho. A primeira grande dica para o corpo é focar na causa. Saiba que o doador não ajuda porque quer ver a organização saudável, ele doa para a causa. Então, é necessário que você evite ficar falando sobre a sua OSC ou pedindo ajudas e declarando que quem fará o trabalho é você.
Faça com que a pessoa se sinta parte dessa mudança, que está definitivamente inserida na luta pela causa junto com a sua organização. Mostre a importância e o propósito da doação da pessoa para a sua organização falando sobre como ela pode ajudar. Deixe claro para a pessoa que é ela e você quem está lutando pela causa, e use esses pronomes no meio do texto.
Ainda continuando o mesmo exemplo, a mensagem do corpo do e-mail ficaria assim:
Oi, João, tudo bem?
Existem inúmeras crianças atualmente que estão passando por dificuldades complicadas e precisando de uma atenção. Esses pequenos têm fome, são maltratados e muitas vezes não tem um lar para morar.
A nossa organização trabalha para melhorar a vida dessas crianças, mas só conseguimos ter impacto se você estiver junto conosco. Se você realizar uma doação, conseguirá ser o herói de uma delas, contribuindo para um futuro melhor e permitindo que esses pequeninos possam ter a esperança de uma vida boa. Doando, você consegue proporcionar a eles:
30 livros infantis por R$ 40,00
20 Kits Médicos por R$ 50,00
30 refeições por R$ 60,00
Doe agora e contribua com a transformação na vida dessas crianças.
Agradecemos de coração, e as crianças também.
Att,
Organização.
Considerações
Assine sempre com o nome da organização, porém utilize uma linguagem mais próxima e humanizada com o público. É nesse momento que você está mais íntimo da pessoa e pode criar uma relação amigável e empática. Coloque o propósito e a causa acima de tudo no momento que estiver escrevendo o e-mail e demonstre os benefícios que a pessoa irá conceder para a causa.
Não se esqueça de destacar os links que você adicionar na mensagem. Incentive o clique da pessoa utilizando palavras como “clique aqui”, “doe aqui” ou “baixe aqui”. Coloque esses links dentro de botões que chamam a atenção da pessoa.
Evite colocar links inteiros dentro do e-mail, pois não é atrativo e pode levar a uma má taxa de cliques. Por último, mas não menos importante, mantenha o propósito da sua organização sempre em destaque. Saiba como fazer isso utilizando um método chamado Golden Circle, baixe o nosso e-book e saiba mais sobre isso.
Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos como esse. Compartilhe com as pessoas que você acredita que precisam dessa mensagem. Esperamos que o artigo possa ter ajudado você a melhorar os e-mails da sua organização e que eles possam aumentar a sua captação.