Saiba como criar uma campanha de vaquinha online e impulsionar a captação de recursos da sua ONG.
Quando falamos de geração de impacto, cada doação conta. Ainda mais quando milhares de contribuições se juntam para formar um volume estável e previsível de valores arrecadados para a causa.
A vaquinha online — ou crowdfunding — pode funcionar da mesma forma, reunindo inúmeras pequenas doações para criar uma força para o bem, à medida que as pessoas somam recursos para levantar um valor específico para um objetivo muito claro.
Contudo, é essencial ter em mente que toda vaquinha online bem sucedida começa com uma boa história. Seja arrecadando recursos para uma ajuda humanitária de emergência ou apoiando famílias afetadas por algum desastre natural. É fundamental ilustrar o problema, articular a solução e desenvolver ligações emocionais com os apoiadores da sua causa para que eles ajudem a sua organização a atingir seus objetivos.,
Afinal, as doações acontecem com base em três pilares:
Neste artigo, aprenda como criar uma campanha de vaquinha online e impulsionar a captação de recursos da sua ONG.
O que é uma vaquinha online?
A vaquinha online é um tipo de captação de recursos em que as pessoas reúnem contribuições financeiras para alcançar um objetivo claro: ajudar uma organização a alcançar alguma meta, comprar um equipamento, coletar recursos financeiros para uma situação de emergência, entre outros. Esse tipo de captação ocorre por meio de uma plataforma digital.
Nesta plataforma, organizações do terceiro setor divulgam suas campanhas de arrecadação, permitindo que aqueles que se identificam com a causa contribuam com doações financeiras.
Esse método também é conhecido como financiamento coletivo ou crowdfunding e se popularizou devido ao seu amplo alcance e facilidade de uso.
Quanto custa criar vaquinha online?
Existem muitas plataformas online que possuem os recursos necessários para divulgar uma causa e/ou ação de captação de recursos.
Geralmente, ao criar vaquinha online, não há nenhum custo pela divulgação da campanha de arrecadação.
Mas, à medida que você recebe as doações para o seu projeto, taxas entre 4% a 15% (conforme a plataforma escolhida), podem ser aplicadas sobre o valor arrecadado.
Essa cobrança é realizada para custear as operações da plataforma e para o processamento de pagamentos.
Como criar vaquinha online bem-sucedida
Como vimos até aqui, a captação de recursos através de plataformas online é uma estratégia com foco em alta performance.
Contudo, o sucesso das campanhas de vaquinha online vai muito além de simplesmente publicar um anúncio em uma plataforma ou colocar uma página de doação no ar. Como qualquer campanha de captação, há muito trabalho e estratégia envolvidos.
Consiga o máximo de resultados com a sua vaquinha online utilizando as dicas a seguir. Tenha essas práticas recomendadas sempre em mente ao definir novas metas para sua ONG e consulte-as com frequência ao refinar sua estratégia.
1. Tenha um objetivo claro
O que você deseja alcançar com a sua vaquinha online?
A resposta para essa pergunta precisa estar muito clara, e se você não a possui, nós indicamos que você utilize o método SMART.
O método SMART irá garantir que o objetivo da campanha divulgada seja específico, mensurável, alcançável, relevante e com um prazo definido.
Por exemplo, em vez de simplesmente desejar “captar recursos para uma causa”, um objetivo SMART para a sua vaquinha seria “arrecadar R$ 10.000 em três meses para fornecer abrigo aos animais em situação de rua”.
2. Conheça seu público para potencializar as ações
Um dos primeiros passos para construir, lançar e sustentar uma vaquinha online de sucesso é conhecer o seu público. Para ajudar a identificar seus doadores, mapeie questões importantes como:
- Para quem a campanha será destinada?
- Quais são as características do doador ideal da sua ong?
- Quem são as pessoas que geralmente mais engajam nas suas campanhas?
- Quais são os melhores canais de aquisição e relacionamento?
- Quais são os dados demográficos das campanhas já realizadas?
Reunir essas informações sobre o seu público pode ser um desafio, mas com certeza ajudará você a levar sua estratégia para outro nível de performance.
Além disso, procure segmentar os doadores existentes na sua base.
- Doadores únicos
- Doadores recorrentes
- Doadores por campanha
- Recentes
- Campeões
- Leais
- Potenciais leais
- Promissores
- Precisam de atenção
- Prestes a ‘hibernar’
- Não posso perdê-los
- Hibernando
- Em risco
- Perdidos
É importante entender exatamente com quem estamos falando, uma vez que solicitações generalizadas, normalmente, não geram os mesmo resultados do que as personalizadas.
Assim, uma estratégia sólida de segmentação pode auxiliar na transmissão da mensagem certa, para pessoas certas e no momento certo para aumentar as doações.
Depois de identificar quem compõe sua base de doadores, considere realizar comunicações para seus doadores mais leais para estabelecer um impulso inicial. Solicitações direcionadas, não apenas terá uma repercussão positiva, como também irá estabelecer uma prova social antes de divulgá-la ao público geral.
3. Escolha a melhor plataforma
Você não deve escolher uma plataforma para a sua vaquinha online sem realizar uma boa pesquisa. O conjunto certo de ferramentas e soluções pode ser a diferença entre atingir suas metas ou não.
Lembre-se que o sucesso da sua vaquinha é impulsionado pela sua equipe, recursos disponíveis e apoiadores, além de contar com sua estratégia macro de captação de recursos e marketing.
Se você contar com uma equipe menor, pode ser necessário considerar uma solução que forneça alguns templates para trabalhar, ou ainda uma equipe proativa de atendimento ao cliente que possa fornecer suporte ao longo do caminho. Da mesma forma, é importante considerar as opções de customização de cada plataforma, uma marca consistente, formas de mostrar o impacto, a experiência de doação, além das taxas de processamento de pagamento da plataforma.
De forma resumida, no seu processo de decisão, considere:
- Funcionalidades: opções de personalização da campanha, de compartilhamento social e relatórios detalhados de doações.
- Reputação e confiabilidade: experiência em hospedar campanhas de arrecadação de sucesso e políticas claras de proteção a dados.
- Facilidade de uso: interface intuitiva e fácil de usar, tanto para ONGs quanto para os doadores.
- Suporte ao cliente: suporte abrangente para resolver quaisquer problemas ou dúvidas que possam surgir durante a criação e execução da vaquinha online.
4. Inspire-se em outras vaquinhas online
Outra ação que não deve ser subestimada é a de observar as características das vaquinhas online que foram bem-sucedidas como fonte de aprendizado e inspiração.
Se atente, principalmente, a esses elementos:
- Título: verifique como o título introduziu a campanha. Aspectos como clareza, apelo emocional, relevância, transparência, foram aplicados?
- Storytelling: observe como a narrativa foi construída (mensagem, ambiente, personagem e conflito), qual o sentimento gerado e quais elementos textuais favoreceram esse cenário.
- Recursos visuais: avalie a qualidade das imagens, vídeos utilizados e como eles contribuíram para o apelo emocional da campanha.
- Engajamento: analise como as campanhas incentivaram a participação e a interação dos doadores. A ONG criou grupos exclusivos? Ofereceu recompensas?
5. Forneça histórias de impacto da sua causa
Quando o assunto é mostrar o impacto real da sua organização para novos contribuintes na sua vaquinha online, faça isso desde o início da jornada de doação até a conclusão da doação.
Uma forma de incentivar as doações, é mostrar o quando as contribuições irão impactar os beneficiários.
Quando alguém doa para uma organização, está dizendo que sua causa é importante para ele. Torne mais fácil para seus doadores divulgarem seu impacto e comemorarem que estão fazendo a diferença.
Considere enviar alguns recursos aos seus apoiadores após a conclusão da doação para incentivar uma divulgação contínua. Por exemplo, você pode enviar um e-mail com fotos personalizadas das ações da sua ONG ou um documento que conta a história da sua organização.
O importante aqui é que você os ajude a se sentirem orgulhosos da doação, para que possam inspirar amigos, familiares, colegas de trabalho e diversas outras pessoas a também considerarem ingressar na sua comunidade como doadores fiéis. Isto também contribui muito para a gestão dos doadores, aumentando as chances de retorno em campanhas futuras.
6. Divulgue a sua vaquinha online
Uma ação que você não deve ignorar é a de utilizar canais de comunicação para divulgar a vaquinha online e ampliar o alcance do seu projeto.
Nesta etapa, é importante considerar em qual canal a sua audiência está mais ativa, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, além de e-mails, blogs e sites de ONGs.
Com a definição de quais canais você irá atuar, a divulgação da vaquinha online deve ser apoiada pelo desenvolvimento de conteúdos relevantes e envolventes. Ou seja, não é estratégico apenas enviar o link da sua vaquinha online para a sua base de contatos.
Para ser mais assertivo na criação desses conteúdos, é fundamental mapear a jornada de doação, entendendo as etapas que o doador passa desde o conhecimento da sua ONG até a doação efetiva.
Com base nesse mapeamento, é possível determinar os temas dos conteúdos, a frequência mais adequada de publicação e os canais mais eficazes para alcançar cada etapa da jornada.
Além disso, o poder do compartilhamento não deve ser subestimado!
Incentive seus seguidores e apoiadores a compartilharem o conteúdo da vaquinha online em suas redes sociais e contatos pessoais.
Por fim, para manter uma divulgação organizada e consistente, é recomendável criar um calendário de divulgação.
Esse calendário deve incluir temas e formatos de conteúdo, datas e horários para as postagens em cada canal, além dos responsáveis pela criação e agendamento das publicações.
Quando o dinheiro da vaquinha online é liberado?
Campanha divulgada, meta de arrecadação alcançada e uma das perguntas mais comuns é: “E agora, quando posso sacar o dinheiro das doações?”.
A liberação do dinheiro depende da plataforma utilizada para hospedar a campanha, podendo variar de 2 a 15 dias úteis após o seu término.
Geralmente, o processo de liberação segue algumas etapas em comum.
Primeiro, o dinheiro arrecadado durante a vaquinha online fica retido até o término da campanha.
Após o término, a plataforma faz uma verificação para garantir que todas as doações sejam legítimas e que não houve fraudes ou atividades suspeitas.
Uma vez que a verificação é concluída com sucesso, o processo de liberação dos fundos é iniciado.
Isso pode levar alguns dias úteis, dependendo do processamento interno da plataforma e do método de pagamento escolhido pelos doadores.
Os fundos arrecadados são então transferidos para a conta bancária associada à ONG ou ao responsável pela campanha, conforme as informações fornecidas durante o processo de configuração da vaquinha online.
Como garantir a segurança dos doadores
Sabemos que existem inúmeros golpes e fraudes relacionados às vaquinhas online e eles são amplamente divulgados pela mídia.
Isso gera uma crescente sensação de insegurança entre os potenciais doadores, mesmo que estejam diante de causas solidárias realmente legítimas.
Sendo assim, separamos alguns tópicos que você pode implementar para proteger os doadores de possíveis golpes e fortalecer a confiança na sua ONG.
E caso você deseje criar uma vaquinha online, busque plataformas que atendam as medidas abaixo.
- Política clara e transparente sobre a privacidade dos dados dos doadores, explicando como as informações serão coletadas, armazenadas e protegidas.
- Consentimento dos doadores antes de coletar qualquer informação pessoal, garantindo que eles saibam como os dados serão utilizados e oferecendo a opção de não compartilhar suas informações.
- Medidas robustas de segurança para proteger as informações contra acesso não autorizado. Isso inclui criptografia de dados, firewalls e controles de acesso rigorosos.
- Cumprimento de todas as obrigações legais relacionadas à coleta e processamento de dados pessoais presentes na LGPD.
- Realização de testes regulares para identificar e corrigir vulnerabilidades no sistema.
- Protocolo claro para lidar com violações de segurança e notificação imediata dos doadores afetados.
Trackmob: muitos desafios e uma única solução
A Trackmob oferece uma solução completa, segura e desenvolvida especialmente para organizações do terceiro setor.
É isso que você precisa para captar recursos de forma eficiente, garantindo a melhor experiência para os seus doadores!
Além disso, contamos com todas as ferramentas necessárias para você ter total controle sobre os seus processos, atuar com inteligência de dados e eficiência nos meios de pagamento.
Com a nossa página de doação, você está preparado para receber os doadores para a sua campanha de arrecadação. Todas as transações financeiras se tornam seguras com o nosso motor de pagamento inteligente.
Preparado para impulsionar a receita total da sua captação de recursos?