Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender as características desse grupo de pessoas mais dispostas a apoiar a sua causa, é possível direcionar a estratégia de marketing e comunicação da sua organização com mais eficiência.
Com uma boa noção do seu perfil de doador ideal, fica muito mais fácil segmentar seus anúncios e criar peças que vão gerar muito mais engajamento nas redes sociais.
Quer impactar as pessoas certas, que vão se apaixonar por sua causa e contribuir com mais doações para sua organização? Confira as dicas que separamos para auxiliar o seu trabalho! E não deixe de acompanhar os lançamentos do blog da Track e receber conteúdos valiosos para sua captação de recursos.
O que é um doador ideal?
Um doador ideal é um arquétipo de doador que reúne características ideais para sua organização. A partir da compreensão desse doador “exemplo”, você poderá criar uma persona de doador que será usada como base para suas ações de captação de recursos.
Esse perfil é definido por um conjunto de características que os doadores da sua organização têm. Como o objetivo é criar uma persona, o doador ideal é uma pessoa fictícia. Mas as informações do seu perfil serão criadas a partir de um estudo dos doadores que já contribuem com a sua organização.
Ou seja: através da compreensão do perfil dos doadores que têm mais valor para sua captação de recursos, chega-se a um perfil de doador ideal que será usado como referência nas suas estratégias.
Como criar uma persona para seu doador ideal
Para descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG, o caminho mais fácil é criar uma persona. Esse é um trabalho primordial da área de marketing de qualquer organização que oferece maior clareza no direcionamento estratégico.
Para criar uma persona do seu doador ideal, há três etapas básicas:
Analise seus dados
A pesquisa é a primeira e mais importante etapa para criar sua persona. Apenas analisando os dados dos doadores que você já possui em seu CRM, é possível chegar a excelentes conclusões.
Nessa etapa, é preciso realizar uma análise qualitativa aliada à uma análise quantitativa. Seu doador ideal não é aquele único doador que contribui com um valor muito alto para a sua organização. E também não é, necessariamente, aquele doador que mais se engaja nas redes sociais.
Portanto, busque realizar uma análise ampla e consistente. Para entender, em meio aos dados, quais informações caracterizam um doador ideal, há uma série de critérios que deverão ser analisados de forma conjunta.
Defina seus critérios
Antes de efetivamente criar sua persona, é importante definir bem os critérios para definir um perfil de doador ideal. A partir das informações disponíveis, classifique os doadores de acordo com os seguintes parâmetros:
- Valor doado: qual o total do valor doado desde o início do vínculo com a organização;
- Recorrência: com qual frequência o doador realiza uma contribuição com a organização
- Tempo doando: há quanto tempo o doador contribui com a organização e quando foi sua última doação
Esses três parâmetros configuram uma análise de RFM (Recência, Frequência e Monetaridade). Cruzando essas três informações, você irá chegar à conclusão de quais são os doadores com mais valor para a organização (aqueles que pontuaram mais em cada critério).
Tem dúvidas de como realizar essa classificação na sua base de doadores? Entenda como a plataforma da Trackmob automatiza esse processo e simplifica sua análise.
Realize uma pesquisa
Nem todas as informações de um doador ideal serão obtidas com uma análise dos dados. Por isso, é essencial realizar uma pesquisa com entrevistas às pessoas que você classificou como mais valiosas para sua captação de recursos.
Nas entrevistas, busque obter características como:
- Motivação e valores pessoais: entenda exatamente por quê o doador contribui com a organização (motivações pessoais, valores, crenças);
- Ideias e dores: abra espaço para ouvir as ideias do doador, desde sugestões de ações até dificuldades que possui ao contribuir;
- Engajamento: saiba o quão engajado o doador está com a sua organização (além das doações, ele participa de outras ações? divulga as campanhas nas redes sociais? realiza trabalho voluntário?)
- Características pessoais: pergunte ao doador quais locais ele frequenta, como é seu dia a dia, seu trabalho, suas atividades online etc.
Com as informações que obtiver na sua pesquisa, você estará pronto para criar o perfil de doador ideal da sua organização. Para ter um direcionamento mais aprofundado de como realizar a criação da persona, acesse o nosso material sobre Donor Persona e encontre um passo a passo detalhado!
Recomendamos também o estudo de caso da ONG Gestos que publicamos aqui no blog da Trackmob. Nele, você encontrará um excelente exemplo de como o estudo do perfil de doador ideal pode gerar resultados incríveis.
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Criei meu perfil de doador ideal: e agora?
Com a compreensão das características do seu doador ideal, é essencial utilizar esse estudo nas suas ações. Compartilhe os resultados com o time de marketing, comunicação e captação de recursos. Todos poderão direcionar as estratégias e campanhas de forma otimizada se compreenderem bem qual é o perfil de doador ideal.
Para efetivamente aplicar o seu perfil de doador ideal estrategicamente, foque nos seguintes itens:
- Adeque sua linguagem: a partir da compreensão dos valores do seu doador ideal, é importante adequar a sua linguagem. O seu tom de voz deve visar a sensibilização especialmente da sua persona. Isso vai despertar o interesse e a ação das pessoas que se adequam a esse perfil, e, consequentemente, trazer doadores mais engajados e fiéis à sua organização;
- Utilize os canais certos: busque entender quais são os melhores canais para se comunicar com doadores do seu perfil ideal. Esteja onde estão essas pessoas! Invista nos canais e redes sociais que você identificou, na etapa de descoberta, que são os mais frequentados pelos seus doadores ideais.
Além disso, é essencial continuar acompanhando seus resultados e atualizar a sua persona periodicamente. Quando a sua base de doadores crescer, novos insights podem ser obtidos com esse estudo, e você pode até criar várias personas para seus doadores.
Quanto mais compreender o perfil de doador ideal da sua ONG, mais sucesso terá ao buscar novos doadores. Para isso, conte com a ajuda de nossos especialistas em captação de recursos!