Por existir importantes pesquisas internacionais sobre instituições sem fins lucrativos, esses trabalhos são utilizados aqui no Brasil como referência. Mas, felizmente, tem surgido cada vez mais pesquisas em torno da cultura de doação da população brasileira – o que permite que o trabalho do terceiro setor nacional seja baseado em dados mais apropriados, mais próximos da realidade e do comportamento dos doadores brasileiros.
Foi pensando na necessidade de dados ainda mais condizentes com a realidade do Brasil, que resolvemos cruzar os dados de doadores brasileiros (com base da Pesquisa Doação Brasil), conforme as gerações Baby Boomers, Geração X, Millenials e Z, com dados de pesquisas de consumo de mídia no nosso país. Afinal, para cada geração, existem diferentes formas de engajar e de chamar atenção para a causa. Confira.
O consumo de mídia dos doadores brasileiros conforme geração
Distribuição de doadores brasileiros conforme geração
A Pesquisa Doação Brasil dividiu os doadores conforme as faixas etárias acima. Considerando a aproximação com a divisão de gerações, nós temos que, dentre os doadores brasileiros, 47% são Millenials, 22%, da Geração X e 31% Baby Boomers. Apesar de na Pesquisa não apontar dados sobre jovens com menos de 18 anos, essa geração não pode ser ignorada, pois são os próximos doadores, estão vindo com muita vontade de fazer a diferença no mundo, e, por isso, não vamos deixar de falar deles neste post.
Baby Boomers
Nascidos entre 1946 – 1964
Na geração Baby Boomers, encontramos usuários de mídia later adopters, isto é, que eles chegam àquelas mídias que fazem sucesso – por exemplo, o Facebook – um pouco tardiamente: nossos pais, tios e avós chegaram na rede e estão curtindo, comentando, compartilhando e clicando em anúncios. Estão também presentes pelos dispositivos móveis: 49% do público brasileiro entre 52 e 65 anos no Facebook usam apenas o celular para acessar a rede¹.
Baby Boomers no Facebook
São os que mais assistem TV – 193 horas assistidas por mês². Não confiam tanto em interações em redes sociais e são mais desconfiados. Querem saber mais sobre a organização antes de efetuar a primeira doação³. É importante fechar uma estratégia de comunicação que leve essas pessoas para a sua instituição, possibilitando interações que sejam muitos mais ricas e que vá muito além da interação virtual.
Geração X
Nascidos entre 1965 – 1976
Na geração X, destacamos o consumo de jornais e revistas: 39% de leitores dessas mídias impressas no Brasil são homens entre 35 e 54 anos, sendo que 82% do conteúdo lido são notícias locais⁴. Por isso, não se esqueça das ações de assessoria de imprensa.
Além disso, destacamos o potencial de engajamento no Facebook. As pessoas dessa idade com interesses em causas, caridades e atividades de voluntariado curtem e comentam 3,5x mais que a média do público no Facebook, assim como compartilham e clicam em anúncios 4x mais que a média⁵.
Geração X no Facebook
Millenials
Nascidos entre 1977 – 1995
Para os Millenials, destacamos o uso de vídeos digitais: 56% dos expectadores desse formato de mídia são dessa geração e 87% do consumo de vídeos digitais na América Latina são através do smartphones⁶.
Transmissões ao vivos também têm ganhado muita importância: um em cada três usuários latino-americanos assistem conteúdo de streaming, segundo pesquisa realizada em meados de 2015, quando as transmissões ao vivo no Facebook ainda não eram liberadas. Por isso, para atingir esse público, aposte em transmissões ao vivo, usando plataformas como o Facebook Live e o Periscope, que é bem interessante para ganhar projeção nacional e internacional de forma momentânea.
Entre as principais atividades dos internautas estão e-mail, com 68%, redes sociais, 82% e troca de mensagens instantâneas, 84%⁷.
Mas não é só de internet que vivem os Millenials. Dentre ouvintes de rádio, 42% são da classe AB, e, dessa fatia, 21% têm entre 25 a 34 anos. Desse público, 49% do conteúdo consumido são notícias locais. Além disso, 43% das mulheres leitoras de jornais e revistas têm entre 24 e 44 anos⁸, uma boa fatia no Millenials. Por isso, mais uma vez, a assessoria de imprensa se torna relevante.
Geração Z
Nascidos a partir de 1996
Os jovens estão vindo com muita vontade de fazer a diferença, por isso, não podem passar despercebidos. Têm costumes de consumo de mídia muito característicos: na geração Z, o apelo de conteúdos visuais é ainda mais forte que entre os Millenials. Eles têm o costume de checar seus smartphones dezenas de vezes por dia.
Usam muito mensageiros e redes sociais que tenham grande apelo visual, principalmente o Snapchat. Com o recurso adotado recentemente pelo Instagram, o Memories, que é similar ao Snapchat, a participação nessa rede também deve aumentar. Não deixe de explorar este recurso na sua instituição.
Conclusão
Listamos aqui os principais insighs do cruzamentos de dados de consumo de mídia e de doadores brasileiros:
- Geração Millenials (47% dos doadores brasileiros): Vídeos Digitais, Transmissões ao vivo, Rádio, Email e Redes sociais;
- Geração Baby Boomers (31% dos doadores brasileiros): Facebook, Assessoria de Imprensa, ações offline;
- Geração X (22% dos doadores brasileiros): Alto potencial de engajamento no Facebook e Assessoria de Imprensa;
- Atenção para o design responsivo das suas páginas: no Facebook, por exemplo, vimos que, mesmo entre a geração Baby Boomers, o uso de dispositivos móveis é maioria. 87% do consumo de vídeos digitais na América Latina são através do Smartphones;
- Assessoria de Imprensa: sempre requente a imprensa com notícias sobre a causa que você defende e sobre o trabalho da sua instituição para estar presente no noticiário local;
- Um dos conteúdos mais consumidos na mídia impressa, é referente a celebridades. Não deixe de buscar parcerias com pessoas de grande visibilidade que possam potencializar o alcance da sua causa.
Referências
¹ Facebook Insights
² Revista Galileu – O que você, seu pai e seu avô fazem na internet
³ Classy – Generational Giving
⁴ Kantar IBOPE Media – O consumidor de Mídia Brasileiro
⁵ Facebook Insights
⁶ IAB Brasil – Estudo IMS – Video in LATAM
⁷ Kantar IBOPE Media – O consumidor de Mídia Brasileiro
⁸ Kantar IBOPE Media – O consumidor de Mídia Brasileiro