Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas estratégias para viralizar nas redes, você irá alcançar mais pessoas e pode convertê-las em doadores.
Redes sociais como o TikTok, rede social baseada em vídeos curtos, e a Twitch.tv, focada em transmissões ao vivo de jogos, são alguns exemplos de mídias sociais que vêm ganhando relevância. No entanto, a maioria das organizações ainda não está dando atenção a esses canais com grande potencial de viralização.
Porém, aumentar seu alcance não significa necessariamente conseguir mais doadores. Por isso, é preciso ir além do objetivo de viralizar nas redes sociais. Converter seguidores em doadores não é uma tarefa simples, mas vamos te inspirar com algumas dicas e exemplos.
Além dessas plataformas que estão ganhando destaque, há formas de divulgação que merecem atenção. É o caso da parceria com influenciadores, que está se tornando uma das estratégias mais efetivas para ampliar o alcance. Para ter mais sucesso no marketing digital, é preciso pensar fora da caixa.
Mesmo nas redes sociais mais convencionais, como o WhatsApp, é preciso acompanhar as novidades. Com a nova funcionalidade de pagamento pelo aplicativo, a replicação da campanha em peças de divulgação com o link da sua página de doação é uma nova estratégia que pode ampliar seu alcance e suas conversões.
Você acompanha as tendências das redes sociais?
Se você quer ampliar seus horizontes e inovar na sua estratégia para viralizar nas redes, está no lugar certo.
Planejamento para captação de recursos nas redes sociais
Antes de falarmos das novas tendências e inovações para te ajudar a viralizar nas redes sociais, vamos revisar os principais elementos do planejamento para essas mídias. O plano estratégico e tático para redes sociais deve estar inserido no seu planejamento completo de captação.
Plano estratégico para redes sociais
Público-alvo:
Saber quem você quer atingir é a primeira etapa para criar bons posts para redes sociais. É necessário conhecer as características das pessoas que você deseja impactar, criando uma conexão com seus valores, crenças, necessidades e hábitos. Você pode entender essas características ao traçar o seu perfil de doador ideal.
Isso gera a identificação e motiva a pessoa a realizar uma ação. Pode ser visitar seu perfil, segui-lo, curtir, comentar e compartilhar a publicação. A ação que desejamos orientar é a doação, mas o engajamento é o primeiro passo para atingir esse objetivo.
Redes sociais:
Há muitas redes sociais com o potencial de atingir seus doadores, mas é necessário selecionar as prioritárias. A partir da definição do seu público-alvo, busque entender quais ambientes online eles mais frequentam, e esse será seu foco no planejamento de redes sociais. Você pode aumentar a frequência de publicações e investir em impulsionamento onde há maior potencial de conversão.
É importante realizar um bom trabalho nas principais redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e Whatsapp. Afinal, essas ainda são as redes sociais mais utilizadas no Brasil.
Dica: Neste outro artigo, explicamos com detalhes como utilizar cada uma delas e aumentar a presença digital da sua ONG.
Porém, como destacamos aqui, para viralizar nas redes sociais é necessário estar antenado às novidades e tendências. Você sabia que redes sociais como o Spotify, Twitch.tv e o TikTok já estão sendo utilizadas para campanhas de arrecadação? Mais adiante, vamos te mostrar como ampliar sua presença digital com essas novas oportunidades.
Vale mencionar o Metaverso, a nova rede social do Facebook que pretende revolucionar o formato da interação virtual. O mercado ainda está tentando decifrar qual será a dinâmica da rede e, mesmo antes do lançamento, podemos pensar em como essa e outras inovações podem oferecer novas oportunidades à captação de recursos.
Mensagem:
Cada publicação terá uma mensagem diferente. No entanto, parte essencial do plano estratégico para redes sociais inclui a definição de uma mensagem central, que transmita a temática da campanha de arrecadação e o impacto da sua organização.
Para isso, é essencial traçar a Brand Persona e a Donor Persona da sua organização. A partir desse trabalho, você pode definir os elementos verbais e visuais que estarão presentes em todas suas publicações, construindo a identidade da sua organização e mantendo a sua mensagem coerente em toda comunicação.
Plano tático para redes sociais
Cronograma:
A partir das definições estratégicas, inicie o plano tático com um cronograma de publicações. A frequência de postagens depende da capacidade da sua equipe, e é recomendável contar com um especialista em mídias sociais para conseguir mais resultados.
Uma quantidade de 2 postagens por semana é uma boa média. Quando o objetivo é viralizar e conseguir mais doadores, a qualidade importa mais que a quantidade. Portanto, seu planejamento tático deve focar nas metas de alcance e conversão acima da quantidade de publicações.
Indicadores-chave de performance
Para executar seu plano com eficiência, é essencial monitorar os indicadores-chave de performance da sua estratégica com as redes sociais, que são elementos essenciais para sua captação de recursos no geral.
Analise esses indicadores para as publicações que você já fez, estabeleça metas para cada um deles. Acompanhe seus resultados semanalmente para conseguir otimizar sua estratégia com rapidez
Para isso, você pode montar um dashboard para centralizar as informações e facilitar a análise recorrente dos resultados. Uma boa opção é o Google Data Studio, ferramenta gratuita que recomendamos neste artigo sobre ferramentas online.
Revisadas as etapas fundamentais do um planejamento, vamos para a cereja do bolo: estratégias para viralizar e multiplicar seu alcance nas redes sociais
Como criar posts virais e conseguir mais seguidores
Você já deve ter se deparado com um post de alguma empresa, pessoa ou organização que possuía poucos seguidores, mas que alcançou números surpreendentes de engajamento. Isso acontece principalmente devido ao compartilhamento das publicações e a dinâmica de “assuntos do momento” das redes sociais.
Por isso, investir na criação de posts virais é uma excelente forma de aproveitar o potencial das redes sociais, e não demanda necessariamente um grande investimento financeiro. Não é uma missão simples, mas com criatividade e persistência você vai chegar lá.
As principais características de posts que viralizam são:
Gera identificação em um grupo de pessoas:
As pessoas compartilham e interagem com posts com os quais elas se identificam. Por isso, é importante gerar empatia, chamando a atenção e causando a identificação do seu público-alvo. No seu planejamento, conhecer seu perfil de doador ideal ajuda a atingir pessoas que estarão mais propensas a realizar doações. Porém, se o objetivo é viralizar, é necessário inovar e experimentar, buscando também meios de atingir novos públicos.
Desperta emoção
Posts dificilmente irão viralizar com conteúdos meramente explicativos. O que realmente faz com que uma publicação alcance muitas pessoas é a emoção que ela causa. Para isso, você precisa utilizar Gatilhos Mentais nos posts, que irão gerar emoções que orientam a ação de engajamento. As principais emoções associadas a posts com muito alcance são a surpresa, a urgência, a esperança e a indignação.
É publicado no momento certo
Uma característica da viralização, além do amplo alcance, é a efemeridade. Muitas vezes, os tópicos ficam em alta por poucos dias ou até poucas horas. Por isso, mantenha-se atento aos assuntos e notícias mais comentados nas redes e busque criar associações com o que as pessoas já estão falando.
O timing é um fator essencial para a viralização. Às vezes, um conteúdo com grande potencial de viralização não alcança muitas pessoas porque foi publicado no momento errado. Aqui, não é uma questão de planejamento, afinal, não é possível antever todos os assuntos que serão comentados. Por isso, para viralizar, não basta ter um cronograma: é necessário estar atento às oportunidades que surgem todos os dias.
A mensagem é simples e clara
Posts com muito texto ou informações muito complexas não viralizam facilmente. Por isso, busque ser sucinto na redação da sua imagem, focando em elementos visuais que despertam o interesse e inserindo frases curtas (com gatilhos mentais) para incentivar a rápida identificação com a publicação.
Geralmente, as redes sociais têm um espaço para descrição da imagem, onde você pode detalhar melhor as informações para ampliar o engajamento do leitor.
Inovações e tendências nas redes sociais
A dinâmica das redes sociais está em constante mudança. As plataformas se adaptam ao comportamento e às necessidades do usuário. Por isso, é necessário manter-se atualizado sobre as inovações nas mídias digitais para aproveitar ao máximo as oportunidades de ampliar seu alcance e conseguir mais doadores.
Veja algumas tendências do momento nas redes sociais:
Parcerias com influenciadores
A parceria com influenciadores digitais é uma das estratégias mais eficientes para ampliar rapidamente seus seguidores. Muitas vezes, investir em divulgação com pessoas que já possuem um grande alcance traz até mais resultados do que impulsionar suas publicações.
Conhecendo bem seu público-alvo, você pode buscar influenciadores que possuem um público similar ao seu perfil de doador ideal. Se o próprio influenciador também se identificar e apoiar o trabalho da ONG, melhor ainda. A divulgação não será artificial, mas sim comunicada de forma sincera e empática.
Assim, realizar parcerias com influenciadores para divulgar seus posts amplia o público que você irá atingir e aumenta o engajamento. Dependendo da rede social que seu parceiro estiver presente, ele irá te ajudar a atingir pessoas de outras faixas etárias e grupos sociais, expandindo seu público e ampliando sua base de doadores.
Além disso, as parcerias não precisam se limitar ao compartilhamento de postos da sua organização por parte do influenciador. Ele pode criar vídeos rápidos, lives e eventos com seus seguidores nas redes sociais onde ele tem influência com o objetivo de ampliar sua arrecadação, levando as pessoas diretamente à sua página de doação.
Veja alguns exemplos de campanhas de doação que inovaram nas redes sociais com a participação de influenciadores:
Confira também: Vídeo do DJ Alok para divulgação da ONG Fraternidade Sem Fronteiras.
Tiktok e redes sociais de vídeos
Uma das grandes febres dos últimos anos é o TikTok, uma rede social exclusiva para vídeos e com um enorme potencial de viralização. Em sua maioria, os usuários são adolescentes e jovens, mas cada vez mais pessoas de diversos perfis estão utilizando a rede social. Outras redes sociais estão utilizando o mesmo modelo e também vêm ampliando seu alcance, como o Reels do Instagram e o Kwai.
Além de expandir seu público-alvo e impactar pessoas mais jovens, os vídeos curtos fazem com que o conteúdo compartilhado nessas redes seja mais facilmente espalhado. Na seção “Para você”, as pessoas encontram vídeos sobre assuntos do momento, independente de seguir ou não os perfis que produziram os vídeos.
As hashtags também são elementos que ajudam na viralização. Acompanhando as notícias do dia e hashtags em alta, você pode contextualizar seus posts e trabalhar com as estratégias de viralização. Fazendo menção (ou até um “dueto”, no qual você publica o seu vídeo ao lado de algum que esteja em alta) aos conteúdos que estão em alta, você aproveita a tendência do momento para alcançar as pessoas interessadas no assunto.
O TikTok já realizou ações de incentivo à doação com hashtags criadas pela própria rede. É o caso da #JUNTOSVAMOSVENCER, campanha de arrecadação para ajudar as instituições na luta contra a COVID-19. Cada vídeo postado equivale a $1 direcionado às ONGs participantes.
Serviços de streaming e transmissões de jogos
Por fim, há outra grande tendência do momento nas redes sociais: os serviços de streaming e transmissões de jogos.
Você conhece a Twitch.tv?
A Twitch é uma plataforma de streaming onde estão presentes diversos influenciadores que realizam transmissões ao vivo, principalmente jogando. O alcance das streams também está crescendo significativamente, e a rede social se destaca pelo alto engajamento do público. Esse é um novo canal de atração de novos doadores com alto potencial.
Os gamers têm um contato muito próximo com sua rede de espectadores. Na plataforma, ele transmite sua gameplay e passa diversas horas interagindo com o público através de um chat ao vivo. Por isso, ele também consegue garantir doações para melhorar e ampliar seu trabalho – e alguns já arrecadam para ONGs também.
Você já imaginou o potencial que sua organização teria ao realizar parceria com um streamer da Twitch.tv? Talvez pareça uma realidade muito distante e algo difícil de conseguir. Mas vamos te mostrar que não é!
As páginas de doação da Trackmob possuem integração com a Twitch.tv, o que torna viável e muito simples a parceria das ONGs com os streamers. Para o streamer, basta escolher uma organização que ele deseja apoiar, e nós disponibilizamos um QR Code e um link na live para os espectadores doarem. Se você também realiza eventos na sua ONG, também é possível transmiti-los pela plataforma, arrecadando doações nessas oportunidades.
Totalmente integrado à plataforma, o processo também é muito simples para a ONG. Nas páginas, os dados dos doadores são registrados e enviados ao CRM automaticamente, e ele pode escolher entre os melhores métodos de cobrança para realizar sua doação de forma instantânea, inclusive o PIX.
Dessa forma, você consegue ampliar seu alcance para uma rede social com alto alcance e engajamento. Assim, sua base de doadores aumenta, você ganha visibilidade e atinge um público mais jovem (que pode, inclusive, auxiliar na viralização dos seus posts).
A Trackmob ainda oferece aos streamers parceiros a oportunidade de escolher a ONG que deseja ajudar. Ou seja, ao utilizar nosso produto, você ganha até mesmo a chance de conseguir uma parceria com um influenciador que apoia seu trabalho. Se já tiver um parceiro, também pode utilizar o produto para suas ações.
A parceria ainda pode ser ampliada para outras instâncias: você pode criar pacotes de posts para o streamer divulgar nas redes, planejar eventos de arrecadação online e outras ações de marketing conjunto. Quer saber mais sobre essa inovação?
E aí, está pronto para bombar nas redes sociais e ampliar seu alcance? Lembre-se que conseguir mais seguidores é apenas a primeira etapa: você ainda deve focar em convertê-los em doadores e inseri-los na jornada do doador.
Confira o perfil de algumas organizações parceiras da Trackmob que utilizam bem suas redes sociais para inspirar seu trabalho: ChildFund Brasil, Greenpeace Brasil, Projeto Ruas e TETO Brasil. Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário!