A empatia gera confiança e respeito na sua captação.
Você com certeza já ouviu falar sobre empatia, correto? Mas sabe exatamente o que ela significa? A empatia é basicamente se colocar do lado do próximo e tentar enxergar o mundo com os olhos dele. Essa prática ajuda a entender melhor o ponto de vista da outra pessoa e chegar numa comunicação e convivência melhores.
Acontece que infelizmente muitas pessoas e, consequentemente, organizações, acabam por não pensar muito nisso e focar apenas no trabalho e em problemas próprios, que podem muito bem ser resolvidos com o uso da empatia. Mas uma coisa é certa: você certamente tem empatia e utiliza ela em seu cotidiano, visto que está lutando por uma causa para melhorar a vida de muitos seres vivos.
A falta de empatia não é culpa de ninguém, mas sim o simples esquecimento ou falta de instrução em dar um passo atrás e buscar compreender o próximo. Através desse vídeo, queremos trazer para você essa visão de passar mais integridade e claridade nas suas mensagens, pensando exatamente na pessoa que vai receber o que você tem a dizer.
Veja como o palestrante resolveu de forma simples um problema grande que assolava as duas partes que estavam tentando se comunicar. Ele basicamente observou a situação pelos olhos do receptor e transcreveu a mensagem de uma forma que ele entendesse corretamente.
Utilize da empatia no seu cotidiano com seu público e doadores. Tente se colocar no lugar deles e pensar em outros formatos com que a sua OSC pode ajudá-los. o que faria você realizar uma doação para a sua organização? Qual a melhor forma de conversar com o seu público? Qual palavreado é interessante utilizar nas suas mensagens?
Crie o hábito de se questionar sobre essas e mais coisas ao longo do seu dia a dia e descobrir maneiras de melhorar a comunicação da sua organização para conseguir angariar novos doadores assíduos, obtendo assim resultados satisfatórios.
Esperamos que tenha gostado do vídeo que trouxemos. É uma dica especial para você entregar uma experiência incrível de doação para o seu público e conquistar não apenas doadores, mas reais fãs da sua OSC. Se gostou da mensagem, compartilhe com as pessoas que você acredita que precisem assistir à palestra. Veja também os nossos outros materiais para você criar boas estratégias de captação, como o Mapa da empatia.