Sem ideias para a sua campanha do Dia de Doar? Selecionamos alguns cases internacionais para despertar a sua criatividade
Mesmo depois de ler nossas 8 dicas para sua ONG aproveitar o Dia de Doar você ainda não sabe por onde começar a sua campanha? Se é inspiração o que está faltando, não se preocupe! Neste artigo, selecionamos 10 cases de ONGs e até mesmo de empresas internacionais que souberam utilizar a data em ações incríveis.
Vamos conhecer essas ideias?
1- Tyler Robson Fundation
Em 2020, a estratégia de storytelling da Tyler Robson Fundation foi mostrar como o fundo de emergencia TRF vinha sendo usado. E para issso, as próprias famílias assistidas pelo fundo foram convidadas a participar da principal peça da campanha e pedir recursos.
2- Refuge UK and WAMU
Durante o Dia de Doar a Refuge UK e a WAMU tiveram a brilhante idea de transformar a página de doação em uma loja de “presentes de natal”. O Refuge UK destinou as doações para mulheres e crianças vítimas de abuso e o WAMU comemorava seu 60º aniversário e entre os “presentes” estão meias e alimentos para famílias necessitadas do Distrito de Washington noa Estados Unidos.
3 – QVC + Peace Love World + Nest
A QVC é uma loja de varejo que vende seus produtos em diversos canais ao redor do mundo. No ano de 2016 passado, ela se tornou a primeira companhia a apoiar globalmente o Dia de Doar, criando uma campanha em parceria com a marca Peace Love World para beneficiar a ONG Nest. A ideia foi simples: a cada compra da camiseta “Give Love”, 60% do valor foi doado para a Nest, que ajuda no desenvolvimento de mulheres artesãs.
4 – Treehouse for Kids
Durante o Giving Tuesday, a Treehouse for Kids criou um bingo. A campanha de engajamento bastante criativa tinha como objetivo incentivar uma série de ações. A atividade era essencialmente um bingo em que os itens do bingo são atividades que apoiam sua causa. De acordo com cada ação realizada, você pode marcar a cartela até chegar ao bingo! É uma maneira de usar a gameficação para envolver as pessoas na sua causa.
5- Houston Grand Opera
Em 2014, a Houston Grand Opera criou uma hashtag própria para o seu Dia de Doar: #AllInForHGO. Além disso, divulgou vídeos com performances especiais de artistas e também ofereceu alguns incentivos – como a oportunidade de conhecer o backstage de turnês – para encorajar as pessoas a doarem. E deu certo: mais de 235 mil dólares foram arrecadados para os seus programas.
6 – Joslin Diabetes Center
O Joslin Diabetes Center, um dos mais conceituados do mundo, criou um slogan simples para ancorar sua campanha de 2015 do Dia de Doar: “Torne-se parte da cura para diabetes hoje”. Através de uma série de tweets, a instituição demonstrou o impacto que diferentes níveis de doação poderiam alcançar. Por exemplo: “com 25 dólares, você permite que 180 crianças recebam um Band-Aid divertido após realizarem um teste de glicemia”. Após a mensagem, havia sempre um call to action para que as pessoas apoiassem a campanha. Mostrar aos seguidores que cada contribuição conta é fundamental.
7 – Pacific Dental Services Foundation
Para o Dia de Doar de 2014, a PDS Foundation – que oferece tratamento dentário gratuito para comunidades carentes – fez uma proposta criativa para seus seguidores: o Give Up Your Coffee Challenge, que pedia para as pessoas doarem 5 dólares ao invés de gastarem dinheiro em café naquele dia!
8 – Pine Street Inn
A Pine Street Inn, que trabalha para manter homens e mulheres desabrigados fora das ruas de Boston, utilizou o Dia de Doar de 2015 para ampliar a consciência das pessoas sobre a sua missão. Em uma campanha de contagem regressiva, a organização elencou 10 razões para apoiá-la. Além de educar as pessoas sobre os serviços da Pine Street, essa ação também incentivou a participação dos seguidores, que poderiam baixar um template e postar uma foto explicando por quais motivos eles doam para a causa.
9 – CVS Health Foundation
Por dois anos consecutivos, nos Dias de Doar de 2013 e 2014, a CVS Health Foundation pediu para que seus funcionários listassem suas ONGs favoritas. Como resultado dessa ação, a CVS concedeu 125 mil dólares para 75 organizações, apoiando uma variedade imensa de causas.
10 – PayPal
Em 2016 o PayPal participou do Dia de Doar com uma campanha alinhada com a sua missão: tornar fáceis e rápidas as transações econômicas feitas através da internet. Ao invés de apoiar uma organização específica, a empresa criou uma página onde centenas de ONGs do mundo todo poderiam ser ajudadas de forma simples – e quem escolhia a instituição era o próprio doador. Além disso, o PayPal adicionou 1% do valor para cada doação feita, contribuindo junto com as pessoas para diversas causas.
10 – GoFundMe
A GoFundMe – uma plataforma de financiamento coletivo – lançou, no Dia de Doar no ano de 2016, uma ação diferente. O desafio propôs que as pessoas criassem as suas próprias campanhas. Elas poderiam pedir apoio para alguém em necessidade, para uma comunidade ou mesmo para uma ONG que conhecessem. E, na data do evento, a plataforma doou mil dólares para mais de 100 dessas campanhas criadas pelos usuários.
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