Quem não está na expectativa para o #diadedoar é porque ainda não conhece essa data, que já é um grande marco na cultura de doação no Brasil, mas, em 2016, está prometendo ainda mais. O #diadedoar é o #givingtuesday brasileiro, uma data global, assim como é o Black Friday, que já se consolidou e popularizou entre os brasileiros.
Foi em 2014 o primeiro ano que o movimento global de doação teve sua versão brasileira. 2015 foi considerado o ano da consolidação; e agora, em 2016, todos esperam que seja o ano da explosão. De tornar de uma vez por todas A data de todos os brasileiros doarem. Sua ONG está preparada para o dia 29 de novembro? 🙂
A Trackmob acompanhou o primeiro webinar que a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que é articulador da iniciativa, promoveu. Anotamos as principais dicas. Confira!
Dicas de planejamento para o #diadedoar
Primeira dica para se planejar para o #diadedoar: Tenha uma meta! x doadores ou x recursos captados, x doadores recorrentes, por exemplo.
— Trackmob (@trackmobfr) July 26, 2016
Qual sua meta? Captar R$ 30 mil reais? Aumentar em 50 ou 100 o número de doadores recorrentes? Além disso, foque em uma meta só, para não perder o foco. É apenas um dia, portanto é inteligente que você direcione todas suas ações para apenas um objetivo em especial. O planejamento vai ser pautado por esta meta.
Segunda dica para o #diadedoar: Organize um time. Tenha um líder apaixonado, defina as funções e dediquem tempo até lá!
— Trackmob (@trackmobfr) July 26, 2016
Monte um time da ONG para o #diadedoar. A meta é fundamental, assim como ter uma equipe que vai viabilizar alcançá-la. Defina as funções e dê tempo e recursos para que essas pessoas possam preparar uma grande campanha para o dia 29 de novembro.
Terceira dica: Construa sua marca. O logotipo do #diadedoar é livre! Aproveitem e usem dentro da estratégia de comunicação da sua ONG.
— Trackmob (@trackmobfr) July 26, 2016
Não deixe de aproveitar todos os recursos que a organização do #diadedoar preparou. Você encontra infográficos, banners, logo, materiais para impressão e todas as informações nessa página oficial.
Quarta dica #diadedoar: Recrute parceiros – organizações locais, empresas, celebridades, órgãos públicos, parceiros de mídia, igrejas etc!
— Trackmob (@trackmobfr) July 26, 2016
Recrute parceiros que vão ajudar sua organização a alavancar sua mobilização. Muitas empresas querem ajudar, mas não sabem como. Use o #diadedoar como um gancho para abordar as empresas.
Quinta dica #dicadedoar: Ative os canais sociais. Aproveita e vê essas dicas pra bombar as redes sociais da sua ONG: https://t.co/ofG9sJi3tn
— Trackmob (@trackmobfr) July 26, 2016
Use de forma estratégica todos seus canais sociais. Não só as redes como o Facebook, Instagram e Snapchat, que está em alta neste ano, mas também o email, site e blog para estimular as doações entre sua audiência.
Sexta dica: Construa um cronograma inverso até o dia 29 de novembro, #diadedoar. Prepare a comunidade, vá criando a conscientização.
— Trackmob (@trackmobfr) July 26, 2016
Anote tudo o que precisa estar pronto a 1 semana antes do dia 29 de novembro, a 1 mês antes e a 2 meses antes. Monte o cronograma, orçamento, toda a estratégia de comunicação. É muito importante que a comunidade já fique sabendo que virá esta data importante com antecedência. O ideal é que em setembro você já anuncie sobre a campanha que você vai iniciar. Por isso, planeje tudo direitinho!
Exemplos de ações para o #diadedoar
- Caminhada para pedir doação na rua;
- Matchfunding – ao conseguir uma doação prévia de R$ 5 mil de uma empresa, por exemplo, trabalhe com uma campanha que a cada real doado, a instituição parceira doará a mesma quantia, para estimular ainda mais sua comunidade;
- Mobilize celebridades para dar ainda mais visibilidade para sua ação;
- Chame atenção da imprensa. Organize um evento oficial para celebrar o #diadedoar e convide os principais veículos para cobrir.
E depois do #diadedoar?
Inclua no seu planejamento as ações pós-#diadedoar, pensando de que forma sua organização vai agradecer e passar transparência em relação aos recursos que for alcançados. Isso vai fortalecer os laços com o doador.
Já cadastrou sua ONG no portal oficial?
Para participar, basta cadastrar sua instituição no portal do #diadedoar. Rápido, fácil, simples e inodoro! 😛
Agora, mãos à obra, #mudeomundo!
Que sua ONG consiga alavancar sua arrecadação com esta campanha, conseguindo aumentar o impacto da sua instituição e transformando o mundo em um lugar muito melhor.