Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades de campanhas, como o Dia de Doar. O movimento já está presente no calendário do Terceiro Setor há quase uma década e não pode ficar de fora do seu planejamento para o fim do ano (algo que explicamos com maior riqueza de detalhes nesse outro post).
Se você e sua equipe desejam conquistar mais doadores no próximo 30 de novembro — data do Dia de Doar 2021 —, uma página de doação otimizada é indispensável. Mas para que as pessoas cheguem até essa página e doem, você precisa divulgá-la.
Nós oferecemos algumas dicas bem diretas sobre isso no nosso último guia sobre páginas de doação, mas hoje nós vamos falar em detalhes sobre divulgação para o Dia de Doar.
Comece pelo planejamento
O primeiro passo é colocar o Dia de Doar no seu calendário e se preparar para essa data com alguma antecedência. Com isso, queremos dizer que o ideal é que todos os materiais de divulgação já estejam prontos quando a campanha for começar: posts, fotos, e-mails, mensagens de texto ou WhatsApp, roteiros para telemarketing… e, mais importante ainda, suas estratégias.
O olhar estratégico é fundamental para uma boa divulgação no Dia de Doar: qual é a ação que sua OSC pretende promover, qual é o público-alvo, quanto será a meta de captação, de quais recursos (materiais, humanos, financeiros) a OSC dispõe para a campanha…
Tudo isso ajudará a tomar decisões melhores nessa preparação — afinal, é muito difícil conseguir doações pelo Instagram se sua OSC tem apenas 100 seguidores.
É importante refletir, também, que diversas OSCs estarão fazendo campanhas para o Dia de Doar, de modo que você e sua equipe precisam se destacar nesse momento. Por isso, ter um planejamento claro de como vocês pretendem agir no “grande dia” é essencial para que os resultados sejam alcançados. Algum imprevisto pode acontecer e as oportunidades podem surgir… Mas o planejamento é o alicerce da divulgação para o Dia de Doar.
Leia também: A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
5 dicas para divulgação do Dia de Doar nas redes sociais

Falar no poder das redes sociais para o Terceiro Setor é “chover no molhado”. A questão é que apenas publicar algumas imagens no Instagram e trocar a foto do perfil da OSC não é o suficiente para uma campanha de doação. Confira algumas ideias, nesse sentido:
1. Links
Compartilhar imagens bonitas e textos interessantes sobre a atuação da OSC é algo que sempre ajuda. Mas o que importa, no fim das contas, é direcionar o usuário para a página de doação, certo? Então, tudo que você fizer nessa campanha deve ter esse objetivo.
Em tweets, publicações de Facebook e anúncios, busque criar textos convidativos e deixe o link sempre em evidência. No Twitter, por exemplo, o ideal é que o link esteja em meio às primeiras frases da postagem. Não se esqueça de encurtar os links, utilizando ferramentas como o bit.ly, para que ele fique mais agradável.
No Instagram, isso é um pouco mais difícil, já que os posts não têm link. Você pode colocar o caminho para sua página de doação na bio ou nos stories (caso o perfil tenha mais de 10 mil seguidores). Mas não se esqueça de sempre deixar claro a informação de onde o doador pode achar esse link.
Isso é fundamental porque dificilmente as pessoas vão olhar o endereço em uma imagem ou post e digitá-lo no navegador do celular. O processo precisa ser o mais simples possível.
2. Imagens
As imagens são ótimas ferramentas para chamar a atenção em qualquer rede social — mesmo em redes mais focadas em texto, como o Twitter. Dito isso, não é qualquer foto que vai atrair e converter doadores para a sua página. Por isso, evite usar imagens de banco que podem estar sendo usadas por outras OSC. Sua campanha precisa se destacar.
3. Hashtags
As hashtags geralmente ajudam a aumentar o alcance das publicações — mas um exagero pode fazer seu post parecer spam, causando o efeito oposto. Os limites dependem de cada rede, mas, por via das dúvidas, cinco hashtags por post costumam ser o suficiente.
É importante usar a hashtag #DiaDeDoar, mas tente pensar em outros termos que podem ser buscados pelo seu público-alvo, mesmo que não tenham correspondência exata com a data — algo que seja sensível para sua causa, talvez. Você também pode pensar em uma hashtag própria da sua campanha, para agregar as postagens de voluntários e doadores.
4. Interação
Falando em voluntários e doadores, fique de olho nos posts deles nesse dia. Interagir com publicações nos perfis de outras pessoas e responder comentários é uma ótima forma de turbinar o alcance da sua campanha. Você também pode marcar doadores e voluntários em postagens, bem como criar dinâmicas com marcações e compartilhamentos — desde que sem exagero.
5. Criatividade
Há várias ferramentas em cada rede social que podem dar vazão para sua divulgação do Dia de Doar de formas diferentes:
- Reels do Instagram (ou TikTok)
- Sequência de stories
- Carrossel de imagens
- Threads (fios) no Twitter
- Correntes de WhatsApp
- Posts em grupos do Facebook
- GIFs ou vídeos
- Conteúdo em áudio
As possibilidades são infinitas. O importante é usar essas ferramentas de acordo com a sua estratégia, sempre direcionando o doador para a página de doação.
A importância do investimento em mídia patrocinada

Não é preciso fazer investimentos para participar do Dia de Doar — a marca, as hashtags e os materiais são disponibilizados gratuitamente no site da campanha. Por outro lado, como o alcance orgânico das redes sociais, investir em mídia patrocinada (paga) faz uma grande diferença para alcançar mais pessoas e atingir a meta de captação.
Isto posto, não há um cálculo exato de investimento necessário para divulgação do Dia de Doar… O que você deve fazer é estimar quanto vale a pena investir para atrair cada doador — já levando em conta os custos com recursos humanos e outros custos da OSC, claro. Os investimentos em mídia paga entram como parte desse custo de captação.
Desse modo, assim como você investe para fazer um evento ou telemarketing, vale a pena sim separar uma verba para impulsionar suas publicações e fazer anúncios para o Dia de Doar. Se possível, contrate um profissional para configurar os anúncios, de modo que sua verba seja melhor aproveitada. Caso contrário, as próprias plataformas oferecem tutoriais para você criar uma campanha razoável.
Preste atenção também nestes pontos:
- Acompanhe sempre os resultados dos anúncios para fazer otimizações.
- Busque encaminhar o anúncio para a página de doação, de forma muito clara.
- Direcione os anúncios para alcançar seu público-alvo da forma mais assertiva possível, pois pode ser mais produtivo impactar menos pessoas que tenham mais chance de doar, do que milhões de pessoas sem interesse.
Falando em resultados, os cliques não são o único número que você precisa acompanhar. Observe se as pessoas estão visualizando seu anúncio (para otimizar o direcionamento, os textos ou as imagens), se elas estão clicando e não doando (pode haver um problema com a própria página), entre outros problemas que podem acontecer. O número que mais importa é o de doações!
Como existem muitas variáveis, é difícil prever o que vai funcionar ou não — então, é muito bom fazer testes, veiculando anúncios com pouca verba para saber qual oferece resultados superiores. Você pode fazer isso nos dias anteriores ao Dia de Doar, para chegar com seus melhores anúncios na terça-feira.
Você já possui o Google Ad Grants?
Além dos investimentos em mídia paga nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…), o Google Ad Grants pode ajudar bastante na sua divulgação para o Dia de Doar. Em resumo, são anúncios do Google que a própria plataforma concede de graça para as OSCs inscritas.
Se você ainda não se cadastrou na plataforma, tente fazer isso o quanto antes — em tempo para o próximo Dia de Doar. Se você já utiliza o Ad Grants, confira algumas dicas para usá-lo a seu favor na campanha desse ano:
- Os textos são curtos, então devem ser muito diretos e impactantes. O que faria alguém clicar no link da sua OSC e não em outros?
- Por outro lado, o Ad Grants não permite que você direcione o anúncio para uma página de doação específica. Então, prepare o site da sua OSC com um banner direcionando para a página da campanha, facilitando o processo.
- O direcionamento assertivo também é importante no Google Ad Grants. Pode ser interessante fazer duas ou mais campanhas para cada público-alvo.
Sendo assim, chegamos ao final desse texto voltando à primeira reflexão: o planejamento é fundamental, sempre incluindo as ferramentas descritas aqui de forma estratégica. Você não precisa utilizar todas ou pode utilizar todas, desde que o objetivo seja sempre as doações — afinal, o Dia é de Doar! Esperamos que sua OSC tenha ótimos resultados e, se restou alguma dúvida, entre em contato conosco!
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