• Produtos
    • Aquisição
      • Página de doação
      • Face-to-Face
      • Mala Direta
    • Relacionamento
      • CRM para ONGs
      • Portal do Doador
    • Pagamentos
      • Collect
  • Causas
    • Hospitais e Saúde
    • Instituições Religiosas
  • Depoimentos
  • Sobre nós
    • Trackmob
    • Trabalhe conosco
  • Parceiros
    • Santander
  • Conteúdo
    • Blog
      • Cultura de doação
      • Captação de recursos
      • Aprenda com a Trackmob
      • Ecossistema e conexão
    • Materiais Gratuitos
    • Webinar
    • Captadores Club
    • Portal do Cliente
Menu
  • Produtos
    • Aquisição
      • Página de doação
      • Face-to-Face
      • Mala Direta
    • Relacionamento
      • CRM para ONGs
      • Portal do Doador
    • Pagamentos
      • Collect
  • Causas
    • Hospitais e Saúde
    • Instituições Religiosas
  • Depoimentos
  • Sobre nós
    • Trackmob
    • Trabalhe conosco
  • Parceiros
    • Santander
  • Conteúdo
    • Blog
      • Cultura de doação
      • Captação de recursos
      • Aprenda com a Trackmob
      • Ecossistema e conexão
    • Materiais Gratuitos
    • Webinar
    • Captadores Club
    • Portal do Cliente
Agende uma conversa

Doar nos faz pessoas melhores

  • 21 de setembro de 2022

Já parou para pensar que ao fazer uma doação, além de ajudar alguém, você está colaborando com a sua própria felicidade? 

Diversas pesquisas comprovam que quando realizamos algum tipo de benfeitoria, ativamos uma região do cérebro que nos garante mais prazer. Saber disso é muito importante porque nos traz uma compreensão maior sobre os motivos que levam as pessoas a doarem.

Neste artigo, vamos explicar como a sua organização pode conquistar o seu público mostrando que a doação também faz bem para ele. 

Então, se você quer captar mais recursos e conseguir mais doadores, continue lendo!

As pessoas doam porque se sentem bem 

Os cientistas canadenses Dunn, Aknin e Norton realizaram uma pesquisa para avaliar como as pessoas se sentiam ao gastar seu dinheiro com doações e constataram que ajudar os outros muitas vezes faz as pessoas se sentirem mais felizes.

Além disso, de acordo com a pesquisa Doação Brasil, de 2020, a maioria dos entrevistados (35%) declararam que doam o seu dinheiro porque gostam de ajudar o próximo e 85% definiram “porque me faz bem” como a principal motivação para doar. 

É claro que as pessoas doam quando se importam com determinadas causas, mas, para além disso, elas muitas vezes querem se conectar com os outros e se sentir bem. 

Afinal, além de ser um ato solidário, doar também é um ato social e pode fazer as pessoas se sentirem melhor com relação às suas ações e ao seu papel no mundo.

O doador, além de acreditar muito na causa, também busca uma gratificação pessoal que ele ou ela conquista através dessa doação.

Confiar na OSC é essencial

Além da gratificação pessoal, muitas pessoas doam porque confiam em uma organização e querem se envolver mais com ela. Na pesquisa Doação Brasil, por exemplo, 70% dos entrevistados consideraram confiar na OSC como uma importante motivação para realizar a doação.

Por isso mesmo, a chave para aumentar seu número de doadores é conquistar a confiança do seu público.

Uma forma de fazer isso é entendendo bem quem é a pessoa que está envolvida com a sua causa e de que forma ela se comporta. 

Pesquisas e números são muito importantes, pois fornecem informações para guiar as suas decisões e moldar sua estratégia. É importante analisar bem os dados das suas ações de comunicação e estudar as características do público da sua organização para, então, conseguir fortalecer o relacionamento com doadores e possíveis doadores.

Dados como os que foram apresentados neste artigo mostram como os doadores se sentem e nos trazem informações valiosas que podem ser utilizadas para desenvolver uma relação com eles.

Utilizando essas informações em prol da sua OSC

Para convencer as pessoas a doar para a sua organização, é importante compreender o que as motiva e quais são os seus comportamentos. 

Lembre-se que uma doação não é apenas uma transação financeira como uma compra. Ela representa uma conexão entre aquela pessoa e a OSC e cria um relacionamento entre eles. 

Então, precisamos entender que os doadores são pessoas que estão comprometidas com a nossa causa e que querem se sentir bem através de suas doações. 

Mais do que uma pessoa que está gastando dinheiro, o doador é muitas vezes alguém que tem uma conexão emocional com a causa e com as organizações que apoia.

Portanto, é importante mostrar para essas pessoas que doar também faz bem para elas e fortalecer, assim, o relacionamento delas com a sua organização.

Para compreender melhor as estratégias que podem ser utilizadas para convencer as pessoas a doarem para a sua causa, acesse nosso artigo Como convencer alguém a doar?

Aqui na Trackmob nós temos uma variedade de produtos que vão te ajudar a conquistar o seu público e facilitar as doações. Agende uma conversa sem compromisso e venha conhecer nossas soluções.

AnteriorAnteriorO que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
PróximoA Causa infantil no BrasilPróximo
Explore
  • Blog
  • Webinar
  • E-books, Guias e mais
Trackmob
  • Produtos
    • Página de doação
    • CRM para ONGs
    • Face-to-Face
    • Mala Direta
    • Portal do Doador
    • Collect
  • Termo de Adesão Contratual
  • Política de Privacidade
    • Política de Tratamento de Dados
    • Política de Cookies
  • Trabalhe conosco
Aplicações
  • Face-to-Face Download
Já é nosso cliente?
Acessar área exclusiva
É doador e está com dúvidas?
help@trackmob.com.br
Endereço
Av. Paulista, 807 – CJ 2315 Bela Vista- São Paulo – SP CEP: 01311-915

Nos acompanhe nas redes socias

Assine a #CaptadoresClub