Já parou para pensar que ao fazer uma doação, além de ajudar alguém, você está colaborando com a sua própria felicidade?
Diversas pesquisas comprovam que quando realizamos algum tipo de benfeitoria, ativamos uma região do cérebro que nos garante mais prazer. Saber disso é muito importante porque nos traz uma compreensão maior sobre os motivos que levam as pessoas a doarem.
Neste artigo, vamos explicar como a sua organização pode conquistar o seu público mostrando que a doação também faz bem para ele.
Então, se você quer captar mais recursos e conseguir mais doadores, continue lendo!
As pessoas doam porque se sentem bem
Os cientistas canadenses Dunn, Aknin e Norton realizaram uma pesquisa para avaliar como as pessoas se sentiam ao gastar seu dinheiro com doações e constataram que ajudar os outros muitas vezes faz as pessoas se sentirem mais felizes.
Além disso, de acordo com a pesquisa Doação Brasil, de 2020, a maioria dos entrevistados (35%) declararam que doam o seu dinheiro porque gostam de ajudar o próximo e 85% definiram “porque me faz bem” como a principal motivação para doar.
É claro que as pessoas doam quando se importam com determinadas causas, mas, para além disso, elas muitas vezes querem se conectar com os outros e se sentir bem.
Afinal, além de ser um ato solidário, doar também é um ato social e pode fazer as pessoas se sentirem melhor com relação às suas ações e ao seu papel no mundo.
O doador, além de acreditar muito na causa, também busca uma gratificação pessoal que ele ou ela conquista através dessa doação.
Confiar na OSC é essencial
Além da gratificação pessoal, muitas pessoas doam porque confiam em uma organização e querem se envolver mais com ela. Na pesquisa Doação Brasil, por exemplo, 70% dos entrevistados consideraram confiar na OSC como uma importante motivação para realizar a doação.
Por isso mesmo, a chave para aumentar seu número de doadores é conquistar a confiança do seu público.
Uma forma de fazer isso é entendendo bem quem é a pessoa que está envolvida com a sua causa e de que forma ela se comporta.
Pesquisas e números são muito importantes, pois fornecem informações para guiar as suas decisões e moldar sua estratégia. É importante analisar bem os dados das suas ações de comunicação e estudar as características do público da sua organização para, então, conseguir fortalecer o relacionamento com doadores e possíveis doadores.
Dados como os que foram apresentados neste artigo mostram como os doadores se sentem e nos trazem informações valiosas que podem ser utilizadas para desenvolver uma relação com eles.
Utilizando essas informações em prol da sua OSC
Para convencer as pessoas a doar para a sua organização, é importante compreender o que as motiva e quais são os seus comportamentos.
Lembre-se que uma doação não é apenas uma transação financeira como uma compra. Ela representa uma conexão entre aquela pessoa e a OSC e cria um relacionamento entre eles.
Então, precisamos entender que os doadores são pessoas que estão comprometidas com a nossa causa e que querem se sentir bem através de suas doações.
Mais do que uma pessoa que está gastando dinheiro, o doador é muitas vezes alguém que tem uma conexão emocional com a causa e com as organizações que apoia.
Portanto, é importante mostrar para essas pessoas que doar também faz bem para elas e fortalecer, assim, o relacionamento delas com a sua organização.
Para compreender melhor as estratégias que podem ser utilizadas para convencer as pessoas a doarem para a sua causa, acesse nosso artigo Como convencer alguém a doar?
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