Você já preparou e-mails para enviar aos doadores no Dia de Doar? É hora de realizar as etapas do planejamento completo da sua campanha.
Para uma estratégia de comunicação efetiva, sabemos que o envio de e-mails é fundamental. Por isso, separamos algumas dicas para você criar os melhores e-mails para enviar aos seus doadores no Dia de Doar. Confira os tópicos deste artigo:
E-mail funciona para pedir doações?
O e-mail ainda é um dos canais de comunicação online mais utilizados nos dias de hoje. Mesmo com o aumento do uso de ferramentas de mensagens instantâneas, como as redes sociais, o correio eletrônico continua tendo um papel fundamental nas interações online.
Sabemos que conferir a caixa de e-mails é uma rotina diária para muitas pessoas. Você já deve saber, também, que o e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas e efetivas do marketing digital. Por isso, não podemos desconsiderar a importância desse meio de comunicação.
No entanto, justamente por sua ampla utilização, o e-mail acaba sendo um local de grande competição por atenção. Quantos e-mails você recebe por dia? Quantos deles você abre para visualizar o conteúdo? E qual a quantidade de mensagens que realmente engajam você e o levam a realizar uma ação?
Para dar destaque e aumentar a taxa de cliques e conversões dos seus e-mails pedindo doações, é necessário criar mensagens realmente incríveis. Vamos te mostrar como fazer isso!
Como criar e-mails para pedir doações
Vamos à prática? Separamos algumas dicas para criar seus e-mails:
Crie segmentações na sua base de leads
O primeiro fator que você deve levar em consideração para criar seus e-mails é a segmentação da sua base de contatos. Isso é relevante para que as mensagens sejam personalizadas para cada perfil de doador e lead.
Nesse momento, é fundamental levar em consideração o perfil de doador ideal da sua ONG. Com esse estudo, você irá identificar padrões na sua base de doadores, o que facilita a segmentação. Com isso, você consegue criar e-mails mais efetivos para cada uma das classificações feitas.
Para segmentar sua base de doadores, você deve levar em consideração mesmos critérios utilizados para encontrar o seu perfil de doador ideal:
- Valor doado: total do valor doado pelo doador
- Recorrência: frequência que o doador realiza uma doação para a ONG
- Tempo doando: quantidade de tempo que o doador contribui e quando foi sua última doação
Essa análise configura uma métrica RFM (Recência, Frequência e Monetaridade). Na sua base de doadores, você pode criar segmentações com base na pontuação que tiveram em cada parâmetro.
Na plataforma da Trackmob, você obtém essas informações e a classificação da sua base toda com apenas um clique. Quer saber como?
Além de segmentar os doadores de acordo com a pontuação no RFM, também é importante realizar segmentações de acordo com dados pessoais dos doadores. De acordo com informações como idade e local, você pode ter bons insights para segmentar a base de doadores e enviar seus e-mails.
Para os leads, as pessoas que você possui os dados de contato mas que ainda não doaram, essas informações também podem ser usadas para segmentação. No entanto, geralmente, possuímos apenas nome e e-mail dessa lista de contatos.
Não é um problema enviar um e-mail padrão para essas pessoas. O ponto chave da segmentação é utilizar ao máximo informações cadastrais já disponíveis em seu CRM para criar seus e-mails.
Enviando convites para eventos fechados por exemplo, você consegue segmentar por interesse naquele assunto. Também por meio da oferta de conteúdos exclusivos é possível solicitar mais informações do lead. Alguns conteúdos de isca podem ser e-books, quizzes, inserção em grupo ou comunidade exclusiva.
Use a técnica AIDA
A principal intenção da técnica AIDA para escrever é focar no comportamento do seu público para desenvolver o conteúdo do email. Sua origem considera a jornada de compra como referência. Portanto o topo do funil são onde há mais pessoas e o conteúdo é mais amplo, porém muito focado em atrair a atenção. Em contrapartida, o fundo do funil é onde há menos pessoas com mais disposição a tomar ações. Porém você pode fazer uso desse conhecimento tanto dividindo-o em vários emails ou em apenas um.
ATENÇÃO – Nesta etapa o importante é chamar a atenção do doador. Use dados impactantes sobre a sua causa, títulos chamativos e destaque aquilo que realmente é relevante sobre a causa e mobiliza o lado emocional.
INTERESSE – Estruture o seu email de uma forma que facilite a leitura e prenda o interesse do leitor. Se você prometer uma resposta no assunto do seu email, garanta que ela será entregue no corpo do email. Faça isso de maneira dinâmica, usando fotos, gif, tópicos, títulos e vídeos.
DESEJO – Segundo as etapas do funil, neste momento você já sabe os interesses do lead, é hora de começar a provar o seu valor por meio de depoimentos e provas sociais do trabalho realizado. Compartilhe nomes importantes e influentes que também apoiam e fazem parte da causa, isso pode instigar a sensação de pertencimento.
AÇÃO – Na etapa de agir, sua organização deve deixar tudo o mais simples possível; Os Botões do email devem ser simples, indicado a ação seguinte. Faça testes para ver o que funciona melhor, use títulos diferentes, cores diferentes de botão e analise os resultados. Também é indicado utilizar o gatilho de urgência, indicando a necessidade eminente de recursos e/ou de outras ações desejadas.
Pense na experiência do doador, você está ofertando algum valor para ele nesse email? Os conteúdos são relevantes? Atuais?
O assunto do e-mail deve ter a chamada certa
Qual foi o último assunto de e-mail que te chamou a atenção e fez você abrir o e-mail imediatamente?
Como mencionado no início do texto, o e-mail é um lugar de grande competição por atenção. Por isso, separar um tempo para criar o assunto certo para seu e-mail é essencial. Crie uma frase que chame a atenção do seu doador e, ao mesmo tempo, oriente o ato da doação.
Algumas dicas para um assunto que aumentam a taxa de abertura:
- Seja pessoal: mencione o doador no assunto. Incluir o nome do doador no assunto aumenta a taxa de abertura do e-mail, por isso, use automações para chamá-lo pelo nome e deixar a mensagem pessoalizada
- Seja sucinto: o assunto precisa ser curto (geralmente, em torno de 41 caracteres para visualização completa em todos os dispositivos) e efetivo. Incluir muitas informações tira o foco da necessidade principal em questão: a doação
- Demonstre urgência: o senso de urgência é um grande mobilizador; utilize gatilhos mentais que o ativam, indicando ao doador que ele precisa realizar a doação agora
- Desperte o interesse: o segundo mobilizador é o interesse, portanto, busque utilizar palavras que despertem esse sentimento no doador
Exemplos de assunto para o seu e-mail se destacar
De acordo com os critérios que mostramos, veja alguns exemplos para inspirar a os assuntos de seus e-mails:
- [Nome do doador], você está a poucos minutos de [impacto da doação]
- Bruno, você está a poucos minutos de salvar uma vida.
- [problema] precisa de atenção agora. E você pode ajudar.
- Parar o desmatamento é urgente. E você pode ajudar.
- [Nome do doador], você está livre no dia 30? Temos um convite!
- Alice, você está livre no dia 30? Temos um convite!
Utilize botões de doação no e-mail
Os botões de doação estão presentes na sua página de doação. Eles são realmente eficientes para otimizar a conversão de doadores da página. E você também pode utilizá-los em seus e-mails!
Você pode inserir botões de doação na sua mensagem e utilizá-los para ampliar os cliques. Utilize um espaço em destaque no e-mail para orientar a ação, e insira uma frase como “Doe agora!”, conhecido como CTA (Call to Action/chamada para ação).
Além desse botão, que deve levar à sua página de doação, há uma estratégia pouco utilizada, mas muito efetiva. Insira cada valor de doação e o que ele representa para a organização, em uma imagem ou em botões. Isso evidencia visualmente para o seu doador o impacto que ele pode causar a partir do valor que contribuir.
A TETO Brasil, organização parceira da Trackmob, utilizou essa estratégia em seu e-mail para os leads no Dia de Doar em 2020. Confira abaixo um exemplo, e veja também o nosso artigo sobre a estratégia e o sucesso dessa campanha.
Não se esqueça de inserir o link da sua página de doação em todas as imagens e botões que utilizar na sua mensagem.
Utilize modelos de e-mail padrão da ONG
Utilizar um modelo de e-mail, ou template, é essencial para registrar a identidade da organização em cada uma das suas mensagens.
Isso faz parte do estudo de Brand Persona e posicionamento de marca, que ajuda a sua organização a compreender suas características e identidade. A partir disso, você cria um template alinhado com o propósito e os traços da sua persona.
Direcione sua equipe de design a criar seus templates utilizando alguma ferramenta de criação na linguagem HTML. É uma linguagem amplamente utilizada para a criação desses modelos, e você pode utilizá-la em seu sistema de disparo de e-mails.
Lembre-se que o excesso de conteúdos como imagens e links podem deixar a mensagem muito pesada. Isso pode levar alguns provedores de e-mail a considerá-la como SPAM.
Crie automações
Além de utilizar os modelos que possui, você pode criar automações que irão alterar o conteúdo do e-mail de acordo com a pessoa que está recebendo. Assim, seus templates servirão como uma base, mas cada e-mail será único para cada doador.
O CRM da Trackmob permite que você utilize variáveis em suas mensagens, como o nome do doador, dados pessoais e informações de sua doação, além de funcionalidades que automatizam todo o processo de disparo de e-mails.
Em um ambiente único, você realiza a segmentação da sua base e programa as mensagens para cada grupo com poucos cliques. Além disso, a plataforma oferece o monitoramento dos dados sobre e-mails enviados, como taxa de sucesso de envio, de abertura e de cliques.
Quer facilitar o acompanhamento das suas ações e a otimizar a taxa de conversão dos seus e-mails?
Mensure os resultados e faça testes
Depois de criar seus e-mails, é essencial que você mensure os resultados. Assim como em qualquer outro setor da sua ONG, a comunicação precisa ter metas, acompanhar métricas e indicadores para suas produções. Por isso, insira a análise dos e-mails enviados no seu plano estratégico de conteúdo.
Você deve observar, principalmente:
- Taxa de abertura
- Taxa de cliques
- Descadastros
- Taxa de conversão
Esses itens devem, também, ser analisados de acordo com o horário e com o dia da semana de envio do e-mail para encontrar o momento ideal de disparo.
Além disso, uma prática que irá ampliar a eficiência e precisão dos seus e-mails é realizar testes A/B. Basicamente, você deve criar duas versões de uma mensagem (como os valores de doação) e mandar uma versão para cada metade de uma amostra da sua base de doadores.
Assim, você tira conclusões sobre qual versão funcionou melhor e otimiza suas próximas mensagens.
Saiba analisar e definir quais as métricas e indicadores essencias para a comunicação da sua organização.
E-mail de agradecimento pela doação
Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância do e-mail de agradecimento. Para construí-lo, você pode seguir as dicas que demos neste texto, mesmo sendo enviado em um momento após a efetivação da doação.
Lembre-se que o e-mail de agradecimento é o primeiro passo para a fidelização do doador. Com um bom e-mail de agradecimento, planejado de acordo com a jornada do doador, você manterá seus doadores engajados com a sua organização por mais tempo.
Além de agradecer pela doação, este e-mail também serve para incentivar o engajamento do novo doador. Você pode convidá-lo a seguir as redes sociais da organização, acompanhar seus conteúdos e acessar o Portal do Doador.
Com mensagens de e-mail bem planejadas e criadas de acordo com os valores de seus doadores, você irá ampliar seu alcance e sua credibilidade. Peça ao doador que compartilhe sua campanha e veja como doadores engajados irão ampliar sua arrecadação!
A Trackmob preparou um conteúdo exclusivo para você acelerar o relacionamento com o doador.
Nossas dicas te ajudaram a criar e-mails incríveis e ampliar a sua arrecadação no Dia de Doar? Se gostou, acompanhe os nossos artigos e não perca os lançamentos!