Na semana passada, o Facebook anunciou Fundraisers, uma nova ferramenta que permite que pessoas comuns façam campanhas pessoais de arrecadação de fundos para organizações sem fins lucrativos que apoiam e acompanham.
Similar ao recurso Eventos, em que criamos uma página temporária e convidamos nossos amigos, Fundraisers possibilita mobilizar os amigos, compartilhar sua meta de arrecadação e determinar prazo para a doação.
O recurso é muito bem-vindo porque potencializa o impacto das organizações favorecidas. Esse é a principal vantagem deste modelo de doação peer-to-peer (P2P), em que as pessoas fazem uma campanha de forma individual, em prol de instituições e causas em que acreditam, mobilizando amigos e familiares.
É possível atingir pessoas que não conhecem a instituição ou que vão doar porque confiam na pessoa que está pedindo ou simplesmente porque querem ajudá-la nessa missão. Felizmente, essa prática tem ganhado cada vez mais adeptos, com o crescimento da lógica de colaboração em rede.
Aos poucos, a plataforma Facebook for Nonprofits está facilitando cada vez mais o trabalho de instituições de caridade na rede social: há algum tempo já é possível criar páginas específicas para causas e instituições comunitárias e inserir o botão Doar agora (Donate) em páginas, publicações e anúncios.
Como funciona a ferramenta Fundraisers do Facebook
Para criar as páginas, a opção ‘Create Fundraiser’ é habilitada no menu da esquerda do Feed de notícias. Ao clicar, o usuário escolhe a organização que quer ajudar, cria a campanha, determina meta e prazo, conta sobre a causa e convida os amigos. As páginas são públicas e visíveis também para quem não está no Facebook.
Todo o processo de pagamento da doação é feito no próprio ambiente da rede social. Veja este exemplo, da Keep a Child Alive, que tem como missão dar fim à AIDS, combatendo os impactos físicos, sociais e econômicos do HIV:
As ações criadas na ferramenta vão aparecer na lateral das páginas das organizações:
A ação aparece no feed da página, como uma publicação normal, em que as pessoas podem curtir e comentar, normalmente:
Veja aqui a página desta campanha de Arrecadação de Fundos em prol da Keep a Child Alive.
Já nesta outra campanha, o Facebook alerta a proximidade do fim do prazo para arrecadação:
Veja aqui a Campanha de Arrecadação de Fundos em prol da Girls Prep.
Vamos esperar ansiosos para o recurso estar disponível aqui também no Brasil. Por enquanto, apenas parte dos usuários dos Estados Unidos estão aptos a usar o Fundraisers. Apesar disso, é possível doar e convidar pessoas a doarem, nas páginas de campanha de arrecadação de fundos existentes.
Não deixe de ler também:
- 6 dicas para sua ONG bombar nas redes sociais
- Google Grants: Aprenda como usar e conquiste novos doadores!
Faça um tweet sobre este post:
- Doação P2P vai ser possível através do Facebook: http://bit.ly/29HPhHj #terceirosetor #nonprofit
- Facebook for Nonprofits anuncia a ferramenta Fundraisers: http://bit.ly/29HPhHj #terceirosetor #nonprofit
- Facebook anuncia ferramenta para fazer campanhas pessoais de arrecadação de fundos: http://bit.ly/29HPhHj #terceirosetor #nonprofit