Saiba mais sobre os principais elementos da doação online. Use este guia para potencializar sua captação de recursos!
O que significa “doar” para você?
Para nós, doar é uma prática que vai além do simples gesto de oferecer recursos financeiros, materiais ou intelectuais. Essa prática nos dá a oportunidade de fazer parte da construção de um mundo mais justo e equitativo.
Com a ascensão digital marcada pela internet, doar ficou muito mais fácil. Pessoas de diferentes lugares do planeta podem contribuir para causas importantes de maneira instantânea e acessível.
E hoje, você terá todas as informações necessárias para aprimorar o seu processo de doação online, ampliar a visibilidade da sua causa e, claro, impulsionar a captação de recursos.
Como captar recursos para a sua ong?
Todo projeto desenhado por uma organização necessita de uma série de recursos para ser desenvolvido e sustentado ao longo do tempo.
Isso envolve fundos financeiros, mão de obra, materiais do projeto, ferramentas e outras formas de suporte.
Mas afinal, como conseguir todos esses recursos?
Vamos conhecer algumas opções:
- Organizar campanhas de arrecadação online e offline para solicitar doações financeiras de indivíduos, empresas e instituições filantrópicas.
- Buscar parcerias com empresas e instituições que possam oferecer apoio financeiro, doações de produtos ou serviços, ou patrocinar eventos e programas da organização.
- Pesquisar e candidatar-se a programas de financiamento governamentais e subsídios disponíveis para organizações sem fins lucrativos que atuam em áreas específicas.
- Criar programas de doação recorrente para incentivar doadores a contribuírem regularmente com a organização, proporcionando uma fonte estável de financiamento.
- Realizar eventos como jantares beneficentes, leilões, corridas solidárias, entre outros, para mobilizar a comunidade e arrecadar fundos.
- Recrutar e envolver voluntários para ajudar nas atividades da organização, e mobilizar a comunidade para participar de eventos e campanhas de arrecadação.
- Utilizar plataformas online de crowdfunding para lançar campanhas de arrecadação de fundos para projetos específicos, alcançando um público mais amplo.
É importante ressaltar que você é livre para escolher entre essas opções ou combinar várias delas, mas a escolha deve ser feita com base na realidade da sua ONG.
Você deve considerar a equipe disponível, os recursos financeiros e analisar o retorno que se espera sobre o investimento em cada iniciativa.
Isso ajudará a determinar qual delas trará os melhores resultados para a sua organização.
O que é a doação online?
A doação online é o ato de contribuir para uma causa ou organização através da internet.
Isso só é possível graças à existência de plataformas online que facilitam a conexão entre a sua organização e os doadores, com páginas de doação, sites, redes sociais, plataformas de crowdfunding, entre outros.
Como captar doações online de forma eficiente?
Estas são as etapas que você precisará seguir para captar doações online de forma eficiente para sua organização:
- Escolha a opção de doação online que melhor se adapta à sua organização e ao seu público (página de doação, formulário de doação, crowdfunding, etc). Para isso, considere quem são seus doadores, mapeie o perfil deles e entenda quais são os canais de captação que têm maior probabilidade de envolvê-los.
- Invista em uma plataforma de doação online que irá tornar seu plano possível. A plataforma certa de captação pode fazer toda a diferença na sua estratégia. Ao escolher a melhor solução, você irá garantir que suas páginas de doação sejam personalizadas para envolver seus doadores, além de otimizar os recursos disponíveis na sua organização.
- Desenvolva materiais de marketing para impulsionar suas oportunidades de arrecadação de fundos online. Para gerar receita online, a maioria dos seus esforços de marketing também ocorre online. Utilize as redes sociais, e-mail e outras plataformas online e adicione um link diretamente para sua página de doações online para captar doações imediatamente. Se você optar por enviar solicitações por mala direta, também poderá incluir um código QR ou URL que direcione as pessoas para sua página de doação para que possam doar diretamente em seus telefones.
- Coloque seu plano em ação! Certifique-se de que sua página de doação online seja simples e fácil de usar. Siga as práticas recomendadas, como destacar os valores de doação sugeridos, incluindo uma opção de doação mensal e descrever o impacto das doações em diferentes níveis.
- Agradeça a todos que realizaram doações e comece a construir relacionamentos. Uma das grandes vantagens da arrecadação de fundos online é que você pode coletar e organizar imediatamente as informações dos doadores em suas páginas de doações. Isso o ajudará a enviar um e-mail de agradecimento imediato e, em seguida, entrar em contato para contar como os valores doados foram utilizados. Experimente ligar para apoiadores, enviar cartas manuscritas e outras estratégias de agradecimento para demonstrar sua gratidão. O objetivo é estabelecer as bases para um relacionamento impactante e duradouro com cada apoiador.
Lembre-se de que nem todos os seus apoiadores desejam realizar doações online. Por isso, certifique-se de que eles também possam continuar doando via boleto, pix, transferência bancária ou por correio, se preferirem.
Processamento de pagamentos para doação online
O processamento de pagamentos é o que permite que suas doações on-line sejam transferidas para a conta bancária da sua organização.
Normalmente, o processo funciona assim:
O doador insere suas informações de pagamento por meio de uma página de doações, campanha de captação em campo (face to face), etc.
O valor entra em um gateway de pagamento e é direcionado ao processador de pagamentos da sua organização para aprovação.
A solicitação de pagamento do seu processador é retransmitida para a administradora do cartão de crédito ou banco, que é responsável por aprovar a transação.
Os fundos são então transferidos para o adquirente, que inicia o processo de transferência para começar a direcionar os fundos para a conta da sua organização.
Conhecer o básico sobre o processamento de pagamentos pode ajudar a determinar a solução de software de captação de recursos online mais segura. Certifique-se de que sua solução segue as recomendações necessárias para estar de acordo com o padrão da indústria de cartões de pagamento.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre o processamento de pagamentos e como ele está conectado à sua estratégia de arrecadação de fundos online, entre em contato com um dos nossos consultores.
Benefícios da doação online
Vamos explorar todos os benefícios que a doação online pode trazer para a sua organização e também para os doadores.
Para as ONGs
1. Aumente a visibilidade e colete doações de qualquer lugar
Com uma presença online sólida, a sua organização tem a capacidade de alcançar um grande número de pessoas, onde quer que elas estejam.
E ao dedicar esforços para sensibilizar, envolver e proporcionar uma experiência positiva em todos os canais online da sua ONG, você tem o potencial de conquistar apoiadores dedicados para a sua causa.
A pesquisa TIC Domicílios realizada no Brasil revela que 156 milhões de pessoas utilizaram a internet no último ano. Além disso, segundo um levantamento feito pela Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo.
Esses números expressivos destacam uma oportunidade para as organizações do terceiro setor aproveitarem o alcance da internet para captar recursos.
2. Capture mais informações dos doadores
Na captação online, é possível obter informações dos doadores e potenciais doadores de diversas formas.
Uma estratégia comum é a oferta de materiais exclusivos em uma landing page.
Se uma ONG deseja capturar leads (potenciais doadores), ela pode desenvolver um formulário para coletar informações dos interessados em troca do material.
Na página, os interessados compartilham o nome, e-mail, quais causas possuem interesse, motivações pessoais, entre outros, para acessar o conteúdo. Assim, a organização coleta informações que podem orientar suas iniciativas de captação de recursos.
Também é possível coletar informações dos doadores através da página de doação.
Nesse caso, o formulário da página precisa ser o mais simplificado possível para facilitar o processo de doação online.
Diferente da situação anterior, a ONG consegue coletar dados adicionais como método de pagamento, valor da doação e oferecer a opção de doações recorrentes.
Essas informações ajudam a organização a entender melhor seus doadores e personalizar suas abordagens para fortalecer o relacionamento com eles.
3. Arrecadar fundos de forma a otimizar os recursos disponíveis
Ao adotar estratégias de captação de recursos online, sua organização pode reduzir alguns custos. Vamos entender como!
As plataformas online proporcionam um alcance global a um custo relativamente baixo, complementando as estratégias de captação offline (físicas) adotadas por uma ONG.
Isso significa que a sua organização pode expandir a presença digital para alcançar doadores em diferentes regiões geográficas, sem precisar concentrar todos os esforços em feiras de arrecadação de fundos, bazares beneficentes, campanhas de sensibilização em locais públicos, eventos de networking e outras abordagens tradicionais de captação.
Lembre-se: uma abordagem híbrida permite que as organizações ampliem seu alcance, aproveitando tanto os canais online quanto os offline para otimizar a captação de recursos.
Para os doadores
1. Doação facilitada
Com a captação de recursos online, os doadores podem fazer suas contribuições de forma rápida, sem precisar sair de casa. Essa simplicidade permeia todo o processo de doação.
Se a página de doação online da sua organização oferece uma variedade de métodos de pagamento, os doadores podem escolher a opção que for mais conveniente.
Além disso, sua organização pode desenvolver formulários de doação intuitivos, facilitando o processo de contribuição mesmo para aqueles menos familiarizados com a tecnologia.
Essa abordagem incentiva mais pessoas a apoiarem a causa que você defende, ampliando assim o alcance e o impacto das iniciativas de arrecadação de fundos.
2. Mantenha as informações pessoais seguras
A sua organização tem o dever de garantir a segurança das informações dos doadores ao adotar o ambiente online.
Através da utilização de tecnologias avançadas de criptografia, sistemas de detecção de fraudes e práticas de segurança digital, as plataformas de doação online oferecem um ambiente seguro para o armazenamento e transmissão de dados pessoais dos doadores.
Dessa forma, ao garantir a proteção das informações dos doadores e demonstrar transparência nesse aspecto, eles se sentem mais confiantes em realizar a doação online, fortalecendo assim a reputação da sua organização.
3. Doações recorrentes
A captação online oferece à sua ONG a oportunidade de adotar o modelo de doação recorrente, no qual os doadores podem contribuir regularmente em intervalos predefinidos, como mensalmente ou trimestralmente.
Para os doadores, essa forma de doação é vantajosa por diversos motivos.
Em primeiro lugar, oferece conveniência, permitindo que configurem suas contribuições uma vez e depois não precisem se preocupar em fazer novas doações manualmente.
Além disso, as doações recorrentes facilitam o planejamento financeiro, pois os doadores sabem exatamente quanto será doado em determinado período, permitindo um orçamento mais controlado.
Por fim, essa forma de contribuição também proporciona um impacto sustentável para a sua ONG, já que, mesmo que cada doação individual possa parecer pequena, o efeito cumulativo ao longo do tempo pode ser significativo e ter um impacto real na conquista dos seus objetivos.
Plataformas para doação online
Ao longo desse artigo, você pôde compreender que a doação online é uma ferramenta poderosa para alcançar seus objetivos, oferecendo uma maneira eficaz e conveniente de arrecadar fundos.
Agora, vamos explorar um pouco mais o que uma plataforma pode oferecer, conhecendo os seus recursos e entendendo como aproveitar todo o potencial deles.
Página de doação
Uma página de doação é um dos recursos de uma plataforma de doação online.
Ela oferece um espaço virtual onde os doadores podem fazer doações de forma rápida, segura e conveniente, geralmente por meio de cartão de crédito, transferência bancária ou outras formas de pagamento digital.
Para favorecer as doações online, uma página de doação deve conter elementos que facilitem o processo de contribuição e inspirem confiança nos doadores.
Isso inclui um design atraente e alinhado à identidade da organização, informações sobre o propósito da iniciativa e o impacto das doações, meta de arrecadação, opções de pagamentos flexíveis e seguros, e a inclusão de elementos persuasivos, como histórias de sucesso, depoimentos ou estatísticas impactantes.
Assim, uma página bem projetada transmite transparência, credibilidade e inspira confiança nos doadores, incentivando-os a contribuir de forma mais generosa e comprometida com a causa.
Retenção e relacionamento com doadores
Por meio das páginas de doação online, as organizações conseguem coletar informações valiosas dos doadores, que são então armazenadas.
Essas informações incluem dados dos doadores, valores das doações, além das métricas de desempenho das campanhas, como ticket médio, LTV dos doadores, volume de doações únicas e recorrentes, entre outros.
Quando essas páginas são integradas a um CRM, é possível ter os dados centralizados em um só local, facilitando a segmentação eficaz dos doadores com base em suas características comuns.
Essa segmentação permite que a organização estabeleça diferentes estratégias de comunicação para cada grupo, determinando a frequência e o tipo de mensagem mais adequados para determinado momento.
Dessa forma, as comunicações se tornam ainda mais relevantes, oportunas e impactantes para cada indivíduo, aumentando significativamente o relacionamento e, consequentemente, a retenção de doadores.
Meios de pagamento eficientes
As plataforma de doação online, permitem que a sua organização ofereça uma variedade de opções de pagamento, como cartão de crédito, cartão de débito, pagamento via pix, transferência bancária e boleto.
Proporcionando mais de uma opção, a sua organização consegue atender às preferências individuais dos doadores e garante que todos tenham acesso a métodos de pagamento que sejam adequados e confortáveis para eles.
Além disso, ao integrar sistemas de pagamento seguros e confiáveis, as plataformas de doação online garantem a proteção das informações financeiras dos doadores, mantendo seus dados pessoais e bancários em sigilo.
Isso traz mais segurança durante as transações financeiras, protegendo os doadores contra fraudes e ataques cibernéticos.
Inteligência de dados
Dentro dessas plataformas, é possível encontrar ferramentas de análise de dados que desempenham um papel crucial.
Elas permitem que os captadores de recursos compreendam melhor seus doadores, identifiquem padrões de comportamento, tendências de doação e eficácia das campanhas realizadas.
Essa compreensão permite que as comunicações sejam mais personalizadas, direcionadas e relevantes, atendendo às necessidades específicas dos doadores e inspirando-os a se engajarem mais profundamente com a causa. Além disso, a inteligência de dados também auxilia na identificação de oportunidades de melhoria.
Por exemplo, se os dados revelam que determinadas mensagens levaram a um aumento significativo nas doações, a organização pode adaptar essas estratégias para outras campanhas ou públicos-alvo semelhantes.
A Trackmob
Com a Trackmob, você tem acesso a soluções para todos os pilares da captação de recursos: aquisição, relacionamento, meios de pagamento e inteligência de dados. Tudo isso para maximizar sua captação e impulsionar o impacto social.
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