Questionar é crescer
As organizações que estão tomando novas posturas no mercado se saem bem e conquistam mais doadores. Isso porque o modelo de trabalho da maioria das OSCs atualmente continua retrógrado e não atinge as expectativas dos colaboradores, consequentemente não atraindo muitos doadores.
Por isso, nesse segundo artigo da série “Inovação nas Organizações”, a Trackmob traz para você mais uma maneira para que você adote um estilo de trabalho que possa alavancar a captação de recursos da organização. Esse método é a implantação da cultura da curiosidade no dia a dia da sua OSC.
O que é a cultura de uma organização?
Primeiramente precisamos entender o que é a cultura de uma organização. Trata-se da forma com que os colaboradores agem dentro do ambiente, os ideais em que acreditam e o que julgam ser o correto e o errado. Assim, todos os colaboradores que prestam serviços para a OSC acabam tomando as mesmas ações e atitudes que visam o crescimento.
Pensemos no seguinte cenário: uma organização prega a cultura da doação, que é importante doar para as outras OSCs. As pessoas que trabalham nela irão, por conta própria, procurar organizações que mais tem a ver com seus ideais e irão doar para elas, pois é algo que todos os colaboradores fazem e faz parte da cultura e personalidade dessas pessoas.
Sendo assim, é através da implantação de cultura que você leva os colaboradores a realizarem ações pertinentes à sua organização. É de extrema importância que você e os líderes da OSC se reúnam para discutir a criação disso e documentar tudo o que for importante de ser analisado nos colaboradores, criando a cultura de convivência e trabalho ideal para que os projetos tenham um maior impacto.
O que é a cultura da curiosidade?
A cultura da curiosidade é incentivar que as pessoas tenham uma premissa de querer entender o que está acontecendo na organização como um todo. Geralmente os colaboradores preferem prestar atenção apenas em suas próprias tarefas exclusivamente, por mais que ela faça parte da missão de outros setores também.
É preciso entender que os setores trabalham como peças de quebra-cabeça, que unidos formam uma grande imagem no final. Cada responsabilidade é referida a quem tem mais conhecimento em certas ações, ou seja, emitir um relatório é responsabilidade do analista, por exemplo. Porém, se essas pessoas não trabalharem em união, todo o projeto corre o risco de não ter o resultado esperado.
A cultura da curiosidade estabelece que as equipes olhem além das suas responsabilidades cotidianas e busquem entender o todo, questionando e desafiando uns aos outros a fim de construir um projeto cada vez mais sólido e eficaz. O analista pode conversar com a equipe de captação sobre suas considerações a respeito do trabalho deles, por exemplo. A equipe irá receber informações que impactam positivamente no trabalho deles enquanto que o analista coletará dados que não podem ser vistos através das métricas.
Se todo o time que trabalha na organização tiver a cultura da curiosidade, ficarão completamente alinhados com o projeto completo e construirão estratégias muito mais fortes e propensas a resultados cada vez melhores.
Como usar a cultura da curiosidade?
Como dito no primeiro artigo da série, Liderança Catalítica, toda e qualquer mudança dentro de uma organização parte do líder, e é ele quem precisa ser o centro das atenções e o exemplo maior quando deseja implantar algo interno. Dessa forma, para poder instaurar uma cultura, é necessário que a liderança se reúna e discuta quais serão as culturas que precisam ser adotadas no ambiente de trabalho.
Feito isso, convoque uma reunião com todo o time e certifique-se de que estarão confortáveis e que esse dia será histórico para a organização, ou seja, planeje um evento diferente para partilhar essas ideias e conceitos com a organização inteira.
Apresente o que você e os outros líderes desenvolveram para todo o time e explique a importância de ter uma cultura dentro da organização, bem como o motivo pelo qual os colaboradores precisam seguir essa cultura para que se crie um ambiente mais interessante de trabalho. Peça a opinião dessas pessoas e faça com que elas ajudem você a incrementar ainda mais a cultura, pois isso os torna mais responsáveis pela decisão e leva a cumprirem o que foi discutido.
Após isso, seja a pessoa que fará a cultura acontecer, não deixando que ela seja esquecida pelos colaboradores e sendo o exemplo de quem segue totalmente o que foi conversado. Além disso, deixe mensagens impressas por toda a organização relembrando as atitudes que você deseja que as pessoas tomem.
Conclusão
Aguçar a curiosidade do time para saberem os detalhes de todo o projeto é algo que trará benefícios ótimos para a sua organização. É interessante fazer com que isso se torne uma cultura bem definida, fazendo com que as novas pessoas que entrarem e as pessoas que saírem já tomem essa atitude naturalmente e possam melhorar os resultados da captação de recursos, consequentemente aumentando o impacto da sua OSC na causa.