A diversidade de olhares pode enriquecer os seus projetos
Como você já pode ver nos últimos artigos que fizemos da série Inovação nas Organizações, a Liderança Catalítica e a Cultura da Curiosidade, é muito importante que a sua organização modifique os formatos de trabalho e não se apegue mais ao jeito tradicional do mercado.
Esses métodos que estamos trazendo para você são analisados a partir das chamadas startups, que são pequenas empresas com um crescimento exponencial e que trabalham com o objetivo de facilitar e melhorar a vida das pessoas, ou seja, tendo o propósito como principal função. Isso é algo extremamente relevante para uma organização, visto que seu motivo de existência é a causa social.
Neste terceiro artigo, falaremos sobre as equipes com diversidade e as fronteiras porosas que você precisa implementar na sua organização a fim de buscar resultados mais satisfatórios e possa impactar ainda mais na causa que você defende.
O que é equipe com diversidade?
Geralmente as organizações selecionam pessoas com um mesmo perfil e estilo de experiência muito parecido, analisando o currículo da pessoa e prezando por informações como quais locais já trabalhou e o que já realizou em sua carreira. O fato é que isso é importante de se olhar, porém é um erro estabelecer um padrão de pessoas que devem ser aceitas na sua OSC.
Uma equipe com diversidade é, basicamente, uma mistura de pessoas com ideais, experiências e origens diferentes, ou seja, você pode selecionar uma pessoa que já passou por organizações de causa animal e colocar ela para trabalhar com outro que só trabalhou em empresas e conhecia a respeito dos direitos humanos.
A princípio aparenta não ser funcional colocar pessoas com diversas experiências diferentes para trabalharem juntos, mas é aí que você se engana. Cada um deles tem uma forma diversificada de olhar para um projeto ou uma ideia e podem contribuir com a criação de algo mais sólido baseado em tudo o que já passaram.
Nesse caso, até mesmo uma pessoa que possua pouca ou nenhuma experiência no assunto poderá ter uma ideia diferente de tudo o que você pensou, sendo que ela ainda precisará ser lapidada e melhorada com a ajuda de todo o restante do time.
O que é fronteira porosa?
Fronteira porosa é um nome dado a uma facilidade na comunicação com a organização. Pense no seguinte, quando há um fronteira entre dois lugares, isso delimita e significa que se você ultrapassar, estará em um local diferente e não mais alinhado com as coisas do espaço que você saiu. Ter uma fronteira porosa significa que você criaria buracos na fronteira entre esses dois lugares e abriria discussões e união entre os povos.
Dentro de uma organização isso funciona tanto internamente como externamente. Os setores precisam ter fronteiras porosas para acatar ideias e opiniões vindas de outras equipes, promovendo a união para a criação de um novo projeto e a melhoria do trabalho de ambos.
Externamente, essa ideia funciona da seguinte maneira: abra espaço para conversar de maneira mais próxima do seu público e doadores, pedindo a opinião deles a respeito dos eventos, projetos e tarefas que a sua organização poderá fazer para impactar a causa,k ou seja, abra as fronteiras para que pessoas de fora opinem no seu trabalho, a fim de melhorar ele e obter mais resultados.
Como promover equipes diversificadas e fronteira porosa?
É simples! Para que você tenha uma equipe diversificada, selecione os candidatos a partir de diferentes experiências e origens. Dessa forma, você coloca pessoas diversas em vários aspectos que fazem parte da cultura da sua organização (leia Cultura da Curiosidade). Além disso, é importante que cada equipe tenha uma diversidade de pessoas para promover um time completo e diverso.
A fronteira porosa, basta que você se abra e instaure a cultura de aceitar opiniões. Deixe sempre a opção de receber uma opinião de alguém, tanto dentro da organização como na comunicação com seus doadores e seu público. Você precisa receber feedbacks das pessoas para saber se está realizando um bom trabalho e no que precisa melhorar.
Para estabelecer um bom vínculo entre as pessoas, você não pode ter nenhum tipo de exclusão de ninguém, pois toda e qualquer opinião é muito bem vinda e ressalta pontos onde você pode melhorar a sua estratégia para ter mais resultados positivos. Você pode pedir opinião até das pessoas que se beneficiam do seu trabalho, independente de qual causa esteja defendendo.
Conclusão
Opiniões são super importantes para que você possa fazer um trabalho cada vez mais funcional e positivo. As estratégias requerem mudanças sempre para melhor e são as olhares de outras pessoas que permitem as transformações assertivas. Por isso, ter uma diversidade de pessoas e ser aberto a receber opiniões de quem está sendo impactado por você é muito interessante, visto que é daí que você pode agregar ainda mais valor aos seus projetos e impactar de forma mais potente a sua causa.
Continue acompanhando o nosso blog para receber mais dicas como essa. Na semana que vem teremos uma nova dica para você que deseja melhorar o trabalho da sua organização.