Um dos trabalhos mais importantes a serem feitos no marketing digital é reunir dados de contato do seu público e trabalhar a comunicação com eles para que fiquem cada vez mais próximos da sua organização e possam se tornar doadores posteriormente. Porém, um grande questionamento é: como conseguir o contato dessas pessoas?
Existem diversos métodos de adquirir dados de contato, porém grande parte deles fornece a você uma base desqualificada de pessoas, ou seja, públicos que não tem muito interesse no trabalho que a sua organização faz ou que não querem realizar uma doação para a causa que você defende.
Sendo assim, um dos métodos mais efetivos de realizar este trabalho de coleta de dados é entregar ao seu público conteúdos que têm a ver com a sua organização e que sejam relevantes para que essas pessoas compreendam melhor o que você faz e como precisa da ajuda deles.
O que é uma Isca Digital?
Isca Digital é o nome dado a uma estratégia de marketing digital com o intuito citado acima: capturar dados de contato do público. Trata-se da criação e publicação de conteúdos mais embasados e de alta relevância, onde você realiza uma troca em que a pessoa fornece seus dados de contato, como e-mail e telefone, para baixar o seu material.
Esse nome é uma brincadeira com o ato de pescar. Os materiais que você oferecer precisam ser bastante atrativos a ponto de a pessoa aceitar oferecer seus dados em troca e, dessa forma, você “pesca” o contato e pode trabalhar com ele para que se transforme em um doador.
Existem vários modelos de Iscas Digitais que você pode adotar, desde infográficos até vídeos documentais. Você vai aprender mais sobre eles em nosso e-book gratuito, é só baixar.
O que fazer com os contatos?
É importante que você tenha o contato do seu público. A sua comunicação com eles pode melhorar muito e a chance de você transformar essas pessoas em doadores é bem maior. Estes possíveis doadores que você conquistou com as Iscas Digitais são chamados de Leads.
A partir do conteúdo que você criou e ofereceu, é possível entender que esses leads já estão interessados na sua organização e gostariam de saber mais sobre o trabalho que você desenvolve. Dessa forma, você pode aumentar o conhecimento deles sobre a sua ONG publicando novos materiais e enviando mensagens via e-mail e SMS a respeito dos seus projetos.
Quando julgar que é um bom momento, envie um pedido de doação a estas pessoas e analise quantas delas irão se converter em doadores. Dependendo do número, você consegue entender quais realmente estavam aptas a doar e quais ainda precisam entender melhor sobre a causa antes de ajudar.
Estratégias de conversão
Ao enviar estas mensagens, você poder realizar diversas análises ao longo da campanha de captação para entender as melhores estratégias que levem para a conversão, como quais as mídias que trazem mais pessoas, por exemplo.
Dessa forma, é possível desenhar novas formas de atrair doadores para a sua organização, utilizando mais as redes sociais, melhorando os conteúdos que a ONG oferece e otimizando a sua argumentação na hora de realizar o pedido de uma doação. Além disso, observar o sucesso que a sua campanha está fazendo.
Todo este trabalho pode ser feito com o auxílio de um CRM, que torna tudo mais fácil e simples de gerenciar e analisar. Trata-se de uma ferramenta de gestão de contatos e automação de e-mail e SMS. Você pode criar campanhas e deixar que elas funcionem automaticamente, aumentando a sua captação online e podendo focar em outras tarefas relacionadas ao projeto da sua organização.
A Trackmob desenvolveu o Guará CRM, que é um software totalmente voltado para o terceiro setor, entregando funções necessárias para o bom andamento da organização com a captação online. Além disso, ainda pode ser integrado com as páginas de doação, que oferecem uma maior facilidade para os doadores no sentido de ajudar através da internet, utilizando boletos bancários e cartões de crédito.
Conclusão
O meio digital é um dos mais importantes hoje em dia para o terceiro setor. Milhares de pessoas estão constantemente ligadas a algum dispositivo com internet, pesquisando, navegando, comprando e doando. Para que a sua OSC se destaque neste meio, é necessário realizar a utilização de estratégias para entrar em contato com as pessoas e apresentar o seu trabalho.
Veja todos os conteúdos que publicamos em nossa seção de materiais ricos. Lá, você encontra diversos e-books incríveis que dão um passo a passo de como você pode captar mais recursos para a sua OSC.