O Lifetime Value, ou Valor de vida útil, é um dos indicadores mais importantes para a captação de recursos. Com ele, é possível compreender o valor de cada doador recorrente, otimizando sua estratégia e auxiliando o planejamento de campanhas e projetos.
Com maior conhecimento sobre os indicadores da captação de recursos, você ganha mais previsibilidade financeira, facilitando a ampliação do impacto da sua organização. Para te auxiliar na missão de calcular e monitorar as principais métricas, estamos preparando uma série especial de artigos aqui no blog da Track sobre esse tema. Não perca os lançamentos:
O que é LTV (Lifetime Value) na captação de recursos
O Lifetime Value (LTV) é um indicador que mensura a receita que um doador gera para sua organização em determinado período de tempo.
O LTV não é um número exato, mas calculá-lo permite identificar possíveis melhorias no seu processo de doação e na sua campanha de recorrência. Além disso, é possível ter uma previsão de quanto cada doador recorrente contribuirá em receita para sua organização, aumentando a previsibilidade financeira da sua ONG.
Mas, afinal, como esse indicador oferece benefícios reais para a captação de recursos? Veja os detalhes sobre a importância desse indicador:
Por que o LTV (Lifetime Value) é importante?
O LTV é um indicador que amplia o entendimento sobre os doadores que apoiam a sua organização. Ao compará-lo com outros indicadores, é possível criar segmentações na sua base de doadores, otimizar suas campanhas e criar comunicações específicas para cada perfil de doador.
Além disso, o LTV é a principal métrica para doações recorrentes. Afinal, ao comparar o tempo de contribuição com o valor doado, estimamos o valor financeiro real de um novo doador.
O que mais vale para uma campanha de doação? Grandes doações realizadas uma única vez ou doações menores com recorrência durante anos? Essas perguntas podem ser respondidas através do cálculo e da análise do LTV dos seus doadores, e irão te auxiliar a direcionar suas ações na captação de recursos.
4 benefícios de calcular o LTV
Confira os 4 principais benefícios de monitorar o Valor da vida útil dos doadores da sua organização:
Auxilia na tomada de decisão da sua ONG
Diretores e gestores da captação de recursos conseguem tomar decisões mais efetivas se tiverem conhecimento do Lifetime Value. Isso porque, para uma nova campanha ou projeto, o direcionamento do orçamento dependerá do retorno financeiro esperado: e isso será mais preciso quanto maior compreensão houver do LTV.
Além disso, ao analisar o LTV no histórico das suas campanhas, é possível direcionar os times de captação de recursos e comunicação para investir nos canais de divulgação que trazem doadores mais valiosos e engajados.
Contribui para o reconhecimento dos principais doadores
O perfil de doador ideal da sua ONG leva em consideração uma série de fatores que detalhamos neste outro artigo. O LTV é um indicador que também precisa ser considerado para encontrar e reconhecer os principais doadores da sua ONG, uma vez que a recorrência da contribuição e o valor das doações são métricas que indicam a fidelidade e o engajamento dos doadores.
Sabendo quais doadores contribuem mais com a sua organização, você pode propor ações especiais para seus principais doadores, oferecendo brindes ou benefícios exclusivos.
Leia também: Formas inovadoras de dar boas vindas a novos doadores
Guia a segmentação da base de doadores
Identificar o perfil de doador ideal com o LTV é apenas uma das segmentações que você pode fazer com essa métrica. Além de identificar seus principais doadores, o indicador pode guiar outras formas de segmentação da base. Por exemplo, você pode identificar que doadores que usam cartão de crédito possuem um Valor de vida útil mais alto que os de boleto, por um custo de aquisição muito semelhante.
Você pode segmentar doadores que possuem um LTV baixo para ações específicas de retenção e engajamento. Assim, você atinge cada grupo com a melhor estratégia de comunicação.
Aumenta a taxa de retenção
A partir do LTV, você pode planejar ações mais efetivas de retenção e manter seus doadores contribuindo por mais tempo. Sabendo os momentos em que eles estão mais propensos a parar de contribuir, você pode enviar comunicações nos momentos certos e aumentar a taxa de retenção dos seus doadores.
Como calcular o LTV (Lifetime Value) de um doador
O Lifetime Value é uma estimativa, não uma métrica exata. Por isso, é importante calcular médias entre todos doadores e entre os grupos de segmentação. Para saber qual é o LTV de um doador em específico ou de um grupo, basta realizar o cálculo da seguinte forma:
Média de tempo doando X Valor médio de doação X Número total de doações = Lifetime Value
Como segmentar doadores a partir do LTV (Lifetime Value)
Agora que já explicamos a importância do LTV e como calculá-lo, vamos mostrar algumas das principais aplicações desse indicador na sua estratégia de captação de recursos.
Como mencionamos, a segmentação da base de doadores é um dos principais benefícios de monitorar esse indicador. Então, aqui vão algumas dicas de segmentações que você pode fazer a partir do cálculo de LTV:
Com níveis de doação
Você pode classificar os seus doadores com níveis de doação baseados no LTV. Aqueles que possuem maiores valores entram em uma segmentação específica para doadores engajados, e os que possuem Valores de vida útil menores entram são segmentados como doadores desengajados.
Também é válido criar um terceiro nível de segmentação que indica LTVs muito abaixo da média, indicando a necessidade de ações de retenção para esses doadores.
LTV + Canal de aquisição
Ao comparar o LTV com o canal de aquisição dos doadores, você pode compreender a relação entre ambos. Assim, você pode direcionar seus recursos estrategicamente para os canais de aquisição que trazem doadores com LTV maiores.
Isso também permite identificar o ROI (Retorno sobre Investimento) de cada canal de aquisição de forma mais certeira.
LTV + CAD
O LTV e o CAD (Custo por Aquisição de Doador) é uma das principais análises para otimizar a captação de recursos. Para calcular o CAD não consideramos apenas os gastos com a divulgação da campanha, mas sim todos recursos despendidos para conseguir um novo doador: desde a equipe de marketing e captação até a tecnologia utilizada.
Assim, é possível identificar custos excessivos que não estão tendo um bom retorno, e ao mesmo tempo direcionar seu orçamento para iniciativas que aumentam o LTV sem aumentar o CAD.
LTV + Entrada e saída de doadores
Ao relacionar o LTV com a entrada e saída de doadores da base, é possível compreender a tendência da sua captação de recursos ao longo do tempo. Comparando os picos de novos doadores ou de doadores inativos, você consegue identificar padrões e otimizar o LTV.
Se você é cliente Trackmob, já tem acesso a esses e outros dados. Temos um conjunto de soluções que apresenta dados sobre a captação de recursos e fornece muitos insights. Assim, não é necessário calcular as métricas manualmente, pois elas ficam dispostas visualmente no dashboard da nossa ferramenta. Veja uma imagem da ferramenta:
Neste texto, você conferiu a importância de monitorar e otimizar o Lifetime Value de seus doadores. É possível realizar o cálculo manualmente, mas é muito mais fácil contar com uma tecnologia especializada para o terceiro setor ao monitorar indicadores.
Além desse conjunto de soluções, a Trackmob possui um CRM especializado para ONGs, em que você pode acompanhar o LTV e inúmeros outros indicadores com muita facilidade. É um investimento que profissionaliza sua estratégia e agiliza as atividades na sua organização.
Quer alavancar a sua captação de recursos? Confira como a Trackmob te ajuda:
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