Como uma organização sem fins lucrativos, é sempre bom ter aqueles doadores grandes; os que dão grandes quantias de uma só vez e de forma consistente…
Eles podem até fazer uma grande doação anual ou bi-anual e é sempre importante quando o fazem. Estes são os seus grandes apoiadores… certo? Você pode se surpreender ao descobrir que isso nem sempre é o caso. É claro que grandes doações são muito importantes e devem ser bem recebidas. Entretanto, há muito que podemos aprender sobre cultivar nossos doadores “menores”, que contribuem diariamente, que podem estar sendo ignorados por muitas organizações sem fins lucrativos.
Um fato surpreendente sobre os grandes doadores é que muitos dizem que suas primeiras doações foram quantias pequenas, com média de cerca de R$30. E a razão disso? Eles estavam colocando o pé na água antes de mergulhar de cabeça! E pode ser que você já tenha muitos destes doadores que, caso nutridos no longo prazo, podem se tornar doadores maiores. Entretanto, se você não está dedicando tempo e atenção para estes indivíduos, é bem provável que você perca essa oportunidade – a água estará fria demais para ele pular.
“Uma pessoa que se sente apreciada tende sempre a fazer mais do que o que se espera.”
Nutrir seus doadores diariamente, mostrando-lhes apreço por suas contribuições provavelmente vai transformá-los progressivamente em doadores maiores e mais cativos. Quando você trata essas pessoas incríveis de forma incrível, elas estão mais propensas a promover a sua organização dentro de suas redes sociais e convívios pessoais, o que leva a um maior volume de apoiadores para a sua organização sem fins lucrativos. Eles se sentem bem, você se sente bem, todo mundo ganha. Portanto, o que você acha de nutrir esses doadores?
Construindo Relacionamentos com Doadores Recorrentes Menores
Como uma organização sem fins lucrativos, você precisa olhar para cada pequena doação como um ponto de entrada, uma janela para criar um relacionamento de longo prazo com esse doador que pode retornar muitos dividendos ao longo de uma vida de doação além do acesso suas redes de contato.
A solução é construir relacionamentos com seus doadores independentemente do tamanho da doação. Você não pode olhar para uma doação de R$ 10 como “não vale a pena perder tempo”; ao invés disso, você precisa vê-lo como o primeiro engajamento que pode culminar em um relacionamento de longo prazo e que pode potencialmente levar a doações muito maiores. Uma doação de R$10 representa uma enorme oportunidade e não um desperdício de recursos limitados.
Infelizmente, a maioria das organizações sem fins lucrativos o vê desta maneira, isso porque esta dinâmica sempre foi vista desta forma. O resultado é o ciclo infinito de luta por recursos que nunca aparecem. Organizações sem fins lucrativos precisam de olhar para o mundo de forma completamente diferente do usual.
Doadores Recorrentes Menores não são iguais aos grandes
Embora todos os doadores, ordinárias e extraordinárias, devam ser visto com apreciação e valor, eles não devem ser tratados exatamente da mesma. Há grande valor em conhecer e segmentar sua base de doadores e entender como eles se relacionam com a causa e com a doação.
Fator Central
Doações menores devem ser vistos como oportunidades, não fardos. Eles ofereceram aquilo que estavam dispostos, estão apoiando sua organização e agora você adicionou um novo membro da a sua comunidade. Aprecie e envolva essas pessoas, enviando atualizações sobre o que sua organização está fazendo.
Seus doadores são investidores em uma causa, independentemente do tamanho do investimento. Mesmo que pequena, a doação indica que sua causa tocou aquela pessoa de alguma forma pela primeira vez (muitas vezes em um pequeno nível) e agora é sua vez de transformar esse ato em um relacionamento de longo prazo! Este conceito de enxergar os doadores menores como leads qualificados para encontrar os “super” doadores é uma grande e recente mudança de paradigma que muitas organizações sem fins lucrativos precisam implementar para potencializar seus esforços de captação.
Traduzido por Rodolfo Pinotti.