A análise da página de doação ajuda a melhorar suas campanhas e aumentar os resultados
Depois de ter descoberto o que é uma página de doação, escolhido o projeto para fazer a campanha, deixado a página atraente e feito ela chegar no seu público, você precisa analisar se está dando os resultados esperados. A questão é que isso parece ser muito dificultoso e demandar um tempo que poderia ser gasto para outras ações. Porém, se engana quem pensa nisso. Observar os resultados é algo essencial para quem deseja alavancar uma OSC e captar ainda mais.
A prática de análise propicia a busca dos erros e acertos da estratégias e assim possibilitando a criação de novas ações que compõem melhores resultados. Antes de aprender como fazer isso na prática, você precisa entender qual a importância dessa ação, para que saiba quais dados observar com mais cautela e como eles podem ajudar na sua estratégia.
Índice
Por que analisar é importante?
A análise, como dito anteriormente, é a principal forma de você entender se a estratégia que está usando é funcional ou apenas está gerando trabalho. Com o cruzamento de dados e informações que a Página de Doação gera, você consegue observar o número de pessoas que está atingindo, quantos visitantes que visitam a página se tornam efetivamente doadores e quais deles apenas deixam os dados de contato. Caso você crie uma integração com outros sites de análise, como o Google Analytics, você pode saber até mesmo qual o caminho percorrido pela pessoa para chegar até a sua página.
Isso é relevante para que você possa descobrir se a sua campanha está atingindo o público correto, está sendo efetiva para tornar o público em doadores e se os canais que você está utilizando são os mais adequados para isso. Se for pensar no investimento que você pode fazer para impulsionar a página, é necessário ter uma estratégia toda fechada, estruturada e com base em análise para ter a certeza de que será efetiva.
Se você obtém uma boa análise de dados, consegue conhecer melhor os seus doadores e, consequentemente, criar uma comunicação assertiva e proporcionar uma experiência incrível de doação para as pessoas. Com as novas tecnologias que vão surgindo, está cada vez mais fácil ter essa percepção e junção de dados, proporcionando uma oportunidade de se destacar no meio digital e melhorar os resultados de captação.
Como analisar
Você precisa, primeiramente, ter as informações sobre a campanha que você colocou no ar. Dados como os locais em que você publicou a página de doação, se utilizou mídia paga, qual o tom de voz que você utilizou para falar com o seu público e quem você gostaria de atingir. Além disso, é necessário deixar claro qual era o objetivo da campanha, como captar mais doações, voluntários, chamar para um evento ou qualquer outro propósito que a sua organização pensou na hora de montar a estratégia.
Feito isso, deixe a campanha no ar até o último dia estipulado, pois assim você poderá entender quais foram os resultados obtidos através do trabalho completo realizado, mas é importante que fique observando o andamento dos números para analisar o crescimento exponencial ou o declínio dos resultados. Dessa forma, é possível otimizar a estratégia no enquanto ela acontece, a fim de melhorar cada vez mais a sua captação.
Ao final do período de funcionamento da campanha, compare os dados de resultados que a sua organização teve e como estava antes de realizar a campanha. Assim, você saberá o quanto a sua captação cresceu e se a estratégia utilizada foi efetiva. Cruze as informações com todas as campanhas passadas que a sua organização já fez e veja a evolução e progresso dos resultados.
Caso perceba que há erros na estratégia, observe dados mais específicos para entender o que pode ser melhorado na próxima campanha ou mesmo na atual. Os dados que você pode analisar são muitos, sendo que alguns não são totalmente necessários em certos casos.
O que analisar
Alguns dados podem ajudar você a entender melhor os resultados das campanhas, desde que você tenha as informações citadas no tópico anterior. Essas informações são essenciais para que você possa saber como melhorar as próximas estratégias ou até mesmo a atual. Os dados mais importantes que você precisa observar são os seguintes:
Origem do doador
Saber de onde o seu novo doador veio é muito interessante para que você possa entender melhor os canais que eles utilizam e melhorar as futuras estratégias apostando nas redes corretas e impactantes. Além disso, você consegue perceber qual o canal que a sua organização é mais relevante e entender um pouco mais o seu público.
Dessa forma, você consegue limitar os locais de publicação e impulsionamento das suas páginas e campanhas, cortando gastos com canais que não geram boa porcentagem de sucesso e focando nos locais com maior chance de aumentar seus resultados.
Número de doadores novos
Analisando quais doadores da sua base são novos, ou seja, que ainda não doaram antes de você lançar a campanha, você consegue determinar, de forma mais concreta, qual o resultado da sua campanha, entendendo se você obteve o sucesso além da expectativa, atingiu o esperado ou não chegou em um bom resultado.
A porcentagem de doadores novos na sua base determina a capacidade que a sua campanha teve em atingir novas pessoas. Você consegue entender se o público em que você apostou é o correto e se o tom de voz e motivação utilizados foram efetivos.
Número de visitas
Você pode observar quantas pessoas visitaram a sua página de doação, mas não efetivaram o cadastro completo. Isso abre brecha para várias melhorias nas futuras campanhas, como a recriação dos formulários, um texto mais impactante, uma fotografia melhor e até mesmo saber se o público impactado é o adequado.
O mais interessante desse dado é que você pode observar que os locais onde você compartilhou a página foram efetivos ou não. Se o número de visitas foi grande, significa que as pessoas foram impactadas pela página, mas decidiram não ajudar, que pode indicar que o público está errado ou que o conteúdo da página de doação é superficial.
Se o número de visitas for baixo, pode indicar que as pessoas não foram impactadas e nem chegaram a entrar na página. Agora, se comparar um número de visitas abaixo com um alto número de novos doadores, significa que a página impactou muita gente e foi efetiva, visto que os visitantes doaram.
Número de pessoas que deram os dados mas não doaram
Esse dado pode sugerir que a pessoa está interessada em ajudar a sua organização, porém não tem como doar no momento. Você pode entender se o tempo em que impulsionou a página é positivo e, talvez, utilizar esses dados de contato para fazer uma campanha de voluntariado, por exemplo, ou de doações de menor valor.
Dados que não foram preenchidos
Essa informação é muito importante para que você possa melhorar o seu formulário. É interessante que nele só estejam os dados cruciais e mais importantes para a sua organização no momento da doação, pois formulários muito grandes impedem que a pessoa chegue à etapa final.
Sabendo os campos que não foram preenchidos pelas pessoas, você consegue entender quais as informações que elas acham irrelevantes passar para a OSC e se elas são realmente importantes para a sua estratégia.
Quantos doadores se mantiveram doando
Aqui você percebe se a sua campanha está atingindo também os doadores antigos e os mantendo recorrentes. Se a estratégia tenha sido voltada para os doadores ativos, aumentar o ticket médio deles ou algo do gênero, essa informação é muito importante, visto que será o resultado obtido.
Conclusão
Há diversos dados que você pode analisar numa página de doação a fim de melhorar a sua captação e resultados. Fato é que você precisa, antes de coletar essas informações, estruturar o que você quer analisar e o motivo para isso. Por exemplo, estipule que você quer analisar se a campanha publicada no Facebook deu certo, porque está pensando em investir mais na rede social. Assim, você coleta os dados necessários para entender se vale ou não a pena tomar essa decisão.
Se você gostou desse conteúdo e ele ajudou você, ou conhece alguém que precisa entender melhor a importância e como analisar uma estratégia envolvendo a página de doação, compartilhe o artigo. Fique atento sempre em nosso blog, pois temos as melhores dicas de como melhorar seus resultados e utilizar de maneira mais estratégica as suas ferramentas.