Investir em mídia patrocinada para ONGs é uma ótima opção para atingir o seu público
O meio digital conta com diversas formas para compartilhar seus conteúdos, desde orgânicas (não pagas) até impulsionadas (pagas). Esses dois métodos de levar os argumentos para as pessoas estão presentes nas redes sociais e nos buscadores, ajudando os usuários a encontrarem as respostas que procuram. O uso das mídias patrocinadas para ONGs é ainda mais interessante, pois algumas dessas empresas que possibilitam a presença digital possuem benefícios voltadas para organizações sem fins lucrativos.
Se você deseja estar presente na internet, aconselhamos que pense na possibilidade de investir em mídia para aumentar seu alcance e impacto dos seus conteúdos.
Para utilizar as mídias de forma funcional, você precisa estar presente no meio digital e criar conteúdos que chamam a atenção do seu público. Veja a importância da presença digital para ONGs em nosso artigo. Saiba também como é um site para ONGs nessa outra publicação que fizemos.
Índice
Este índice é totalmente clicável, feito para ajudar você a ler melhor o nosso conteúdo. A partir dele você pode selecionar apenas o que quiser ler ou se organizar para realizar uma leitura em etapas. Se acomode e boa leitura!
- O que é mídia e como pode ajudar a minha ONG?
- Como colocar minha ONG no Google?
- O que é e como funciona o Google AdWords?
- Impulsionando conteúdos no Facebook
- Possibilidades para o crescimento
O que é mídia e como pode ajudar a minha ONG?
A mídia é uma forma de facilitar o compartilhamento do seu conteúdo, ajudando que ele chegue em mais pessoas. Existem diversas empresas que trabalham com isso, porém a mais conhecida é o buscador Google, onde milhões de pessoas realizam pesquisas e entram em contato com diversos conteúdos diariamente.
As pesquisas na internet vem se intensificando gradativamente, se tornando algo relevante entre os usuários que desejam conhecer mais sobre qualquer tipo de informação, e isso inclui as causas sociais e organizações que cuidam delas. Sendo assim, se a sua ONG estiver inserida digitalmente com bons conteúdos, as pessoas que buscam respostas a respeito do que você faz o encontrarão.
Basicamente, o uso das mídias ajuda o seu público a encontrar você de forma mais fácil e simplificada, fazendo com que a sua organização chegue em mais pessoas, sendo elas possíveis doadoras devido ao fato de encontrarem seu conteúdo através de buscas pelos interesses delas.
O uso das mídias ajuda você a criar campanhas direcionadas que atendam a uma necessidade específica relacionada a um projeto que está necessitando de mais doações, voluntários, parceiros ou qualquer outro tipo de ajuda.
Como colocar minha ONG no Google?
Para estar inserida no Google, basta que a sua organização tenha um site ou blog, fazendo com que as pesquisas relacionadas à sua ONG levem ao website que você criou. A plataforma oferece a opção de links patrocinados que consistem em pagar por anúncios relacionados a termos que você escolhe. Isso favorece que a ONG se aproxime das pessoas que estão interessadas na causa.
Através dessa mídia também é possível analisar os resultados que a sua organização vem recebendo da presença digital. As ferramentas chamadas Google Analytics e AdWords são feitas para realizar a compra de links patrocinados e observar a interação das pessoas, facilitando na escolha de conteúdos assertivos para o perfil do seu público.
A plataforma possui um programa de auxílio para organizações sem fins lucrativos, chamado Ad Grants, que entrega condições para que as ONGs possam investir em anúncios do AdWords e usufruir das mesmos resultados que uma empresa pagante possui, porém com algumas restrições que falaremos adiante.
O que é e como funciona o Google AdWords?
O Google AdWords é a ferramenta da plataforma que possibilita o impulsionamento de conteúdos de sites na internet. Através desse meio você consegue criar campanhas, grupos de anúncios e melhorar o rankeamento de uma publicação específica. Isso dá a possibilidade de otimizar conteúdos para ajudar numa ação que a sua organização está fazendo.
A compra de anúncios dentro do AdWords funciona tanto para buscas nos computadores quanto pelos celulares, chegando em cada vez mais usuários interessados na palavra que você escolheu.
Dentro da plataforma, você pode definir palavras-chaves relevantes para a sua organização, criando campanhas que estejam interligadas com as ações que você está realizando. Uma organização que cuida de direitos humanos poderia criar uma campanha para o sistema carcerário, comprando essa palavra dentro do Google para que as pessoas que se interessem por isso sejam direcionadas aos artigos que a ONG fala sobre esse assunto.
O AdWords é dividido em três partes: Campanha, grupo de anúncios e anúncio. A campanha carrega todos os grupos que você selecionar; o grupo de anúncios une diversos anúncios sobre o tema específico escolhido; os anúncios são os conteúdos que você deseja impulsionar e que as pessoas vão encontrar conforme a frase que ele busca.
Dentro dessa hierarquia você realiza a compra de palavras-chave para o impulsionamento dos seus conteúdos. Vamos exemplificar para ficar mais didática a explicação do funcionamento disso:
- Uma organização que detém a causa de direitos humanos vai realizar o impulsionamento de seus conteúdos.
- Essa ONG cria uma campanha com o nome de Direitos Humanos. Dentro dela, serão criados diversos grupos de anúncios para os diversos temas que envolvem a campanha, como direitos da mulher e direitos da criança e do adolescente.
- Os grupos de anúncio contém a palavra que a organização compra para o impulsionamento — O grupo denominado “Direitos da Mulher” pode ter a palavra-chave “direitos da mulher” comprada.
- Dentro dos grupos, terão os anúncios, ou seja, os conteúdos relacionados ao tema do grupo (um texto falando sobre trabalho infantil dentro do grupo de direitos da criança e do adolescente).
- Quando o usuário buscar as palavras-chave compradas, os conteúdos impulsionados aparecerão para ele.
Caso você queira impulsionar apenas um anúncio, basta criar um grupo de anúncios contendo apenas aquele em específico. Assim, o seu conteúdo ganha mais relevância e aparece para mais pessoas interessadas no assunto. Esse tipo de impulsionamento único é recomendado para anúncios bastante abrangentes, como um texto sobre direitos humanos, sem especificar os diversos nichos existentes dentro desse tema.
“Ah, quanto eu vou gastar impulsionando conteúdos no Google?”. Calma, a plataforma fornece uma ajuda muito boa para organizações sem fins lucrativos: o Google Ad Grants. Basicamente, se trata de uma ação feita pela empresa, entregando 10 mil dólares mensais para que as organizações possam gastar dentro do AdWords, impulsionando artigos e outros conteúdos.
Para entrar no Ad Grants você pode se cadastrar no Google para organizações sem fins lucrativos. Lá você tem acesso a diversas ferramentas da plataforma voltadas exclusivamente às ONGs, como o GMail, Google Documentos, Google Planilhas, Google Apresentações, YouTube para organizações sem fim lucrativo, Google One Today (ajuda a encontrar apoiadores para os seus projetos) e Google Earth Solidário (fornece mapeamento voltado à causa que você defende, ajudando a encontrar locais que precisam de ajuda e doadores).
Se você não sabe o passo a passo, não se preocupe. Você pode assistir o webinar “Como Ganhar U$ 10.000/mês para anunciar a sua OSC no Google” promovido pela Nossa Causa com a TechSoup Brasil e aprender como obter este benefício.
Impulsionando conteúdos no Facebook
A rede social também possui uma ferramenta para impulsionamento de publicações muito parecida com a do Google, porém existem algumas pequenas diferenças dentro da plataforma na hora de organizar seus anúncios.
A plataforma também apresenta três camadas, a campanha, o grupo de anúncios e os anúncios, que são criados da mesma forma do Google AdWords. Porém, no grupo de anúncios, ao invés de escolher as palavras-chave que estão relacionadas aos conteúdos que você criou, é necessário selecionar o público que a sua organização pretende atingir com os posts.
A organização que cuida dos direitos humanos pode criar um conjunto de anúncios voltado apenas a mulheres de 18 à 40 anos de idade, onde as publicações conterão frases motivadoras de empoderamento feminino e igualdade entre os sexos, por exemplo. Assim, os posts aparecerão de forma patrocinada no feed de notícias das pessoas que possuem o perfil escolhido pela organização.
Dentro da ferramenta você pode criar regras de patrocínio. Essas configurações ficarão salvas para toda vez que você criar uma nova campanha ou conjunto de anúncios a partir de então. É possível criar uma regra que encerra o anúncio ao atingir um preço estipulado. Dessa forma, você gerencia os seus patrocínios para não extrapolar a verba que tiver.
Possibilidades para o crescimento
Podemos perceber que existem possibilidades de promover a sua organização dentro do meio digital, tendo grandes ajudas de empresas como o Google para realizar um ótimo trabalho e aumentar os resultados de seus trabalhos. É uma ótima opção investir nesse tipo de conteúdo para melhorar a sua presença digital e se aproximar de seu público.
É importante dizer que a mídia é uma forma de impulsionar os conteúdos que você fizer, mas ela não tem o poder de levar os usuários para a ação. Esse trabalho é com você, criando publicações e materiais que chamem as pessoas a ajudar a sua organização, se voluntariando para um projeto, patrocinando a ONG, doando materiais ou dinheiro para que seja possível dar andamento à suas ações.
Criando conteúdos que engajem as pessoas, elas podem se tornar doadoras e fãs da sua organização, espalhando as suas ideologias e trazendo amigos para ajudar também. Se você quiser saber mais sobre como a presença digital pode ajudar a sua ONG e como preparar bons conteúdos, veja esse artigo sobre a importância da presença digital para ONGs. Você também pode entender melhor como funciona o blog e site para ONGs.