Estar presente nas redes sociais vem se tornando uma grande necessidade
As redes sociais estão cada vez com mais usuários, sendo um dos maiores canais de comunicação da atualidade. Esse consumo de conteúdo cresce também, sendo que como grande volume de informação diária, as pessoas acabam filtrando assuntos conforme seus interesses e compartilhando o que faz sentido para si e para a sua rede.
Esse comportamento abre uma questão: a sua organização possui presença nas redes sociais? E se possui, o conteúdo que você produz faz sentido para o seu público? Se você possui dúvidas, acompanhe este artigo e entenda os motivos pelos quais você precisa estar presente e ser relevante para o seu público.
Se quiser tem dúvidas sobre como criar um bom conteúdo e deseja saber o que é a presença digital e os outros meios, veja o nosso artigo sobre presença digital para ONGs e perceba que ter canais no meio digital é uma ótima maneira de alavancar seus resultados.
Índice
Este índice foi criado para ajudar você a ler esse conteúdo de forma mais dinâmica. Ele é totalmente clicável e leva você diretamente para o assunto que tem maior interesse. Acomode-se e boa leitura!
- O que são redes sociais e como podem ajudar a minha ONG?
- Quais os tipos de redes sociais?
- YouTube
- Comece agora
O que são redes sociais e como podem ajudar a minha ONG?
As redes sociais são canais na internet voltados para relacionamento social. Basicamente, são locais onde as pessoas possuem uma alta interatividade e podem criar conteúdo, como a publicação de frases, sentimentos do dia, imagens, vídeos, e outros materiais que desejarem.Existem redes sociais específicas para cada tipo de público, desde mostrar fotos, frases e vídeos sobre pessoas ou empresas, até conteúdos profundos e técnicos para formação pessoal. Cabe a você analisar qual o melhor canal para estar presente e identificar quais assuntos que pretende publicar para o seu público.
A partir disso, você consegue se aproximar de seus usuários, publicando conteúdos da sua ONG para atrair pessoas que apoiam e defendem os mesmos ideais.
Com essa comunicação mais próxima e direcionada, é mais fácil engajar o seu público, levando essas pessoas a compartilharem o que você publica e trazer cada vez mais pessoas para conhecer a sua organização. Você pode elaborar e divulgar materiais ricos para coletar dados de contato em troca de um ebook, por exemplo. Obtendo contatos para a sua ferramenta de CRM e transformar estas pessoas em futuros doadores através de disparos de e-mail.
Quais os tipos de redes sociais?
Existem diversas redes sociais para diferentes finalidades, mas todas com o intuito de gerar interação social. Porém, alguns desses canais são mais conhecidos e abrangentes, se tornando meios bastante funcionais para se relacionar com as pessoas. Veja abaixo algumas das redes que você pode utilizar para a sua organização e gerar um maior engajamento.
1. Facebook
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro, tendo mais de 100 milhões de brasileiros conectados, segundo a própria empresa. A plataforma apresenta ferramentas que facilitam a interação com os usuários de forma mais direta e pessoal, passando uma comunicação mais humanizada e canal de rápido acesso para a sua organização.
A plataforma também pode ser acessada dos dispositivos móveis, como celulares e tablets, sendo o acesso de dispositivos móveis comparados a computadores, ultrapassou a barreira dos 60%. Isso significa que é possível impactar as pessoas com mensagens sobre a sua organização em diversos horários dentro do cotidiano delas, pois carregam a rede social por onde forem.
A mídia possui configurações que ajudam você a entender o número de pessoas que estão vendo a sua mensagem e interagindo com ela, facilitando a análise que diz respeito a efetividade da sua mensagem e compreender como o conteúdo está sendo repercutido pela população que está consumindo.
Estar presente no Facebook também abre a possibilidade de aumentar o conhecimento da sua organização por parte das pessoas, pois uma das práticas dos brasileiros dentro da plataforma tem sido a busca pelo nome de marcas, segundo a plataforma.
2. Instagram
O Instagram é uma rede social voltada para a fotografia. O meio é utilizado nos celulares e oferece uma boa ferramenta para realizar a edição das fotos antes de publicar. Outro ponto positivo é que a mídia trabalha com as chamadas hashtags — aquelas frases usadas com o jogo da velha, como #mudeomundo — que reúnem publicações com o tema adicionado na fotografia e facilitam para que as pessoas encontrem..
O Instagram é unido ao Facebook, possibilitando que suas fotografias sejam publicadas nas duas redes ao mesmo tempo, o que ajuda a atrair mais pessoas a seguirem você nos dois canais e ficarem ainda mais próximas da sua marca.
A rede social é interessante para que você publique fotos dos eventos que realiza, das ações que está fazendo e o dia a dia da sua organização, estabelecendo um contato com os usuários que gostam de saber sobre quais trabalhos você realiza. Além disso, o Instagram conta com uma ferramenta chamada “Stories”, que consiste em pequenos vídeos ou fotografias que duram um dia dentro do aplicativo. Com isso, você pode fazer transmissões ao vivo e promover pequenos vídeos dos seus eventos.
No Brasil, o Instagram conta com mais de 35 milhões de usuários ativos, sendo o segundo país que mais utiliza a rede social no mundo (ficando atrás apenas dos Estados Unidos). Isso é um bom número e demonstra o quanto as pessoas gostam da plataforma, sendo um ótimo meio para se relacionar de forma positiva e engajada.
3. WhatsApp
O WhatsApp é um aplicativo que permite a troca de conversas através da internet. Atualmente é o mensageiro online mais utilizado no Brasil e no mundo, tendo cerca de 120 milhões de usuários ativos no país com um crescimento de 20% ao ano.
A plataforma permite conversas pessoais e ferramentas de criação de grupos que permitem a entrada de até 512 pessoas. A sua organização pode utilizar a rede social para criar uma comunicação mais próxima com as pessoas. É possível criar um grupo para conversar com seus voluntários, por exemplo, entregando a eles informações sobre locais e datas onde acontecerão os eventos e estabelecendo uma conversa pessoal, além da interação entre os participantes.
Outra ferramenta oferecida pelo WhatsApp é a transmissão. Com ela, você consegue enviar uma única mensagem à um número ilimitado de pessoas da sua rede de contatos informando algo. Isso pode ser utilizado para mandar lembretes aos doadores e parceiros.
Atualmente, o mensageiro tomou uma postura ainda mais profissional. Agora, com o WhatsApp Business, você consegue criar uma conta para a sua organização fornecendo mais detalhes para que as pessoas saibam melhor sobre o que você faz, não interferindo na sua conta pessoal.
Para criar o WhatsApp Business, basta baixar o aplicativo (disponível apenas para o Android até a presente data), e seguir o passo a passo proposto. As vantagens é que você pode adicionar telefone fixo, mais de um administrador, ter estatísticas das mensagens, sabendo quantas foram enviadas, recebidas, lidas e respondidas.
A empresa declarou que as contas empresariais (isso inclui as organizações) terão selos de verificação, que fornecem a segurança para as pessoas de que estão falando com a sua organização.
Outro benefício é que se você já utilizava o WhatsApp para esse fim anteriormente, é possível migrar suas conversas para a nova conta, assim você não perde nenhum contato e informações que as pessoas forneceram para você.
4. YouTube
O YouTtube é uma plataforma de vídeos que conta com mais de 99 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo eles criadores de conteúdo e consumidores dos vídeos feitos pelos diversos canais existentes.
A rede social oferece ferramentas eficazes de análise de engajamento e edição simples dos vídeos antes da publicação. Nela, você pode fazer vídeos para promover as ações que está realizando, explicar algo relacionado à sua causa ou sua organização, mostrar os projetos que estão gerando resultados e se comunicar com as pessoas através de enquetes e fotografias dentro das comunidades.
No Youtube você consegue relacionar outros canais, como o blog (se você não tem um blog, veja essa publicação sobre blog e site para ongs) e outras redes sociais em que está presente, levando a conhecer mais sobre os trabalhos da sua organização.
Comece agora
A criação de uma conta é gratuita e muito fácil dentro dessas plataformas citadas, possibilitando o início imediato. Se você ainda não está presente, é interessante começar, se aproximando do seu público e aumentando o reconhecimento das pessoas pela sua organização.
Você gostou desse artigo? Veja também qual a importância da presença digital para ONGs e saiba melhor sobre blog e site para ONGs. Compartilhe essa publicação com seus amigos e nos acompanhe para ficar por dentro das novidades!