No post de hoje, você irá conhecer a régua de relacionamento, uma ferramenta que automatiza fluxos de comunicação e estreita os laços com seus doadores
Você já parou para pensar como a sua organização se relaciona por e-mail com um novo doador? Será que ele recebe uma confirmação da doação ou uma mensagem de boas-vindas? E depois, você trabalha sua comunicação para fazê-lo se sentir como um membro da organização ou ele acaba sendo apenas mais um entre centenas de outros doadores?
Se as suas respostas foram negativas, então preste atenção neste fato: pesquisas sobre retenção de doadores descobriram que as falhas de comunicação estão entre as principais razões para que as pessoas parem de apoiar uma determinada organização.
Um exemplo? Na Pesquisa Doação Brasil, realizada em 2015 pelo Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), entrevistados responderam a seguinte pergunta: existe algo que faria com que você doasse mais? Em 2º lugar, as pessoas disseram que gostariam de saber como o dinheiro está sendo usado. Em 4º, que doariam mais caso as entidades fossem mais transparentes.
Ou seja, para os doadores, estar atualizado e em sincronia com as ações da organização é fundamental. E, para fazer isso de uma maneira assertiva, você pode contar com a régua de relacionamento. Com essa estratégia, sua comunicação com os doadores é automatizada e personalizada através de fluxos de e-mail. Vamos conhecer mais sobre ela?
Régua de relacionamento: o que é
Com uma régua de relacionamento, a equipe de comunicação da sua ONG pode planejar cada interação com os doadores através de etapas, que irão nutri-los com as informações essenciais sobre a organização e torná-los cada vez mais próximos da sua causa.
Assim, você pode transformar um doador pontual em recorrente, aumentar o valor da doação mensal, conseguir outras formas de contribuição e até mesmo convencê-lo a ser voluntário da sua organização sem muito esforço.
Em outras palavras, a régua de relacionamento é um método que permite manter um controle maior sobre a sua base, acompanhando a trajetória de cada doador dentro da organização. E, ao nutrir esse doador com informações relevantes e que sigam um fluxo de envolvimento, os laços ficam mais fortes e as chances de mantê-lo em sua base por mais tempo aumentam.
Régua de relacionamento: como funciona
O funcionamento da régua de relacionamento está baseado em uma série de mensagens automatizadas que você pode desencadear com base nos comportamentos de um doador ou através de suas informações de contato.
O bônus para a ONG é uma comunicação mais assertiva e uma economia de tempo, pois basta definir as regras da conversa e automatizar todo o processo. Por exemplo, para cada ação que você adiciona ao fluxo, um tempo é delimitado e será seguido: “Quero que um potencial doador receba um e-mail 2 dias depois de preencher este formulário, com uma mensagem de agradecimento e um convite para conhecer mais o nosso trabalho.”
Assim, você pode simplesmente planejar e agendar as mensagens de cada etapa da comunicação para envios automáticos – e não precisa se preocupar em acompanhar quando cada pessoa precisa receber um determinado e-mail.
A solução da Trackmob: uma régua de relacionamento voltada para ONGs
Pensando em como adaptar essa ferramenta à uma comunicação eficaz para a retenção de doadores no Terceiro Setor, criamos uma régua de relacionamento com 5 modelos de e-mails para você proporcionar uma experiência incrível aos seus novos doadores.
Nosso modelo contempla:
- E-mail de boas-vindas para que o seu doador sinta-se acolhido pela organização
- E-mail de agradecimento da doação para que o doador perceba a importância de sua contribuição
- E-mail para apresentar seus outros canais e manter o doador mais próximo da sua organização
- E-mail de prestação de contas para mostrar que a sua organização é transparente com os doadores
- E-mail de engajamento para mostrar que existem outras formas de ajudar e aumentar ainda mais os resultados da sua organização
Pronto para colocar essa ferramenta em prática? Baixe o nosso Modelo de régua de relacionamento e comece já a melhorar a comunicação com a sua base!