Sua ONG é facilmente encontrada no Google? Seu site deve estar preparado para aparecer para a pessoa certa quando ela procurar alguma informação relacionada à sua causa e até mesmo à sua instituição. Atente-se ao seguinte:
- Quando você pesquisa o nome da sua ONG, aparece o site da organização ou primeiro aparece notícias em que ela apareceu?
- E para um termo relacionado à sua principal causa, em que posição seu site aparece no Google?
Uma das estratégias de marketing é trabalhar o SEO (Search Engine Optimization ou, em português literal, otimização em motores de busca), com o objetivo de melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores. Esse trabalho é valioso para a visibilidade e reputação da sua ONG: os primeiros resultados de uma pesquisa são percebidos como autoridade em determinado segmento ou assunto.
Confira estas dicas de otimização de site para ONGs e comece a aplicar hoje mesmo esta técnica.
Confira Três Dicas de otimização de site para ONGs
1. Revise as características técnicas do site
Verifique se o site segue as diretrizes gerais do Google para ajudar os buscadores e os visitantes a encontrarem seu site. Como será preciso fazer algumas configurações técnicas, peça ajuda ao profissional que desenvolveu seu site.
Dica: para ver como o seu site aparece no Google, procure por site:seusite.com.br.
2. Conteúdo: trabalhe com as palavras-chave certas do jeito certo
Brainstorm
Para definir as palavras-chave, primeiro faça um brainstorm, ou seja, compile ideias com as pessoas da sua organização. Cite os termos que dizem respeito aos problemas que a sua ONG enfrenta, à comunidade que atende, às causas que apoia e aos serviços que você oferece.
Valide suas ideias
Valide os termos anotados com os verdadeiros hábitos de consumo dos usuários na internet. Para isso, você tem à disposição estas ferramentas do Google:
- Keyword Planner
Faça login neste link. Em “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas”, digite os principais termos relacionados à sua ONG e clique em Obter Ideias. Você terá acesso às principais palavras-chave do seu segmento, com o dado de média de pesquisas mensais de cada palavra. Você verá também que nem todas as palavras são interessantes, mas este recurso é válido para identificar possibilidades.
- Google Trends
Com esta ferramenta, você tem o panorama da tendência de volume de busca por localidade e período a partir de um termo principal. Veja estes exemplos, com os termos “ongs” e “doação de medula” e as respectivas pesquisas relacionadas:
3. Trabalhe de forma inteligente:
Agora que você conhece os hábitos de pesquisa relacionados à sua ONG, trabalhe com as keywords de forma inteligente:
- Rankear com palavras-chave “cauda longa” é muito mais fácil. Observe o exemplo: em vez de trabalhar apenas com a palavra “ongs”, trabalhe também com combinações mais longas: “como trabalhar em ongs de animais”. Aparecer nas primeiras posições com este termo poderia ser eficaz para captar novos voluntários;
- A produção de conteúdo dinâmico contribui bastante para a relevância do seu site. Não deixe de publicar artigos no blog de qualidade sempre, pelo menos uma vez a cada quinze dias, com o mínimo de cerca de 400 palavras.
4. Consiga links externos
Outra forma de o Google mensurar a reputação do seu site é pela quantidade e qualidade de links externos que apontam para o seu domínio. Por isso é muito importante que seu conteúdo seja compartilhado em diferentes redes sociais. Um trabalho de assessoria de imprensa também pode ser útil para conseguir links vindos de importantes portais de notícia.
Dica: não deixe de inscrever sua ONG no Google Meu Negócio para melhorar a presença nos resultados de busca.
É importante entender que o resultado de um trabalho em SEO não aparece de um dia para o outro e nem de uma semana para outra. Os frutos aparecem a médio e longo prazo. A cada trimestre avalie o posicionamento do seu site para as palavras-chave da sua organização. Comece com as principais, e então vá trabalhando outras palavras relacionadas.
Gostou dessas dicas de otimização de site para ONGs? Faça uma revisão hoje mesmo no conteúdo da sua página. Para receber mais dicas como essa, não deixe de acompanhar a Trackmob no Facebook.