• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Marllon Nascimento
  • Trackmob
551

#TrackLearning Ep. III: Aprendizados após 1 ano de pandemia

Publicado em 21 de fevereiro de 2022 Trackmob 0

  • Curtir
    1
  • Facebook
  • Twitter

Nesse episódio, transmitido ao vivo em 30 de março de 2021, a Laís Mascarenhas conversa com Ana Beatriz Siqueira – gerente nacional de parcerias e relacionamento da Teto, Luiz Donadio – coordenador de captação de recursos da Fiocruz e Carla Nóbrega – diretora de mobilização de recursos e comunicação da Habitat. As pessoas convidadas trouxeram um pouco dos aprendizados, do que foi feito durante a pandemia e quais são as perspectivas das organizações.

Laís iniciou o webinar apresentando o impacto da pandemia nas doações dos clientes da Trackmob. Em março de 2020 foram alcançados bons resultados com novos doadores, com o pico de doações em maio. Mas doações recorrentes apresentaram certa estabilidade após a queda do pico. Acompanhe o artigo e veja como as três organizações lidaram de diferentes formas perante todos os desafios impostos pela pandemia.

Assista aqui o Webinar completo

Ações realizadas pela Fiocruz, Teto e Habitat

Luís comentou sobre as ações da Fiocruz para redução do impacto da Covid-19: a Fundação criou o Programa Unidos contra a Covid, uma rede que permitiu a criação de um centro hospitalar com mais de 200 leitos, duas centrais de teste e expansão da fábrica de produção da vacina. Um barco ambulatório para atendimento de populações ribeirinhas também foi construído, além da distribuição de cestas básicas e itens de higiene.

O coordenador de captação de recursos da Fiocruz destacou que essas ações, como a construção do hospital, deixaram um legado para o SUS, e que tudo isso só foi possível graças à rede de engajamento e apoio de diversos setores da sociedade.

Carla Nóbrega, da Habitat, iniciou sua fala mencionando que a pandemia trouxe visibilidade para o problema da moradia. Ela diz: “as pessoas falavam: ‘fique em casa’, mas que casa? Com quais condições?”

Com a causa da moradia em alta, a Habitat lançou uma campanha de crowdfunding para distribuição de alimentos e bateu um recorde: em um mês arrecadaram 70 toneladas! A campanha foi realizada com pessoas físicas e por meio de parcerias com empresas. Para oferecer infraestrutura em comunidades mais vulneráveis, a Habitat construiu mais de 500 pias comunitárias (ou 150 mil pessoas atendidas em 18 estados)! 

Ana comenta que as atividades realizadas pela Teto na pandemia são bem semelhantes às já apresentadas, como o crowdfunding para cestas básicas e a união entre pessoas físicas e empresas, o que resultou em números bastante significativos para a organização.

Para fortalecimento do protagonismo social, Ana explica que foram realizados diagnósticos participativos com as comunidades e que as ações da Teto foram movidas por 3 pilares: 1- acesso à água e saneamento, 2 – segurança alimentar e combate à fome e 3 – formação comunitária.

As mudanças na gestão e as adaptações necessárias

Carla comenta que na pandemia, a Habitat aprendeu a trabalhar de uma forma especializada, além de aderir outras ferramentas para fazer uso do telemarketing, já que a captação face-to-face não era possível.

Com esforços para manter a recorrência nas doações, a organização conseguiu garantir estabilidade nos resultados. Outro destaque foi a elaboração de uma rede de mais de 60 parceiros que permitiu uma escalabilidade em sua atuação, como a presença em diferentes regiões do país.

No caso da Fiocruz, Luís contou sobre o engajamento de pessoas físicas para doações pontuais para o programa Unidos contra a Covid-19.

Ele evidenciou a dificuldade de ações como essa com o setor público, e do vasto campo de oportunidades nesse sentido, principalmente no momento em que há mobilização da sociedade como um todo por uma causa, passando inclusive pelas empresas, com as práticas ESG em alta.

Na visão de Luís, existe um movimento solidário que pode ser aproveitado no primeiro setor para fortalecer a ciência e tecnologia e o Sistema Único de Saúde.

Ana comentou sobre a fase de crescimento da Teto: há uma dificuldade para estabelecer um equilíbrio entre campanhas de doações financeiras sem um objetivo específico e as que são voltadas para determinadas ações/projetos. Assim, a Teto começou a dar ênfase a um fundo de recursos monetários e à captação com indivíduos. Dessa forma, conquistou mais de 100% de doadores ativos e aproximadamente 50% de doadores recorrentes.

Para alcançar resultados tão expressivos, a organização realizou uma campanha de crowdfunding e passou a ter uma cultura de dados mais estruturada, para compreender como otimizar resultados de marketing. Ana mencionou também as campanhas corporativas, em que a Teto engajou pessoas físicas por meio de empresas.

Leia também: Como a TETO conseguiu doações com sua rede de voluntariado

Conclusões dos participantes sobre novos desafios e aprendizados

  • Fazer planejamentos – mesmo que precisem sofrer alterações
  • Olhar mais para os dados e compreender indicadores
  • Elaborar estratégias para não depender de poucos financiadores
  • Lembrar que o Marketing Relacionado à Causa atrai não só investimentos masdoadores individuais
  • Formar redes e campanhas com objetivos/causas em comum com outras organizações tende a otimizar resultados
  • Ter atenção ao contexto: olhar para a sociedade para compreender o que é preciso ser feito e como pode ser feito

Acompanhe nosso canal no Youtube para conferir outros episódios #TrackLearning

Comentários
Post Views: 551

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!


Mais em Artigos

961
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

1.5K
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

802
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

1.6K
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

1.3K
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.7K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.9K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

898
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

[et_pb_section admin_label="section"] [et_pb_row admin_label="row"] [et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Text"] " A captação de recursos é sobre o doador, e não sobre a sua organização" A conversão …

393
O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
Publicado em 23 de junho de 2022 Trackmob 0

A análise de Cohort colabora para o bom funcionamento da sua ONG ao segmentar seus doadores com base em comportamentos …

234
Estratégia de evento: Casa do Povo cresce 2,5x a arrecadação
Publicado em 14 de junho de 2022 Amanda Riesemberg 0

Para uma captação de recursos eficiente, a atração e aquisição de doadores é apenas o primeiro passo. Depois de conseguir …

1.0K
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
Publicado em 24 de maio de 2022 Trackmob 0

O  RFM é um indicador essencial para qualquer negócio que trabalhe com pagamentos recorrentes, e para o terceiro setor não …

Escolhas do editor

Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
24 de maio de 2022 0
LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
9 de maio de 2022 0
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
18 de abril de 2022 0
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
12 de abril de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
      23 de junho de 2022
    • Relatório de RFM: o que é e como usar na captação...
      24 de maio de 2022
    • Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
      24 de maio de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest