• Produtos
    • Aquisição
      • Página de doação
      • Face-to-Face
      • Mala Direta
    • Relacionamento
      • CRM para ONGs
      • Portal do Doador
    • Pagamentos
      • Collect
  • Causas
    • Hospitais e Saúde
    • Instituições Religiosas
  • Depoimentos
  • Sobre nós
    • Trackmob
    • Trabalhe conosco
  • Parceiros
    • Santander
  • Conteúdo
    • Blog
      • Cultura de doação
      • Captação de recursos
      • Aprenda com a Trackmob
      • Ecossistema e conexão
    • Materiais Gratuitos
    • Webinar
    • Captadores Club
    • Portal do Cliente
Menu
  • Produtos
    • Aquisição
      • Página de doação
      • Face-to-Face
      • Mala Direta
    • Relacionamento
      • CRM para ONGs
      • Portal do Doador
    • Pagamentos
      • Collect
  • Causas
    • Hospitais e Saúde
    • Instituições Religiosas
  • Depoimentos
  • Sobre nós
    • Trackmob
    • Trabalhe conosco
  • Parceiros
    • Santander
  • Conteúdo
    • Blog
      • Cultura de doação
      • Captação de recursos
      • Aprenda com a Trackmob
      • Ecossistema e conexão
    • Materiais Gratuitos
    • Webinar
    • Captadores Club
    • Portal do Cliente
Agende uma conversa

#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação

  • 18 de abril de 2022

“Todos nós queremos um país melhor, uma sociedade melhor, queremos transformar alguma coisa. E uma das principais formas de expressar essa vontade de transformação é com a doação.”
João Paulo Vergueiro

O Dia de Doar já acontece há vários anos no Brasil, sendo uma data muito interessante para incentivar doações e conversas acerca do assunto. Mas como integrar o dia, que aos poucos começa a se popularizar no Brasil, em sua estratégia de captação de recursos?

Esse foi o tema do oitavo episódio do #TrackLearning, que contou com a participação de João Paulo Vergueiro, o JP, diretor-executivo da ABCR, e Mariana Lira, captadora de recursos da ONG Gestos. 

O que é e como surgiu o Dia de Doar?

Na primeira parte do webinar, João Paulo começa apresentando a origem do Dia de Doar, que surgiu nos Estados Unidos em 2012, com o nome de “Giving Tuesday”. A data está relacionada com o dia de Ação de Graças e a Black Friday, tendo esse nome pois ocorre na primeira terça após a sexta-feira de promoções e consumo. O objetivo deste dia é estimular doações e conversas acerca do tema, sendo que cada pessoa pode expressar sua forma de doar.

Em 2013, iniciou-se no Brasil o movimento de apropriação da data como Dia de Doar, com várias pessoas e organizações se juntando para fazer o dia acontecer. Sendo assim, desde 2014 a data acontece no Brasil, sempre no mesmo dia do “Giving Tuesday”, com campanhas e ações que estimulam e promovem a solidariedade e o ato de doar.

Em seguida, João Paulo explica como a Trackmob auxilia na coleta e processamento de dados sobre as doações de diversas empresas nesse dia. Ele aponta que as doações têm aumentado, apesar das dificuldades geradas pela pandemia, como as campanhas e ações mais limitadas ao online. Em 2020, foram verificados a partir da Trackmob R$ 2 milhões em doações, quase o dobro do ano anterior. Além disso, foram alcançadas 28 milhões de pessoas pelas campanhas online do Dia de Doar.

A experiência da campanha “Abrace a Gestos no Dia de Doar”

Na segunda parte do webinar, Mariana fala sobre a experiência da ONG Gestos com sua campanha “Abrace a Gestos no Dia de Doar”. Ela começa explicando como funciona a gestão horizontal na instituição e contextualiza as estratégias de campanhas online, por meio das redes sociais. Ela fala sobre a importância desses espaços para se comunicar com a audiência, trazendo transparência e informações relevantes acerca da vida e das necessidades das pessoas que vivem com HIV, buscando a empatia e a redução de estigmas.

Tudo se iniciou com a campanha “Abrace a Gestos”, que buscava doadores para abraçarem a causa, proporcionando a continuidade do trabalho da organização e reduzindo estereótipos a partir de uma perspectiva afetiva. Com o sucesso da abordagem, surge a “Abrace a Gestos no Dia de Doar”, como desdobramento da primeira campanha. Mariana explica que a estratégia se deu por meio do tráfego pago (Facebook Ads e Google Ads), além de conteúdos específicos nas redes sociais, principalmente via Stories e WhatsApp. Outra coincidência foi que o Dia de Doar em 2020 caiu no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01/12), o que agregou exposição à campanha de doações.

Os resultados da campanha foram extremamente positivos, com 403 doações realizadas, o que representou um crescimento de 195% em comparação com a arrecadação mensal média da organização. Além disso, a base de doadores mensais e de leads também aumentou após a ação.

A captadora destaca que o sucesso da campanha se deu por conta de um trabalho bem sucedido de branding e comunicação, assim como um planejamento de marketing bem executado e alinhado com os valores da instituição. Além disso, foi importante o fortalecimento midiático de uma história preexistente da Gestos, o apoio e parceria com organismos internacionais, além de uma prestação de contas sempre transparente.

Por fim, ela pontua os aprendizados adquiridos com a experiência, destacando como a comunicação, o marketing e a captação de recursos são áreas irmãs. Além disso, fala sobre a importância de enfatizar aspectos positivos nas campanhas, ao invés de reforçar estigmas e possíveis preconceitos. Mariana também cita como os doadores devem se sentir parte de uma solução, não um problema, em uma relação de troca, não venda, onde a transparência é de suma importância. Ela finaliza falando sobre as perspectivas e metas futuras para a Gestos, com o objetivo de beneficiar cada vez mais pessoas.

Para conhecer mais sobre o Dia de Doar e possíveis estratégias para essa data assista o webinar completo!

AnteriorAnterior#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
PróximoCultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONGPróximo
Explore
  • Blog
  • Webinar
  • E-books, Guias e mais
Trackmob
  • Produtos
    • Página de doação
    • CRM para ONGs
    • Face-to-Face
    • Mala Direta
    • Portal do Doador
    • Collect
  • Termo de Adesão Contratual
  • Política de Privacidade
    • Política de Tratamento de Dados
    • Política de Cookies
  • Trabalhe conosco
Aplicações
  • Face-to-Face Download
Já é nosso cliente?
Acessar área exclusiva
É doador e está com dúvidas?
help@trackmob.com.br
Endereço
Av. Paulista, 807 – CJ 2315 Bela Vista- São Paulo – SP CEP: 01311-915

Nos acompanhe nas redes socias

Assine a #CaptadoresClub