Saiba como agir em cada etapa de doação na captação online.
Atualmente, com a alta gama de usuários na internet, as estratégias de captação online têm se tornado cada vez mais necessárias. As empresas já estão utilizando o meio digital com bastante êxito, porém, o terceiro setor ainda está um tanto quanto atrasado nesse quesito. Realizar esse tipo de trabalho merece uma atenção especial.
Os doadores passam por algumas etapas, desde o desconhecimento da causa social até a doação. É importante para uma organização saber quais são esses passos para que possam criar uma estratégia efetiva que levem a pessoa a ajudar na causa e, além disso, se manter como doador.
O fato é que esse tipo de assunto é pouco difundido dentro do terceiro setor que acaba por sofrer um pouco para a realização de uma efetiva estratégia de captação online. Por isso, viemos explicar um pouco sobre como funciona esse processo através desse artigo. Sente de maneira confortável e boa leitura!
Como captar recursos online?
Grande parte das organizações acredita que é muito complicado realizar o trabalho de captação online. Ao contrário do que pensam, não é um trabalho difícil, mas precisa de empatia e foco em todo o momento de planejamento de como será realizada toda essa estratégia.
Existem especialistas no meio comunicacional que desenvolveram métodos que auxiliam no processo de entender como funciona todo o processo. Esse trabalho foi nomeado como Marketing Inbound, que parte da premissa de que são as pessoas que encontram a sua organização e decidem doar para ela.
A ideia é que a sua organização consiga atingir um público que já está com a intenção de realizar uma doação, fazendo com que o seu investimento em comunicação traga resultados mais positivos para o seu trabalho como um todo.
Para a realização desse trabalho, é necessário que você entenda por quais etapas seus doadores passam até que realizem a doação para a sua OSC. Dessa forma, é possível manter a proximidade com essas pessoas, reter os doadores para que doem mensalmente e entregar a transparência, mostrando o trabalho que você realiza pela causa.
Entendendo os doadores
Para que você consiga atrair pessoas para que conheçam a sua OSC dentro dos meios digitais, você precisa criar conteúdos que chamem a atenção dessas pessoas com informações relevantes para elas. Assim, se interessarão pelo trabalho que você realiza e irão querer entender mais sobre a OSC e a causa em que você atua.
Como saber qual tipo de conteúdo atrai os doadores? É aí que está o grande segredo da captação online! Você precisa entender pelo que o seu público passa e o que precisam saber em cada momento para que sejam convencidos a ajudar a sua OSC. Isso não é difícil. Existem várias técnicas para ajudar nisso e vamos trazer algumas aqui nesse artigo.
1- Mapa da Empatia
O mapa da empatia é um documento muito interessante que você pode criar para entender o seu doador. Converse com uma pessoa mais próxima e realize uma entrevista com ela, perguntando alguns pontos chave que serão essenciais para que você consiga ter o ponto de vista dele e consiga uma visão mais ampla do tipo de informação que ele necessita. Os questionamentos que devem ser feitos são:
- O que pensa e sente?
- O que ouve?
- O que fala e faz?
- O que vê?
- Quais são as suas dores?
- Quais são as suas necessidades?
Coloque essas perguntas em um papel e entreviste os seus doadores mais próximos. Busque entender corretamente o que os leva a doar, quais dificuldades passam para poder ajudar a sua OSC, o que eles realizam em seu dia a dia e o que esperam da sua organização.
Se você quiser entender um pouco melhor, temos um e-book especial sobre o Mapa da Empatia. Baixe agora mesmo e receba também o documento para baixar e imprimir, a fim de ajudar a iniciar sua aplicação o quanto antes.
2- Donor Persona
Essa técnica é muito usada no ramo da comunicação e está muito ligada com o Mapa da Empatia. Ela consiste em juntar informações relevantes e importantes dos seus doadores, fazendo uma média de idade, gênero, localidade onde moram, o que gostam de fazer no dia a dia e onde trabalham, por exemplo.
A partir disso, crie um personagem do doador ideal da sua organização. Imagine quantos anos ele teria, onde ele mora, quais locais mais acessa a internet (celular, computador, tablet), se usa bastante a internet, entre outros. Crie esse personagem com base nos dados que você coletou e comece a realizar toda a comunicação da sua OSC pensando nesse personagem.
Isso vai garantir um acerto maior nos conteúdos que você cria e trazer mais resultados para a sua organização. Temos um e-book sobre Donor Persona para você, explicando detalhadamente como esse processo funciona e ajudando você a criar o seu. Baixe agora!
3- Jornada do Doador
Como temos falado em todo esse artigo, os doadores passam por algumas etapas até chegarem no ato de ajudar a sua organização, desde o momento em que desconhecem seu trabalho até a hora em que efetivam a doação.
Para auxiliar no trabalho de captação, profissionais da comunicação estudaram e desenvolveram a teoria que auxilia na criação da estratégia e prática. As etapas do processo de doação dos doadores foram divididas em quatro:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Considerando a doação
- Decisão de doar
Em cada um dos períodos, o seu público irá agir de forma diferente e terá um conhecimento cada vez mais aprofundado sobre a sua organização. Pense na seguinte situação:
Sílvia é uma potencial doadora. Ela entra nas redes sociais todos os dias através do celular. Certo dia recebe uma notícia relacionada ao abandono de animais e se sensibiliza. Entra no navegador e pesquisa algo relacionado a isso, encontrando uma OSC que trabalha pela proteção dos animais. Ela se aprofunda nos projetos e ideias ofertados pela instituição e decide realizar uma doação. Ao doar, recebe mensagens de agradecimento e atualização dos projetos.
Esse é um exemplo de como seria a jornada que os doadores passam. Entenda melhor baixando o nosso e-book gratuito Jornada do Doador, que explica de maneira mais abrangente e ensina como usar isso na sua OSC. Além disso, temos também um infográfico bem prático e simples. Baixe agora mesmo!
4- Funil de doação
Diferente da Jornada do Doador, o funil observa todas essas mesmas etapas no ponto de vista da organização, pensando no que a OSC precisa fazer e como lidar com os possíveis doadores nos mesmos pontos citados no tópico acima. O funil nomeia o público de acordo com a etapa em que se encontram, sendo:
- Visitante
- Lead
- Oportunidade
- Doador
Através disso, você pode fazer estratégias que visem transformar o visitante em lead, que se torna uma oportunidade e acaba por doar e se manter doando para a sua OSC ao longo dos meses.
O Funil de Doação é o mais novo lançamento da Trackmob em parceria com a Nossa Causa. Você pode realizar o download dele agora mesmo de forma gratuita e aprender ainda mais como captar online de forma efetiva!
Considerações
Captar online não é complicado, mas exige preparação e planejamento bem estruturados para que tudo funcione corretamente como você espera. Por isso, nós da Trackmob e a Nossa Causa estamos trabalhando mensalmente para trazer para você os melhores conteúdos de aprendizado no Marketing Digital.
Queremos trazer a cultura de doação para o Brasil e esse tipo de trabalho é essencial para que possamos atingir esse resultado. Veja os nossos materiais ricos e se aprofunde no conhecimento a respeito de marketing digital para que juntos possamos mudar o cenário do terceiro setor em nosso país e impactar com força nas causas sociais.
Continue sempre acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais para receber dicas e intensificar os resultados da captação de recursos na sua OSC.