Com a página de doação criada, é hora de impactar o público
Agora que você já sabe o que é uma página de doação e como ela pode ajudar na sua organização, precisa entender como fazer ela chegar no seu público, para que possam ser impactados e tenham a decisão de doar. É esse o ponto que gera mais dúvidas entre as OSCs que já utilizam a página de doação no dia a dia.
Precisamos dizer que o processo de levar uma página de doação para o público serve também como uma forma de fazer com que o nome e causa da sua organização também sejam conhecidos pelas pessoas, gerando uma melhoria na sua captação de recursos e também no número de fãs e pessoas que compõem seu público.
Atualmente, um dos melhores canais para realizar essa tarefa é a internet, até porque a página de doação está inserida nela. Dentro da rede, temos diversos meios em que você pode enviar suas ideias, mensagens e, claro, sua campanha. Entenda melhor.
Índice
Esse índice foi criado para melhorar a sua experiência ao consumir nosso conteúdo. Clique no assunto correspondente ao que deseja saber e tenha uma ótima leitura.
Site institucional e blog da organização
Nos dias de hoje é muito importante que a sua organização tenha um site. Grande parte das pessoas, quando estão buscando por alguma informação, realizam pesquisas dentro da internet em qualquer momento do dia, seja no caminho para o trabalho, voltando dele, dentro do escritório ou em momentos de lazer em suas casas.
Isso é a prova de que você tem o potencial de impactar pessoas em qualquer que seja o momento mais adequado para isso através de um site. Agora, o que exatamente é “Site institucional” e qual a diferença para o blog?
A resposta é simples: no site institucional você adiciona informações sobre a sua organização, como localidade, maneiras de contato, qual a causa em que atua, e dados relevantes para a pessoa que deseja conhecer profundamente a sua OSC. Já no blog, você pode fazer publicações a respeito da causa que defende, por exemplo, gerando um conteúdo com o intuito de formar, informar e ajudar na decisão de doar de uma pessoa.
Tá, mas o que isso tem a ver com a página de doação? Tudo! Você pode gerar conteúdo no seu blog que leve para ela, divulgando a campanha que está fazendo e que a pessoa pode realizar a doação através da página online, de forma simples e rápida. Uma organização que batalha pelos direitos humanos poderia criar uma série de posts falando sobre os direitos da criança e do adolescente e fazer chamadas em cada um deles para a página de doação, por exemplo.
Já no site institucional, você pode deixar a página de doação em destaque junto das suas campanhas e eventos. Assim, a pessoa que estiver querendo saber melhor sobre a sua OSC vai se deparar com a página de doação e ser impactado a ajudar.
Redes sociais
As redes sociais são muito fortes atualmente, ganhando o espaço e tempo de muitas pessoas ao longo do cotidiano de cada uma delas. O conteúdo em uma rede social tem potencial de tomar fama, receber compartilhamentos e engajamento dos fãs, mas para isso precisa ser bastante relevante para o público.
Faça publicações relacionadas à campanha e não deixe de adicionar o link da página de doação em cada um deles. É interessante deixar o público informado sobre a causa e sabendo que pode ajudar de maneira fácil e rápida.
Enfatize sempre a página de doação e não esqueça de informar os motivos pelos quais você precisa da doação. Mostre a causa e fale como a ajuda da pessoa pode ser essencial para o andamento do projeto. Demonstre também como é fácil e rápido realizar a doação pela página, dizendo que é possível contribuir de diversos formatos, como preferir.
É importante destacar que você precisa entender o seu público para que a publicação seja mais efetiva. Utilize o linguajar das pessoas que ajudam a sua organização e o tom de voz que mais gostam. Dessa forma a sua página de doação será ainda mais compartilhada.
Como dito no post anterior, a página de doação ajuda você a angariar informações de contato dos doadores. Isso inclui e-mails. Porém, no início você não terá uma alta base de e-mails, o que diminui a o tento de pessoas que irão receber essa mensagem. Mas ainda assim vale a pena enviar para as pessoas que você já tem esse meio de contato.
O e-mail é muito bom, pois atinge as pessoas que já possuem algum tipo de contato com a sua OSC. Além disso, permite que você edite da melhor forma possível, para entregar uma boa experiência ao doador desde o momento em que é impactado.
A dica é fazer uma mensagem bem pessoal e amigável que leve para a página de doação. Sem muito uso de atenção visual, mas sim um texto bruto e próximo da pessoa. Pensa no seguinte: quando você recebe um e-mail cheio de efeitos de design, presta mais atenção ou já vai achando que é e-mail marketing e deleta?
Pois bem, compartilhe a sua página de doação sem adicionar muita coisa no e-mail. Passe a mensagem com sinceridade e transparência, dizendo o quanto você precisa da ajuda da pessoa e como ela pode auxiliar em apenas alguns cliques.
Mídia paga
Você pode utilizar a mídia paga dos canais para promover a sua página de doação. Com isso, ela aparecerá para mais pessoas em forma de anúncio dentro dos locais em que mais acessam. Além disso, existem empresas que fornecem um grande benefício para organizações usufruírem deste serviço.
O Google, por exemplo, tem o programa chamado “Google para organizações sem fins lucrativos”, onde oferece várias ferramentas de gestão de empresa voltadas para OSCs de forma totalmente gratuita. Como se não bastasse, dentro desse programa ainda há o Google Ad Grants, que dá à organização um alto valor mensal que pode chegar à R$10.000 para ser gasto dentro do AdWords, plataforma de anúncios e compra de palavras do Google.
Sendo assim, você tem a possibilidade de impulsionar sua página de doação no maior buscador do mundo utilizando as palavras mais pesquisadas sobre o tema. Uma organização de defesa do meio ambiente poderia impulsionar uma página de doação relacionada a uma campanha de reciclagem comprando as palavras: reciclagem, lixo, plástico, metal, papel, entre outros, por exemplo. Dessa forma, todas as pessoas que pesquisassem por isso se deparariam com a página de doação em destaque.
Você também pode patrocinar publicações nas redes sociais, mas estas não possuem programas como o Google AdSense. Em todo o caso, é um bom investimento, e pode ser analisado posteriormente ao observar o número de doações e o quanto foi gasto para a promoção.
Demais formatos
As formas de impulsionamento e compartilhamento da sua página de doação na internet são inúmeros e podem ser criadas a partir da sua organização, basta que você se empenhe nesse trabalho e entenda os locais em que o seu público está inserido. Se você quiser entender e se aprofundar melhor em como realizar o marketing digital, veja a série que criamos sobre Presença Digital, você vai gostar.
Quer saber mais sobre a página de doação? Veja a nossa solução e entre em contato conosco, estamos sempre dispostos a atender você e sanar suas dúvidas. Se você gostou do nosso artigo, não se esqueça de compartilhar ele com as pessoas que você acredita que precisam receber essa informação. Continue acompanhando o nosso blog para dicas semanais sobre captação online.