Como uma estratégia de conteúdo aumenta sua arrecadação no fim do ano

Ilustração mostra pessoas com moedas, engrenagens e uma escada ao redor de um monitor de computador

A estratégia de conteúdo é parte essencial do planejamento de qualquer campanha. No fim de ano, repleto de oportunidades para a captação de recursos, não seria diferente. Conteúdos planejados estrategicamente têm o potencial de alavancar muito a arrecadação da sua organização nessa época.

Inserir a produção de conteúdo no seu planejamento completo para o fim de ano é uma excelente forma de multiplicar o alcance da sua campanha. É, também, uma das melhores estratégias para encontrar os doadores com o perfil ideal para a sua organização.

Sabendo disso, vamos te mostrar como criar a melhor estratégia de conteúdo para sua campanha de fim de ano. Quer receber mais dicas para ampliar sua arrecadação nessa época? Cadastre-se e receba nossos lançamentos!

Por que produzir conteúdo para sua campanha de fim de ano?

As oportunidades para captar recursos crescem no fim de ano: Dia de Doar, Natal, imposto de renda, 13º, são datas e eventos que podem ampliar a arrecadação da sua organização. Muitas ONGs estão criando estratégias e campanhas cada vez mais focadas para a época.

Com tantas organizações pedindo doações ao mesmo tempo, sua campanha pode acabar não tendo o resultado esperado. Se você não conseguir atingir as pessoas certas e mostrar a importância da doação, será mais difícil aumentar sua arrecadação. Afinal, as pessoas doam mais quando se identificam com a organização.

A produção de conteúdo é uma excelente ferramenta para atingir esse objetivo. Com uma boa estratégia, você consegue atingir o seu público-alvo e evidenciar o valor e o impacto da sua organização. Assim, sua ONG conquista doadores mais engajados, que irão contribuir com mais recursos e permanecerão doando por mais tempo. 

Auxilia todas as etapas da captação de recursos

Quando falamos sobre otimizar a sua página de doação, desde a parte visual até a produção de um texto que transmita bem a mensagem da campanha, também estamos falando sobre produção de conteúdo.

Pedir doações é, certamente, uma etapa indispensável para qualquer ação de captação de recursos. Mas essa é a etapa final do processo de doação, e apenas a primeira etapa da jornada do doador. 

Um bom planejamento de conteúdo abrange todas as etapas da aquisição de doadores. Além de atrair o público, suas produções também ajudarão a manter os doadores engajados e aumentar o reconhecimento da sua marca, dentre vários outros objetivos.

Fortalece a imagem da sua organização

Quando você produz conteúdos relevantes para seu público-alvo, um dos benefícios é o fortalecimento da imagem da sua organização. Conteúdos que geram valor também geram reconhecimento.

Imagine que você criou um conteúdo sobre as ações realizadas pela organização com objetivo de atingir possíveis doadores. Uma pessoa acessou seu material, se identificou com o seu trabalho e decidiu realizar uma doação. Ele se sente parte do processo, e não apenas um agente de um benefício pontual.

Com isso, ele reconhecerá a sua organização pelo seu trabalho e impacto como um todo. E tudo porque você criou um conteúdo relevante para a vida dele!  

Quer ver um exemplo de como a imagem da organização pode alavancar seus resultados? Aqui, no blog da Track, publicamos um estudo de caso da ONG Gestos que exemplifica muito bem como um trabalho estratégico com a imagem pode resultar em mais doações na sua campanha para o fim de ano.

A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como 

É uma ação de baixo custo

Produzir conteúdo é uma tendência mundial no mundo do marketing digital, não apenas para o Terceiro Setor. Isso porque os conteúdos ajudam a atingir potenciais compradores (no nosso caso, doadores) sem muito custo envolvido.

Se você conta com um profissional capacitado na área de marketing de conteúdo, isso já é suficiente para criar ações efetivas. Mesmo se não tiver uma área dedicada a essa atividade na sua organização, lembre-se que você pode contar com a ajuda de voluntários para o sucesso das suas ações.

É claro que você pode investir em anúncios para impulsionar o alcance dos seus conteúdos. Mas essa é uma etapa opcional, porque suas produções têm meios de atingir o público de forma orgânica: e esse é o grande valor da estratégia de conteúdo. 

Quais conteúdos produzir?

Certo, já está clara a importância da estratégia de conteúdo para sua campanha de fim de ano. Então vamos partir para a definição do seu plano, começando pela definição de quais conteúdos produzir.

Para isso, você precisa, primeiramente, compreender o seu perfil de doador ideal. É a partir desse estudo que você vai traçar as características do seu público-alvo, como:

  1. Idade/geração
  2. Interesses
  3. Hábitos
  4. Valores pessoais
  5. Atividades online

A partir dessa compreensão, você saberá qual deve ser o foco temático e o tom de voz dos seus conteúdos e quais os melhores meios para divulgá-los. Se você descobriu que seu perfil de doador ideal usa redes sociais com frequência, por exemplo, você pode partir dessa informação para direcionar e divulgar suas produções.

Independente da sua conclusão, os formatos de conteúdos mais comuns sempre precisam ser considerados. E-mails, redes sociais e sites/blogs quase sempre terão relevância para sua estratégia de conteúdo. Confira nossos artigos sobre presença digital que vão te ajudar a compreender melhor quais conteúdos produzir:

Presença digital: e-mail marketing para ONGs 

Presença digital: redes sociais para ONGs 

Presença digital: blog e site para ONGs 

Vale lembrar que a estratégia de conteúdo para sua campanha de fim de ano não pode ser focada apenas na aquisição. Também é importante, por exemplo, criar conteúdos para seus doadores ativos, com objetivo de ampliar o engajamento e conseguir doações extras.

Para seus doadores inativos, também podem ser criados conteúdos com o objetivo específico de reativá-los. Utilizando um CRM especializado para o Terceiro Setor, é muito mais fácil identificar esses doadores. 

Com a solução da Trackmob, você ainda pode ter um ambiente exclusivo para doadores acessarem seus conteúdos, tendo total controle sobre seus dados e ampliando o engajamento. Quer saber como simplificamos a sua rotina na captação de recursos?

5 dicas para criar seu plano de conteúdo

Agora que você já sabe a relevância de uma estratégia de conteúdo e definiu quais formatos irá produzir, é hora de partir para a ação. Confira 5 dicas fundamentais para criar seu plano de conteúdo:

1. Insira os conteúdos de acordo com a jornada do doador

Etapas da jornada do doador
Etapas da jornada do doador

Antes de criar seus conteúdos, é preciso entender onde eles se encaixam na jornada do doador. Criando materiais específicos para cada momento do doador junto à organização, você consegue direcionar melhor suas produções.

Confira o artigo no nosso blog que te ensina a utilizar a jornada do doador na criação de conteúdo:

Como criar conteúdo de valor usando a jornada do doador? 

2. Revisite seus conteúdos anteriores

Essa é uma etapa muito importante para a sua campanha de fim de ano como um todo. Revisitar os resultados das suas ações anteriores pode oferecer excelentes insights para seu planejamento estratégico atual.

Você deve observar, principalmente, informações sobre:

  1. O alcance (como acessos e visualizações);
  2. O engajamento (como cliques, interações, compartilhamentos e comentários)
  3. Os resultados (conversões de doadores a partir do conteúdo)

O acesso e a análise desses dados são facilitados quando você possui uma estratégia de captação online bem estruturada na sua organização. 

3. Crie conteúdos alinhados com seu planejamento estratégico

Como você viu neste texto, a estratégia de conteúdo vai muito além da etapa de aquisição de doações. No entanto, para efetivamente aumentar a sua arrecadação no fim de ano, é recomendável produzir conteúdos focados nesse objetivo.

De qualquer forma, é essencial criar conteúdos não só alinhados com seu perfil de doador ideal, como também com o seu planejamento estratégico como um todo. Suas ações de captação de recursos não podem ser isoladas. Elas precisam ser integradas consistente e coerente com a estratégia da organização como um todo.

Por isso, antes de definir quais materiais você irá produzir, é importante já ter o seu planejamento completo para o fim de ano. O planejamento de conteúdo entra como parte da sua estratégia. Você conseguirá também planejar a divulgação desses conteúdos, se irá investir em mídia patrocinada e produzir suas peças de redes sociais.

4. Estabeleça metas específicas de conteúdo

O objetivo final da produção de conteúdos é a conversão de doadores. No entanto, como mostramos na segunda dica, há várias métricas sobre os conteúdos que serão relevantes para mensurar seu sucesso

Por isso, para cada um dos indicadores de conteúdo, você deve criar uma meta. Essa meta deve ser baseada em seus resultados anteriores, e a projeção atual deve ser realista, palpável e mensurável.

5. Monitore seus resultados e otimize os conteúdos

Por fim, a dica é monitorar seus resultados e otimizar seus conteúdos. Engana-se quem pensa que os resultados devem ser analisados apenas após a finalização de uma campanha. Durante a sua veiculação, é essencial monitorar o sucesso dos conteúdos que você está publicando.

Para isso, mantenha uma cadência de análise dos conteúdos. Para um e-mail disparado, por exemplo, você pode analisar os indicadores 1 semana após o envio. Os números das publicações no seu blog e nas suas redes podem ser verificados até duas vezes por semana.

O objetivo é identificar os conteúdos que estão gerando mais engajamento e conversões, e quais estão obtendo menos sucesso. Com isso, você conseguirá adaptar sua estratégia para divulgar ainda mais os conteúdos que estão funcionando e otimizar os conteúdos que não estão.


Gostou das nossas dicas para sua estratégia de conteúdo no fim de ano? Se tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda para sua campanha, entre em contato conosco!