Você já imaginou um dia inteiramente dedicado à generosidade? Este é o Dia de Doar!
Em um mundo de ritmo cada vez mais acelerado onde é fácil nos perdermos em nossas rotinas diárias e questões pessoais, o Dia de Doar surge como uma proposta para darmos um passo atrás e promover impacto de forma coletiva.
Neste artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o Dia de Doar, incluindo sua história, impacto e importância. Além disso, também trouxemos estratégias eficazes e campanhas inspiradoras para você se inspirar e participar desta data tão importante no mundo todo.
O que é o dia de doar?
Imagine um dia capaz de multiplicar a generosidade e provocar um efeito cascata de conscientização sobre causas sociais, ambientais, animais, etc, promovendo doações em todo o mundo. Esta data também tem o poder de amplificar a empatia ao longo de todo o ano e dar suporte para inúmeras organizações sem fins lucrativos.
O Dia de Doar é uma data escolhida mundialmente para impulsionar o alcance das organizações da sociedade civil, além de empoderar indivíduos e comunidades a realizarem mudanças tangíveis no mundo, promovendo a união em torno de um setor da sociedade que precisa do apoio de todos os indivíduos.
No Brasil, a primeira edição do Dia de Doar ocorreu em 2013, seguindo a realização do evento nos Estados Unidos no ano anterior, em 2012. A partir de 2014, o Brasil se uniu oficialmente ao movimento global, que agora conta com a participação de 85 países.
O movimento é mundialmente conhecido como Giving Tuesday e ocorre todos os anos na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças. A data serve como um contraponto ao consumismo de datas como a Black Friday e Cyber Monday, buscando direcionar a atenção do público para o terceiro setor e para as doações.
Ainda que o Dia de Doar seja apenas um dia, é também o start oficial para as campanhas de captação de final de ano. A data é proposta para ampliar a conscientização e o financiamento de causas que abrangem diferentes categorias, potencialmente inspirando as pessoas a dedicar parte de seus recursos em contribuições para as organizações filantrópicas.
No nosso país o movimento é, sobretudo, organizado e promovido pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) em parceria com o Instituto Mol. Contudo, não se trata de um movimento centralizado e exclusivo, o que implica que a marca, os materiais, os manuais e outros recursos estão à disposição de qualquer pessoa ou organização interessada em participar.
Em resumo, o Dia de Doar é impulsionado pelas pessoas envolvidas em ações práticas, seja por meio de doações ou iniciativas que incentivem a contribuição de indivíduos, empresas e outros.
História do Giving Tuesday e a origem do Dia de Doar
O primeiro Giving Tuesday aconteceu em 27 de novembro de 2012 quando uma equipe do Centro Belfer para Inovação e Impacto Social, em Nova York, buscou criar um movimento que estivesse inserido nas mídias sociais e que aproveitasse a tecnologia para promover doações para as organizações sem fins lucrativos.
O principal objetivo deste movimento era estabelecer um grande dia de doações que lembrasse a todos qual é o verdadeiro significado das festas de fim de ano, incentivando as pessoas a pensarem além do consumo materialista típico dessa época do ano e a contribuir para causas significativas que impactam positivamente a sociedade.
A equipe reuniu diversas organizações do terceiro setor norte americano, empresas e influenciadores digitais para disseminar o propósito da daa e inspirar outras pessoas a se envolver no movimento de doações.
Nos anos seguintes, o movimento ganhou escala global e, desde então, ocorre em mais de 85 países.
Dados relevantes sobre o Dia de Doar no Brasil em 2022
O Dia de Doar tem o potencial de se tornar uma virada de jogo para as organizações brasileiras.
Aqui estão alguns dados da edição de 2022 que mostram o impacto da data:
- 2 milhões e 300 mil reais doados online
- 2 milhões e 400 mil reais doados de forma direta
- 58 toneladas de alimentos arrecadados pelas campanhas comunitárias
- 72 campanhas comunitárias registradas
- 28 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais
Essas informações estão disponíveis no portal do movimento.
5 razões que comprovam a importância do Dia de Doar
- Promove a generosidade
O Dia de Doar se propõe a dedicar um dia à generosidade radical, incentivando os indivíduos a cultivar uma cultura de filantropia e altruísmo. Lembra às pessoas a alegria e a satisfação de ajudar os outros e contribuir para causas de caridade que ressoam com os seus valores.
- Promove mudanças positivas na sociedade
Oferece uma oportunidade única para indivíduos, organizações e empresas apoiarem diversas causas, desde educação e saúde até conservação ambiental e justiça social. Pode mobilizar recursos substanciais para enfrentar desafios globais de forma coletiva.
- Promove o impacto global
A data se tornou um dia global, celebrado em vários países do mundo. Transcende fronteiras culturais e geográficas, promovendo a unidade global e a compaixão.
- Empodera as organizações da sociedade civil
Trata-se de um evento crucial de arrecadação de fundos para organizações da sociedade civil. Permite que elas ganhem visibilidade, atraiam novos doadores e interajam com apoiantes interessados em causar um maior impacto social.
- Constrói sentimento de comunidade
A data se propõe a unir pessoas, empresas e comunidades em torno de um propósito comum. Cultiva um sentimento de união, lembrando que podemos fazer mudanças positivas quando trabalhamos juntos.
Como realizar uma campanha eficaz para o Dia de Doar
Não importa qual estratégia de captação de recursos você use, existem algumas práticas recomendadas que você deve seguir para maximizar os resultados da campanha do Dia de Doar. Tenha estas dicas em mente ao desenvolver sua estratégia:
Comece a se planejar com antecedência
Quanto mais você divulgar sua campanha do Dia de Doar, maior poderá ser a sua arrecadação. Comece a planejar sua campanha com alguns meses de antecedência para ter um plano claro de desenvolvimento de ideias, divulgar sua campanha e promover suas oportunidades de doação.
Estabeleça Metas Ambiciosas
Além de metas financeiras, considere objetivos como envolvimento da comunidade, participação em eventos e novos doadores. Construa metas em colaboração com parceiros para promover o engajamento e relacionamento.
Defina um cronograma de comunicação
Crie um plano para enviar uma série de e-mails aos apoiadores nas semanas que antecedem o Dia de Doar. Compartilhe histórias de impacto com fotos e vídeos dos membros da comunidade que se beneficiarão com as doações.
Torne a data cativante e divertida para seus apoiadores
Desperta a consciência e o interesse dos seus apoiadores no Dia de Dor mantendo sua organização ativa nas redes sociais, introduzindo competições e desafios para motivar os doadores.
Você também pode usar uma ferramenta como um termômetro de arrecadação de fundos em seu site para mostrar o progresso em direção às suas metas.
Reconheça seus doadores
Certifique-se de que os doadores saibam o quanto sua organização os valoriza e aprecia, enviando mensagens imediatas de agradecimento logo após as doações. Assim que o Dia de Doar chegar ao fim, envie outro e-mail de agradecimento mais detalhado com informações sobre o quanto da meta foi atingida e como esse valor será utilizado.
Com essas diretrizes em mente, você poderá planejar uma campanha eficaz que estabeleça as bases para um relacionamento longo com os doadores.
Campanhas de destaque no Dia de Doar
Confira dois exemplos de campanhas realizadas para o Dia de Doar.
Hospital de amor
Destacando-se no Dia de Doar, a campanha #OHANãoPodeParar, promovida pelo Hospital de Amor, foi simplesmente incrível. Iniciando com uma pausa nas redes sociais, seguida por publicações impactantes sobre a importância do hospital.
No dia 29 de novembro, os “Palhaços da Alegria” animaram o hospital, pedindo doações e mostrando o impacto de cada contribuição. Registrada e compartilhada, a ação arrecadou mais de um milhão de reais, conforme Henrique Prata divulgou.
G10 Favelas
O G10 Favelas lançou um card inovador, repleto de QR codes, com o objetivo de impulsionar doações para a luta contra a fome. A iniciativa utiliza a tecnologia para facilitar o processo de doação, proporcionando uma forma rápida e direta para as pessoas contribuírem na causa.
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