Dentre tantos canais de comunicação – blog, redes sociais, sites, mala direta -, um dos mais importantes para uma ONG é, sem dúvida, o email marketing. Com esta ferramenta, é possível ter mais autonomia, personalização e controle sobre seus contatos.
Uma pesquisa realizada pela M+R Benchmarks construiu um relatório sobre as principais métricas de marketing digital de 105 organizações sem fins lucrativos, de diferentes setores e tamanhos. Segundo o estudo, a média de arrecadação para cada 1000 emails entregues foi de $44 no ano de 2015. Ainda em dúvida se sua lista de emails precisa de uma atenção especial? Não, né? Então, confira estas dicas que preparamos para sua ONG otimizar a comunicação com sua base.
(Fonte: M+R Benchmarks Study)
1. Mensagens eficazes: otimize as chamadas no seu e-mail
Seja claro e direto nas chamadas, de acordo com o objetivo do seu email. No marketing, usamos o termo “call-to-action” (CTA ou literalmente, chamada para ação) para nomear links e botões que direcionam o usuário para a ação que queremos que ele tenha: “Assista agora”, “Assine a petição já”, “Quero participar!”, “Faça sua parte!”, “Doar agora”, “Junte-se a nós” são exemplos de chamadas.
Tenha mais de um formato de CTA em seu email – não só botões, mas não deixe de linkar também imagens, frases ou palavras no meio do texto e até depois da assinatura para a página que você precisa que ele vá. O importante é que, mesmo que a pessoa não leia todo o conteúdo do email, as chamadas estejam em destaque, direcionando o clique e o olhar do usuário, aumentando, assim, a eficácia da sua mensagem.
2. Ofereça conteúdo relevante
Se você sempre oferecer conteúdo de qualidade, seu email sempre será bem-vindo na caixa de entrada da sua lista. Nem toda mensagem deve ser voltada especificamente para captação. Assim, a ONG mantém contato mesmo com pessoas que, agora, podem não estar contribuindo com sua organização, mas que, em um futuro próximo, contribuirão.
Algumas dicas de conteúdo para você trabalhar são notícias e informações a respeito da sua missão, prestação de contas, petições para assinar, eventos especiais organizados pela ONG e oportunidades para se voluntariar. Outra dica é oferecer conteúdos especiais: calendários preparados com a identidade da sua ONG (produza um arquivo para ser impresso ou um pacote com papéis de parede para o computador, um para cada mês) ou cupons de desconto na lojinha da sua instituição ou para o ingresso do seu evento, por exemplo.
3. Personalize a comunicação
De nada vai adiantar um conteúdo bem feito e chamadas bem pensadas, se o email não for atrativo o suficiente para seu contato ter vontade de abrir sua mensagem. O segredo para conseguir uma alta taxa de abertura e de clique está na segmentação da sua base, que vai ajudar a alcançar a pessoa certa com a mensagem certa. Afinal, o email marketing é sim um canal eficaz, mas é preciso ter em mente que o público está saturado de mensagens indesejadas. Alguns exemplos de segmentação de email marketing para ONGs:
- Por afiliação – doador, parceiro, patrocinador ou voluntário;
- Por dados demográficos – região ou idade, por exemplo;
- Por instituição – corporação, individual, governamental.
Outra forma de aumentar a taxa de abertura dos emails é adotar a prática de assinar as mensagens não apenas com o nome da ONG, de forma impessoal, mas por alguém da instituição (exemplo: Fulano de Tal, da ONG X), deixando sua mensagem muito mais próxima do leitor.
Em resumo, as três dicas de ouro que damos é: faça uma mensagem eficaz, tenha um conteúdo de qualidade e entregue-o para a pessoa certa, no momento certo.
Importante destacar que o disparo de emails deve ser feito por uma plataforma apropriada para evitar que suas mensagens caiam no SPAM e que sejam enviadas de acordo com as boas práticas de comunicação digital. Se você ainda não possui uma plataforma, conheça a solução de envio de email da Trackmob, em que é possível criar ações dinâmicas e automáticas.
Gostou das dicas de hoje? Não deixe de explorar o potencial deste canal de comunicação valioso nas suas campanhas de arrecadação.
Acesse o nosso CRM especializado no Terceiro Setor para saber mais.