O mais importante para a arrecadação de fim de ano da sua ONG é um bom planejamento — e isso depende, acima de tudo, da organização das pesquisas e das ideias que você e sua equipe tiverem… Contudo, na hora de executar esse planejamento, criar as peças e colocar a campanha no ar, diversas ferramentas podem ser necessárias.
Nesse momento, é comum surgirem dúvidas — em especial, se você precisa de ferramentas online grátis para fazer sua campanha. Quais os melhores sites para criar artes, organizar ideias ou baixar imagens? Como fazer anúncios e acompanhar os resultados?
Com essas questões em mente, criamos esse guia completo com opções de ferramentas online para auxiliar na sua campanha de fim de ano. Para organizar essa lista, a gente separou todas as opções em cinco grupos, segundo as diferentes etapas do planejamento.
1. Ferramentas de criatividade
Trabalhar em equipe é ótimo porque várias pessoas trazem ideias e a campanha fica muito mais rica. Porém, como organizar as contribuições de todos, para que as propostas não se percam? Muitos fazem isso de forma analógica:
- colar post-its com ideias na parede;
- escrever em um quadro ou lousa;
- utilizar um flipchart (cavalete com folhas de papel);
Contudo, se sua equipe está trabalhando remotamente ou mesmo para facilitar o registro e o acesso posterior ao que foi discutido, pode ser muito útil aproveitar os modelos que as ferramentas de criação online disponibilizam: você e sua equipe podem fazer brainstorming ou mapas mentais, cada um de seu computador, mas trabalhando no mesmo material.
1.1. Mural
Essa ferramenta online funciona como um quadro branco de anotações, mas na internet. Você cria seu espaço de trabalho e todos podem adicionar anotações, post-its, esquemas ou comentários. É muito simples compartilhar os arquivos do Mural e fazer trabalhos em equipe à distância.
O Mural tem uma versão grátis, que oferece todas as funções necessárias para criar seus projetos, mas tem limite de cinco arquivos por usuário. As versões pagas oferecem criação ilimitada de arquivos, atendimento personalizado, integração com outras ferramentas, entre outras funcionalidades.
1.2. MindMeister
Essa é uma das principais ferramentas para criação de mapas mentais — diagramas para registrar várias ideias e criar conexões entre elas. Para começar, basta digitar a ideia mais importante (o título da campanha, por exemplo) e puxar as outras informações a partir do início. As outras pessoas da equipe podem adicionar tópicos e fazer comentários. Depois, você pode salvar esse mapa e enviar para mais pessoas.
O MindMeister também pode ser usado gratuitamente, mas com um limite de três mapas mentais por usuário. As versões pagas oferecem funcionalidades extras — como exportar os mapas para arquivos de Word ou PowerPoint — e não tem esse limite.
1.3. Mindomo
A criação de mapas mentais no Mindomo é muito semelhante ao MindMeister — inclusive no número de arquivos permitidos na versão grátis (três). Porém, se você optar pela versão paga do programa, também pode criar outros tipos de arquivos, como gráficos de Gantt ou estruturas de tópicos. Mas, de modo geral, o Mindomo serve mesmo como uma alternativa ao MindMeister (para quando você já usou os três mapas grátis do outro app, por exemplo).
1.4. LucidChart
Um pouco diferente dos mapas mentais, o LucidChart é especializado em fluxogramas — podendo ser útil para criar planos táticos de campanha ou roteiros para telemarketing, por exemplo. Também é possível fazer anotações e comentários nos arquivos, de modo que o esse app ajuda muito na hora de organizar ideias em equipe. Assim como outros da lista, o LucidChart tem versão gratuita (limitada a três arquivos) e paga.
1.5. Padlet
Essa é uma das ferramentas online mais interessantes da categoria: além de murais ou mapas mentais, permite organizar ideias em lista, grade, linha do tempo e diversos outros formatos. Além disso, o Padlet aceita vários tipos de arquivo, permitindo colar imagens ou vídeos do YouTube no seu brainstorm.
O Padlet oferece muitas possibilidades de criação desde a versão gratuita — o “premium” se diferencia por permitir anexos mais pesados e gerenciamento de usuários.
2. Ferramentas de design
Depois de fazer o brainstorm e organizar o fluxo da sua campanha de fim de ano, você precisa criar os materiais, certo? Todas as imagens para suas páginas de doação, os posts para redes sociais, as artes para os stories, e-mails que serão enviados, entre outros.
Se a sua ONG não possui programas profissionais — como Photoshop ou Illustrator — há uma série de ferramentas online simples de utilizar para criar designs atraentes.
2.1. Canva
Quando o assunto é ferramenta de design online, é difícil encontrar opção mais completa que o Canva. No site, você encontra templates para fazer de tudo: post ou story para redes sociais, banner para site, apresentações de slide, convites para eventos e etc.
Há milhares de templates gratuitos no Canva, para você editar com as informações da sua ONG, desde a versão grátis. Na versão Pro, que é paga, você tem mais funções para editar os arquivos e organizá-los, além de mais templates e fontes — o que pode fazer a diferença se você cria muitas artes para campanhas.
2.2. Bancos de imagens e ícones grátis
É importante ilustrar sua página de doação, seus posts e anúncios com fotos que ajudem a transmitir a mensagem da sua campanha. Porém, é bem difícil fazer isso só com o Google Imagens — até porque isso pode causar problemas de direitos autorais. Sendo assim, uma boa opção é recorrer a bancos de imagens grátis, como:
O único problema é que muitos profissionais acessam esses bancos de imagens. Então, é importante pesquisar bem para não usar fotos que várias ONGs já publicaram. Se sua ONG fizer muitos designs para campanhas de doação (e tiver verba para isso), a contratação de uma ferramenta paga (como Shutterstock ou Envato) pode ser interessante. Também considere contratar um fotógrafo e ter um banco de imagens exclusivo, com as cenas e o cotidiano dos seus projetos, sempre pronto para uso.
Se você precisar de ícones para ilustrar suas ideias, é possível encontrá-los em sites grátis como Iconfinder ou icons8.
2.3. ILoveIMG e ILovePDF
Se você precisa apenas editar uma imagem — cortar ou aplicar um filtro, por exemplo — é possível fazer isso pelo próprio aplicativo de fotos do smartphone. Outra opção na internet é o site ILoveIMG: ele é bem simples, mas cumpre as funções de edição básicas com muita praticidade. O ILovePDF é dos mesmos criadores, com funções de edição de PDF — serve para extrair imagens de um arquivo fechado, por exemplo.
2.4. Google Slides (ou PowerPoint/Keynote)
Se você precisa apenas aplicar um texto a uma imagem, juntar duas fotos em uma arte só ou outras edições simples como essas, o criador de slides do Google Docs pode ser uma boa alternativa. Basta abrir um slide no tamanho que você precisa, fazer a “arte” e salvá-la em formato .jpg nas configurações.
Se você possui o Microsoft PowerPoint no seu computador, pode fazer essas edições nele — esse programa até tem mais funções que o Google Docs. Para usuários do macOS, há o Keynote, “equivalente” ao PowerPoint, que é grátis.
2.5 ColorHunt
A logo da sua ONG é de um verde-escuro bem específico e você não sabe quais tons pode combinar com esse verde? O ColorHunt ajuda nisso, criando paletas com várias cores, em diversos esquemas. Com isso, é possível criar diversos tipos de design sem usar o mesmo tom em todos eles.
2.6. Google Fonts
Assim como o Color Hunt serve para combinar cores, o Google Fonts ajuda a combinar as letras que você vai usar no design, além de permitir download de novas fontes. Desse modo, você pode fugir daquela Calibri ou Arial de sempre…
3. Ferramentas de publicação
Com as peças de divulgação prontas, é hora de publicá-las na internet, certo? Você pode fazer isso pelas próprias ferramentas de cada rede social — que permitem programar todos os posts, assim que eles estiverem prontos. Mas também há outros programas para isso:
3.1. mLabs
Esse é um dos programas de gerenciamento de redes sociais mais usados em agências de publicidade e anunciantes. Ele permite agendar todos os posts que já foram produzidos, para todas as redes sociais da ONG, em um só painel, tornando o processo mais simples. A ferramenta também possibilita acompanhar os resultados, com relatórios de desempenho. É preciso pagar para usar o mLabs, com custo a partir de R$ 12,90 por perfil.
3.2. Etus
O Etus é outra opção de gerenciador de redes sociais para sua ONG. Há duas opções de planos: um apenas para agendamento de posts, por R$ 9,90 ao mês por perfil e o completo, de R$ 18,90. Nesse segundo plano, as funcionalidades são bem semelhantes às do mLabs: relatórios unificados, responder comentários e mensagens em um só lugar, entre outras.
Ainda assim, na comparação entre as duas ferramentas, o Etus oferece mais redes sociais integradas (como TikTok), enquanto o mLabs se destaca pela facilidade de uso. Além destas duas, há outros gerenciadores de redes sociais no mercado, como o Hootsuite, com funções semelhantes. Escolher entre uma ou outra é questão de preferência: vale a pena aproveitar o teste grátis de cada uma delas, para conferir as funções.
3.4. Gerenciador de Anúncios
O investimento em mídia patrocinada é muito importante para aumentar o alcance da sua campanha de fim de ano nas redes sociais, como já explicamos aqui. Você pode fazer isso pelo Etus ou mLabs citados acima, ou pelo próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook. A mesma ferramenta cria anúncios nessa rede e no Instagram.
A questão mais importante é que utilizar o aquele botão “impulsionar post” do Instagram é pouco recomendado, já que há menos opções de direcionamento e o desempenho do seu anúncio pode ser menor.
3.5. Google Ads (e AdGrants)
Outra ferramenta que explicamos melhor nesse outro texto, mas que não pode faltar nessa lista é o Google Ads — os anúncios do Google. Eles aparecem antes da pesquisa, para as palavras-chave que você escolhe no sistema. É possível começar com investimentos baixos e ter resultados muito interessantes, mas, além disso, sua ONG pode ser inscrita no Google AdGrants, que dá uma quantidade de anúncios grátis para as instituições.
4. Ferramentas de análise de dados
Acompanhar os resultados é uma das etapas mais importantes, porém menos lembradas no planejamento de campanhas de doação. Com os resultados, é possível fazer ajustes na campanha para otimizar os investimentos. Nesse aspecto, três ferramentas são essenciais:
4.1. Google Analytics
Uma vez que sua página de doação esteja configurada, é indispensável saber se ela está sendo acessada — se houver muitos acessos e poucas doações, por exemplo, pode haver algo de errado com ela. Além disso, o Analytics permite analisar a origem dos acessos (se vem das redes sociais, Google ou do site da ONG, por exemplo), quanto tempo eles ficam na sua página, entre outros dados que permitem tomar decisões estratégicas.
4.2. Facebook/Instagram Insights
É importante ter em mente que o resultado mais importante da campanha são as doações: likes e comentários nas redes sociais são métricas secundárias. Ainda assim, mensurar o alcance, cliques e outros números das suas postagens e anúncios é interessante. Observe quais posts geram mais engajamento e, se necessário, faça ajustes na campanha.
Você pode acompanhar as métricas pelos gerenciadores de redes sociais, mencionados anteriormente, ou pelas ferramentas próprias de cada rede.
4.3. Google Data Studio
Com essa ferramenta, é possível criar relatórios informativos e painéis com dados. Assim, os resultados da sua campanha ficam visíveis em gráficos muito mais fáceis de interpretar e o resto da equipe também pode acompanhar o desempenho das publicações e anúncios.
5. Ferramentas para ONGs
Todas as ferramentas mencionadas até aqui foram criadas para uso geral, com foco nos profissionais do segundo setor. Desse modo, diversas necessidades específicas das ONGs, como captação de recursos online e relacionamento com doadores, não são atendidas plenamente.
Em vista disso, é importante contar com ferramentas desenvolvidas para o terceiro setor e mantidas por quem entende do assunto, como a Trackmob. A seguir, mostramos algumas das mais importantes.
5.1. Solução de pagamentos
O PSP da Trackmob é a solução de pagamentos especializado para o Terceiro Setor. Com amplo processamento de cobranças e possibilidades de integração com sistemas externos (como gateways de pagamentos e CRMs), a ferramenta amplia as possibilidades para a realização das cobranças e aumenta sua Taxa de Efetividade.
Com a inteligência de cobrança especializada para doações, você integra o processamento de pagamentos com o relacionamento com os doadores.
As automações facilitam a realização de cobranças e recobranças, além do tratamento das inadimplências com uma comunicação humanizada.
5.2. Página de doação
As páginas de doação Trackmob permitem receber doações por cartão de crédito, boleto, débito em conta e, mais recentemente, PIX (o meio de pagamento mais conveniente para os doadores, na Pesquisa Doação Brasil 2020). Elas podem ser customizadas com cores, imagens e campos que sua ONG precisar, além de permitir doações pontuais e recorrentes.
5.2. CRM para ONGs
Nós mencionamos duas ferramentas de CRM (gestão do relacionamento com o cliente) no item 3 desse post. Além disso, a Trackmob oferece sua própria ferramenta, especializada em ONGs. Você pode criar réguas de relacionamento e e-mails automáticos para o doador, tudo integrado com as páginas de doação e outras funcionalidades Trackmob. Além disso, é possível manter contato por outros meios, como SMS.
5.3. Aplicativo Móvel F2F
Nesse texto, focamos mais em ferramentas para captação de recursos pela internet, mas a abordagem de pessoas nas ruas também é um ótimo método para campanhas de fim de ano. Para isso, a Trackmob oferece uma solução completa de captação F2F (face to face), com o aplicativo para tablet ou smartphone e todo o suporte para colocar a ação na rua.
5.4. Portal do Doador
Completamente integrado com as outras soluções Trackmob, o Portal do Doador permite que cada doador atualize suas informações e permaneça em contato com a ONG, recebendo notícias e novas campanhas.
Para saber mais sobre essas e outras soluções Trackmob para as campanhas de fim de ano da sua ONG, você pode entrar em contato com nossos especialistas. Mais do que conhecer e utilizar as ferramentas, o importante é usá-las de forma inteligente no seu planejamento de captação de recursos. Conte com a gente nessa missão!