O Festival ABCR é um evento promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) que reúne profissionais e organizações do terceiro setor para compartilhar conhecimentos, métodos, estratégias e desafios sobre captação de recursos e sustentabilidade financeira das organizações da sociedade civil.
Nesse sentido, vale mencionar que o propósito da Trackmob é empoderar pessoas que transformam a realidade de outras pessoas e o mundo todos os dias. É por isso que existimos.
Estivemos no Festival ABCR 2023. Lá, pudemos nos aproximar um pouco mais de projetos incríveis e trouxemos lições muito valiosas para melhorar ainda mais as nossas soluções.
Neste artigo, vamos compartilhar um pouco do que vimos e deixamos aqui o nosso muito obrigado a todos que construíram esse evento e que vivem para fazer a mudança acontecer.
Inteligência Artificial, Com Hernán Nadal
Hernán Nadal, Co Founder da agência Latte na América Latina, compartilhou seus conhecimentos sobre inteligência artificial, ferramentas que utilizam IA e destacou a importância de treinarmos as equipes e a sociedade para a identificação sistemática das Fake News.
Nadal apresentou algumas ferramentas que utilizam IA e que podem ser úteis nas estratégias de captação de recursos. Dentre elas, Open AI, Chat GPT, Copy AI, Dall-e, Deep AI, Imagine.art, GetResponse e Midjourney.
Inovação em Captação, com Instituto Mano Down
Em parceria com a Blip, o Instituto Mano Down criou um chatbot para, inicialmente, compartilhar informações sobre a organização, formas de doar e se voluntariar.
A proposta foi tão bem sucedida que o Maninho, personagem criado para guiar as conversas pelo chat, passou a receber doações diretamente pelo WhatsApp.
O maninho é um assistente virtual que integra atendimento automatizado e atendimento humano. Ele foi desenvolvido para agilizar gerenciar o atendimento de pessoas que:
- buscam informações sobre T21 e projetos de inclusão
- querem conhecer o Mano Down, seus projetos e atividades
- pessoas que querem contribuir com a causa e os projetos do Mano Down
Utilizando Open FInance, a iniciativa foi capaz de melhorar a experiência de doação, reduzir o abandono do processo, tornar a transação mais ágil e reduzir custos.
Relações de confiança entre organizações financiadoras e financiadas: do discurso à prática
Nesta sessão, Cássio Aoqui, Tiana Vilar Lins, Erica Zanotti e Anderson Meneses destacaram a importância da personalização da comunicação para construir relações de confiança entre a instituição e seus apoiadores.
“Não dá para tratar todo mundo igual para construir confiança”, disse Anderson Meneses do Labô, Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação SP/PUC-SP.
Hospital Pequeno Príncipe e suas estratégias de financiamento institucional
O Hospital Pequeno Príncipe abordou a criação, estruturação, dificuldades e objetivos da sua área de novos projetos, destacando que o objetivo de suas estratégias de captação é diversificar e desenvolver a base de doadores, potencializar a contribuição de públicos diversos e democratizar a possibilidade de apoio.
Segundo os palestrantes, a área surge em resposta a uma necessidade em dedicar um olhar especial para as oportunidades de ampliação da captação no mercado.
Algumas iniciativas utilizadas são:
- Incentivos FIscais
- Imposto de renda PF
- Imposto de renda PJ
- Recursos Livres
- Eventos gastronômicos, esportivos e culturais
- Patrocínios e venda de convites
- Aquisição e relacionamento com doadores em multicanais
- Parcerias estratégicas de marketing
- Nota Paraná
- Face-to-face
- Multas Judiciais
- Ministério Público do Trabalho
- Tribunal Regional do Trabalho
- Visibilidade
- Busca por veículos parceiros de divulgação
- Campanhas de divulgação
- Parceria com personalidades da mídia
- Gestão de processos administrativos, financeiros e pessoas
- Suporte interno
- Inovação tecnológica
- Cultura e pessoas
Mobilização e comunidade
O destaque da apresentação da Khaila Garcia Zaidan, do S-lab, foi a importância da construção das comunidades como ferramenta para impulsionar a captação de recursos no Terceiro Setor.
Isso porque a forma como as pessoas se relacionam com as marcas e, consequentemente, com as instituições mudou. Hoje, a instituição se destaca pelo seu propósito e a construção de uma comunidade se dá a partir da identificação das pessoas com esse propósito.
Vida longa à mala direta, com Vania Schoemberner e Paula Carvalho
A mala direta está mais viva do que nunca e sua importância para a captação de recursos e construção de relacionamento com os doadores foi destaque neste painel.
Algumas dicas compartilhadas para a construção da mala direta:
- Editar o texto do boleto, destacando que se trata de um convite à doação e não uma cobrança
- Crie um fluxo coerente para os envios
- Conte a história da sua causa através das cartas
O doador Netflix: construindo uma comunidade através de narrativas que envolvem a audiência
André Soler compartilhou insights valiosos sobre o comportamento dos doadores e suas expectativas de mudança nas causas que apoiam, destacando o caso da SP Invisível em captação de pessoa física.
Soler ressaltou a importância do compartilhamento de histórias reais e emocionantes para promover a conexão dos doadores com a causa.
“Os doadores com comportamento de usuário da Netflix possuem expectativas específicas e desejam um impacto real nas causas que apoiam. Eles buscam uma conexão emocional profunda e valorizam a transparência e a ética nas organizações. Além disso, eles se engajam ativamente e desejam fazer parte da história, não apenas como espectadores, mas como agentes de transformação.”
Trackmob no Festival ABCR 2023
Não podemos deixar de comentar sobre o nosso estande no Festival ABCR 2023.
Para este ano, escolhemos desenvolver o storytelling em torno da nossa principal entrega de valor: dobrar as doações.
Para chegar nesse valor, calculamos o valor total arrecadado pelas organizações e a quantidade de tempo que eles possuem utilizando as nossas soluções.
Além disso, propusemos a criação do Termômetro da Captação para que as pessoas que visitassem o nosso estande compreendessem em que estágio a sua ONG está de acordo com nossos dados de estágio de desenvolvimento.
Por fim, mas não menos importante, desenvolvemos brindes e prêmios que pudessem ser úteis tanto para o evento quanto para o dia a dia dos agentes de captação.
Nos vemos no próximo ano.