Uma das maiores dificuldades na hora de fazer uma página de doação é escolher a campanha
A sua organização possivelmente possui muitos projetos que precisam da ajuda dos doadores para se tornarem reais, correto? Nós acreditamos que todos eles possuem uma grande importância e vão adicionar uma porcentagem considerável na diminuição do problema que você deseja erradicar.
Acontece que muitas vezes, a ajuda que a OSC consegue não chega nem a possibilitar pelo menos um desses projetos, fazendo com que todos os outros fiquem cada vez mais longe de se tornar real. Muitas pessoas acreditam que uma das formas de vencer esse desafio é oferecendo o máximo de opções possíveis ao público, porém é um grande engano.
Vamos explicar os motivos de isso ser errado. Pense em você na seguinte situação: ao chegar num mercado, você faz suas compras diárias e decide comprar um chocolate. Chegando lá, encontra diversas barras com sabores totalmente distintos, mas ainda assim são chocolates. Porém, a indecisão acaba fazendo com que você demore muito para selecionar qual levar, e acaba desistindo de comprar o chocolate pensando não ser uma urgência do momento.
O mesmo acontece quando você oferece uma grande gama de opções para uma pessoa. Ela fica indecisa sobre qual projeto ajudar e acaba por não realizar a doação, até mesmo acreditando que a sua OSC é grande o suficiente para oferecer tantos projetos. Outra situação que pode acontecer no decorrer disso é as doações se dissiparem muito e você receber bastante ajuda, mas se dividida pelos projetos oferecidos, sobra pouca para cada um, e se não realizados, gera frustração nos doadores.
Mas então como vencer esse desafio? Bem, temos uma possível solução para você! No momento de realizar as suas páginas de doação, é necessário realizar uma escolha, e é nisso que vamos ajudar você nesse artigo.
Qual projeto devo escolher?
A hora de selecionar o projeto que será ofertado pode ser bem complicado, pois tudo o que você está planejando para defender a causa possui um certo grau de proximidade na importância. Por isso, é necessário criar algumas regras que ajudam nessa escolha. Porém, antes de mais nada, saiba que os demais projetos não serão descartados, apenas arquivados para a posterioridade.
Marque num documento alguns tópicos pelos quais o seu projeto precisa passar para receber a vantagem da campanha naquele momento. Os tópicos podem ser de acordo com a necessidade da sua OSC, mas vamos dar alguns exemplos que você pode utilizar:
- O orçamento é baixo?
- Qual a dificuldade para realizar o projeto?
- Qual a chance de sucesso do projeto?
- Ele está bem estruturado?
- Temos alguns materiais que podem adiantar o processo?
- O momento é oportuno?
Se possível, realize pesquisas pelo próprio Google Forms sobre os projetos que você idealizou e veja qual deles possui um nível de responsividade maior pelo público. Outro fator a ser levado em consideração é o momento pelo qual o mundo passa. Se você analisar que houve algum incidente que sensibilizou as pessoas para a sua causa, aproveite para ressaltar a importância da sua luta e divulgar o seu projeto mais importante.
Se o projeto que você selecionou responde a maior parte dessas perguntas, tenha a certeza de que está escolhendo a campanha correta.
Divulgando a campanha
No artigo anterior, explicamos para você como você pode compartilhar e divulgar a sua página de doação. Nesse artigo, o foco é incentivar você a utilizar locais oportunos para impulsionar a sua página de doação. Você pode realizar uma pesquisa no Google Trends sobre quais os locais do Brasil que mais estão buscando palavras relacionadas à sua causa. Para isso, basta entrar no site, colocar uma palavra-chave e pesquisar.
Dessa forma, você pode utilizar o AdGrants para para impulsionar a sua página de doação com a campanha escolhida no local em que as pessoas mais estão buscando assunto referentes.
Conclusão
Para concluir o raciocínio, trazemos apenas um breve resumo do que foi visto aqui no artigo. É necessário escolher os mais importantes e menos complexos projetos para colocar em prática a partir do auxílio do público. Crie campanhas para esses projetos com as páginas de doação e os impulsione em momentos oportunos em locais estratégicos, assim, você intensifica a captação.
Dessa forma, a sua OSC vai ficando mais conhecida e crescendo em número de fãs e seguidores, o que possibilita a criação de campanhas para os seus projetos mais complexos e que necessitam de mais doações. Com o tempo, a sua organização se torna uma referência no que diz respeito à causa e possui mais facilidade na captação de recursos. Veja também o nosso artigo sobre como deixar a sua página de doação atraente.