O Brasil é um dos países que mais está conectado nas mídias online, sendo um ótimo meio para atrair e se relacionar
O meio digital vem ganhando cada vez mais espaço ultimamente. Isso acontece devido à vários fatores, incluindo o aumento na facilidade ao acesso à informação, bem como as melhorias propostas pelo avanço da tecnologia. Se formos pensar na mídia offline, por exemplo, nos deparamos com um meio de alto custo e menor segmentação, além de não obter métricas que condizem com a realidade. Sendo assim, a presença digital para ONGs é essencial.
Muitas marcas possuem participação digital, já que o gasto é mais baixo e tem o potencial de atingir mais pessoas de forma assertiva, porém, o terceiro setor ainda tem uma comunicação fraca nesse meio, sendo que muitas organizações não utilizam nenhum dos canais mais importantes, como e-mail, website e redes sociais, o que impede a aproximação com os possíveis doadores. Se a sua é uma dessas, está na hora de repensar as estratégias de comunicação para atingir o seu público.
Você verá diversos artigos sobre presença digital para ajudar você a fortalecer a sua comunicação nesses meios. Cada conteúdo abordará algumas das melhores técnicas e ferramentas que você poderá utilizar e, assim, atingir seus resultados. Para iniciar nossa jornada, vamos ensinar à você o que é exatamente presença digital.
Índice
Este índice do artigo é totalmente clicável, criado para facilitar a sua leitura. Clicando neles, você é redirecionado automaticamente para o assunto que deseja explorar nesta publicação. Boa leitura!
O que é presença digital?
A importância de ter presença digital
Como criar conteúdo no meio digital?
Como a presença digital pode facilitar a captação de recursos?
O que é presença digital?
Como o próprio nome sugere, a presença digital é a utilização dos meios da internet como uma forma de atingir seu público e atrair pessoas para conhecerem os seus trabalhos. Se você, como pessoa física, faz parte de alguma rede social, com certeza já viu páginas dedicadas à marcas, sejam ONGs ou empresas de qualquer ramo.
Estar presente nas maiores plataformas digitais é algo muito importante nos dias de hoje, pois consiste numa aproximação mais pessoal. O conteúdo que você distribui pode ser compartilhado entre seus usuários, ajudando a atingir mais pessoas.
Existem muitos canais em que que você pode estar presente, sendo que a criação de uma conta é gratuita em grande parte deles, assim como a publicação dos conteúdos que você criar. Porém, existem também a prática do patrocínio nessas redes, assunto que trataremos mais para frente.
Ter presença digital consiste em estar em constante comunicação com as pessoas que se interessam pelo que você faz. Isso ajuda a tornar esses usuários ainda mais propícios a realizar doações para sua organização. A presença digital ainda torna mais fácil a prestação de contas com os doadores, pois o conteúdo pode ser relacionado com os projetos que você está realizando. Assim, os usuários conseguem ter um contato maior com o que a organização promove em relação à causa.
A importância de ter presença digital
Segundo uma pesquisa sobre economia digital publicada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCD) em 2017, o Brasil ficou em quinto lugar no ranking mundial dos países com mais usuários conectados aos meios digitais, contando com cerca de 120 milhões de usuários ligados à algum canal diariamente. Isso revela a importância da presença digital, a fim de atingir um número maior de pessoas.
Outro dado interessante apontado pelo estudo é que o índice de crescimento de usuários cresce em torno de 3,5% ao ano, ficando atrás apenas de países mais desenvolvidos, como México (5,9%) e Japão (4,6%).
Essas informações demonstram que uma das maneiras mais efetivas de chegar nas pessoas atualmente é através dos meios digitais. Por isso, a necessidade de estar inserido nessas plataformas é alta, o que pode passar até mesmo uma maior integridade para os usuários que procurarem pela sua ONG dentro dessas mídias.
Como criar conteúdo no meio digital?
Um dos pontos mais importantes da presença digital é a criação de conteúdo. Você precisa ter um cuidado especial no que entrega para os usuários, com o intuito de formar e informar esses indivíduos, tirando dúvidas a respeito de algo, passando conhecimento sobre a sua causa, falando sobre seus projetos e atividades exercidas, mobilizando pessoas engajadas para ações específicas, entre outros. Nós temos algumas dicas de como criar um bom conteúdo.
- Escreva sobre o que você conhece: quando você for escrever um conteúdo para as plataformas, saiba que irá atrair a atenção do usuário devido à uma dúvida ou problema que ele tenha. Por isso, é imprescindível que você saiba sobre o que vai falar, para que o material tenha fundamento e seja relevante ao usuário. O problema proposto precisa ser resolvido ao longo do consumo da pessoa, pois é isso que irá gerar uma boa experiência para ele.
- Pesquise sobre o assunto proposto: por mais que você seja um grande conhecedor do assunto que irá entregar aos usuários, pesquise, pois assim você terá diversas visões a respeito do tema e poderá alimentar ainda mais a riqueza do seu conteúdo. Assim, o resultado será bom e funcional.
- Conheça o perfil do seu doador: reúna os dados que você tem e tente entender quem são eles, ou seja, qual o perfil das pessoas que colaboram. Realize práticas como a persona, que consiste na entrevista e junção de dados que demonstram como é o perfil ideal. Isso faz com que o seu conteúdo seja direcionado para as pessoas certas, desde a linguagem usada até os canais de publicação mais relevantes, como Facebook ou blog.
- Integre as plataformas: faça com que o seu conteúdo seja replicado em diversas plataformas, para demonstrar a sua movimentação dentro de vários meios digitais. Ao publicar um novo conteúdo no blog, promova ele dentro das redes sociais, por exemplo, informando os usuários de que há um conteúdo novo dentro do seu blog. Assim, você gera um fluxo de consumo das suas ideias e aumenta a consideração das pessoas pela sua organização.
- Crie temas relevantes: os assuntos do seu conteúdo devem interessar os usuários para que sejam efetivos. Por isso, certifique-se de que o que você está fazendo está de acordo com as necessidades e dúvidas do seu público, confirmando que as informações que você está falando irão ajudar quem consumir.
- Se mantenha em contato com os usuários: Tenha uma constante aproximação, criando uma programação de conteúdos e frequência de publicações, fazendo com que os usuários se acostumem a consumir em dias específicos. Através de meios como o Facebook, blog e email você consegue fazer isso. Seja transparente e acessível, fornecendo confiança e satisfação em tudo o que publicar.
Como a presença digital pode aumentar a captação de recursos?
Estar presente nos meios sociais faz com que você esteja mais próximo das pessoas, aumentando o conhecimento delas sobre o que defende sua existência. Com ferramentas como as soluções que nós oferecemos, é possível ter um aprimoramento da relação com os doadores e mantê-los ativos na defesa da causa.
Através do conteúdo, você consegue engajar a população e transformá-los em fãs, disseminando as ideias da sua organização para outros públicos que podem se tornar doadores também. Veja mais sobre as redes sociais para ONGs, blog e site para ONGs e mídia patrocinada para ONGs.
Soluções como a página de doação fornecem um método muito mais simples, rápido e fácil no processo de doação. Se unida com a solução de CRM, a captação pode se tornar mais interessante, pois é uma excelente ferramenta para centralizar os dados coletados e analisar para compreender quem são estas pessoas, direcionando sua comunicação nestes canais para ser mais assertiva. Isso gera uma experiência incrível de doação. Saiba o que é CRM e para quê serve nesse artigo especial que fizemos.