Quando decidimos criar uma organização sem fins lucrativos, pensamos na causa que estamos abraçando, mas nem sempre em todos os desafios relacionados à gestão que podem surgir, à medida que a ONG começa a crescer. Para citar um exemplo, as doações recorrentes não processadas, que deixam a organização na mão, já que ela contava com esse montante. Nem sempre, com uma consulta no banco de dados, dá para resolver esse e outros problemas. São muitos dados inválidos e, muitas vezes, descentralizados, já que vem de vários lugares – pelo parceiro de telemarketing, da lista de presença de eventos ou de vários captadores de campo, inclusive de captação por papel e prancheta, que depois tem que ser transferidos um a um para o banco de dados.
São para desafios como esse que muitas organizações adotam um CRM – sigla para gestão de relacionamentos com o cliente, em português literal – ou, como costumamos chamar aqui na Trackmob, DRM, afinal não estamos falando de clientes, mas sim de doadores. 🙂
E como um CRM pode ajudar sua organização?
A importância da utilização de CRM para ONGs
CRMs são softwares usados por empresas para centralizar todas as informações dos clientes, como nome, email, telefone, empresa, localização, e para controlar todas as interações com ele: envio de emails, telefonemas. O objetivo é tornar mais eficiente o relacionamento com clientes e possíveis clientes. Cada provedor apresenta soluções diferentes. E haverá aqueles que são especificamente para ONGs, com linguagem, funcionalidades e relatórios adequados ao funcionamento e necessidades de uma organização sem fins lucrativos. A seguir, listamos os principais benefícios.
Relacionamento pessoal e segmentado, não importa o tamanho da sua base
A organização sistematizada dos dados do seus doadores permite um relacionamento personalizado, qual seja o tamanho da sua lista. Sabendo trabalhar de forma segmentada, é possível fortalecer a conexão com cada pessoa da sua base, aumentando, assim, o envolvimento do doador com sua organização.
Zero ocorrência de dados inconsistentes
É possível eliminar a ocorrência de dados inválidos com softwares que permitem validação e centralização instantânea de todas as informações captadas, não importa de onde tenha vindo, da rua, do evento, pelo parceiro externo de telemarketing ou pelo site.
Relatório de pendências
Para verificar o processamento das doações, principalmente das recorrentes, tenha um sistema que te indique onde exatamente há pendências, quais são e, a partir daí, ajude a determinar a ação que sua equipe vai tomar: mandar um email, ligar ou só esperar mais alguns dias. Tome decisões baseadas em relatórios, não em achismos.
Cresça, muitas pessoas precisam da sua ONG
Se sua ONG chegou em um momento que o impacto promovido poderia ser muito maior, não fosse gargalos de estrutura interna, é hora de rever os processos e todos os recursos e procurar uma ferramenta que atenda todas as necessidades de captação, gestão e relacionamento.
A decisão de ter um CRM para ONGs não é simplesmente para facilitar processos. Está em tornar possível que sua organização atenda uma comunidade maior. Será que não é hora de otimizar ainda mais sua gestão para aumentar o impacto da sua ONG e ajudar a transformar a realidade de muito mais gente?
Se você quiser conhecer um CRM construído para as peculiaridades e desafios do terceiro setor, otimizando assim o trabalho e impacto da sua ONG, não deixe de conhecer o Guará CRM.